FMABC reúne 200 participantes na 22ª Semana de Enfermagem

FMABC reúne 200 participantes na 22ª Semana de Enfermagem :

FMABC reúne 200 participantes na 22ª Semana de Enfermagem


Docentes, alunos e ex-alunos participam de celebração virtual em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem

Crédito: FUABC

O curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, promoveu nesta semana a 22ª edição da “Semana de Enfermagem” em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado anualmente em 12 de maio. Devido à pandemia, pela segunda vez o encontro foi realizado virtualmente. Ao todo, participaram da ação cerca de 200 pessoas, entre eles professores, palestrantes, alunos e ex-alunos da instituição.

A cerimônia de abertura foi realizada pela coordenadora do curso, Dra. Rosângela Filipini, que aproveitou para destacar o tema do evento deste ano. “É um privilégio estar aqui praticamente desde a criação do nosso curso, há 22 anos. Trata-se de um momento especial para refletirmos sobre a temática deste ano: ‘O trabalho em enfermagem no contexto da crise’, estipulada pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional). É uma honra termos tantos convidados presentes”, disse a docente.

Criadora do curso de Enfermagem da FMABC, em 1998, a enfermeira Maria Belén Salazar Posso foi uma das participantes ilustres. “É sempre um prazer e uma emoção ver que o que semeamos lá atrás encontrou terra fértil. Se a terra não fosse fértil, hoje não teríamos bons frutos. Tenho muito orgulho de participar desta celebração. Principalmente por ver que palestrantes do evento nasceram do nosso curso e hoje estão brilhando. Agradeço imensamente o convite. Parabéns a todos”, disse Maria Belén Salazar Posso.

DEBATES

A primeira palestra do evento foi conduzida pela integrante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e professora da UniSALESIANO, Patrícia Crivelaro, sob o tema: “Enfermagem: uma voz para liderar, uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”. A profissional propôs reflexões sobre o processo de cuidado do paciente desde a assistência até a gestão, contextos de liderança associados à prática de enfermagem e a importância da comunicação assertiva entre profissionais e pacientes.

Em seguida, três ex-alunas do curso de Enfermagem da FMABC – Daniele Lima Cotrufo, Dimitra Oliveira Delijaicov e Thainá Peres de Sá – fizeram apresentações sobre suas trajetórias profissionais, áreas de atuação, além de explanar sobre desafios e experiências acumulados em programas de residência multiprofissional em três das principais instituições de Saúde do País, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A palestra da “leader coach” para profissionais de Enfermagem, a enfermeira Regiane Machado, que acumula 25 anos de experiência como servidora pública de saúde – sendo 21 deles no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) –, abordou o tema “Reflexões para autoconhecimento, engajamento e qualidade de vida na carreira de enfermagem”. Segundo a palestrante, o enfermeiro precisa ter atenção aos seus sentimentos para poder prestar assistência adequada aos pacientes. “O autoconhecimento não é banal. É algo muito profundo. A enfermagem precisa se autoconhecer, pois há sofrimento no dia a dia de trabalho. E quem ocupa cargos de liderança precisa aprender a reconhecer as dores destes profissionais. A gentileza é a embalagem do nosso atendimento, por isso não basta apenas ter habilidades, é preciso cuidar do nosso comportamento e agirmos sempre com empatia, lealdade e contribuição ao próximo”, resume a especialista. O evento foi encerrado com o sorteio de três exemplares do livro “Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem”, da autora Maria Belén Salazar Posso, que dá nome ao Centro Acadêmico do curso da FMABC.

A 22ª edição da Semana de Enfermagem da FMABC ocorreu em 13 de maio e foi organizada pelo curso de Enfermagem, pelo Centro de Estudos de Enfermagem Maria Belén Salazar Posso e pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Maria Belén Salazar Posso. Também marcaram presença no evento virtual a pró-reitora de Graduação da FMABC, Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni, a coordenadora do curso de Farmácia e pró-reitora adjunta de Graduação, Dra. Sonia Hix, a pró-reitora de Extensão, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, além da vice-coordenadora do curso de Enfermagem, Isabel Cristine Fernandes.

Em homenagem à Semana da Enfermagem, o Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro da FMABC produziu um vídeo destinado a todos os docentes, alunos e profissionais da área. O conteúdo está disponível no link https://is.gd/YE98CI.

FLORENCE NIGHTINGALE E ANA NÉRI

A Semana de Enfermagem é celebrada oficialmente no Brasil no intervalo entre 12 e 20 de maio, que representa as datas de nascimento da “mãe” da enfermagem, Florence Nightingale, e de morte da brasileira Ana Néri, considerada o símbolo da enfermagem nacional pelos serviços prestados aos feridos na Guerra do Paraguai. A comemoração, instituída por Juscelino Kubitschek em 1960, é celebrada em todo o País pelos profissionais de enfermagem em instituições de saúde, educação e em organizações de classe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies