Fundação Abiótica oferece testes gratuitos de acuidade visual no Atrium Shopping
FUNDAÇÃO ABIÓPTICA OFERECE TESTES GRATUITOS
DE ACUIDADE VISUAL NO ATRIUM SHOPPING
Iniciativa acontece nos dias 23 e 24 de novembro e pretende orientar a população quanto à necessidade dos cuidados com a visão e diagnósticos preventivos
A Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito realizará a Ação Olho Vivo, iniciativa gratuita, que tem como objetivo levar orientação e estimular a prevenção contra doenças oculares.
A ação, voltada para todas as idades, consiste na avaliação de acuidade visual, por meio da aplicação da Tabela de Sinais de Snellen. Se identificada alguma dificuldade de leitura, a pessoa será orientada a procurar um médico/especialista. A ação inclui também esclarecimentos sobre os riscos de usar produtos ópticos piratas ou ilegais, orientando sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% da população mundial apresenta algum tipo de problema visual. Por outro lado, mais de 60 milhões de brasileiros não fazem os exames visuais periódicos. Para o presidente da Abióptica, Bento Alcoforado, a falta de conscientização da população está relacionada, em especial, à falta de políticas públicas de prevenção e cuidados com a visão. “Muitos não sabem que precisam de correção visual, afinal, as doenças oculares são silenciosas e não causam dor. Por isso, a Ação Olho Vivo busca informar e conscientizar a população”, comenta o presidente.
Outros dados importantes referentes à saúde ocular:
- Uma estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra incidência da catarata em 17% das pessoas entre 55 e 65 anos; 47% entre 65 e 75 anos e 73% nas que têm mais de 75 anos;
- Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% das crianças matriculadas no Ensino Fundamental público nunca passaram por consulta oftalmológica;
- 25% dos acidentes de trabalho são causados por distorções ou falhas visuais;
- O uso de lentes vencidas ou danificadas causam inúmeras complicações à visão, além de aumentar em 10 vezes a chance de ser ter uma úlcera;
- 15% das mulheres que usam maquiagem regularmente relatam problemas como olho seco, alergias, conjuntivite e blefarite;
- Praticar atividades externas sem o uso de óculos de proteção solar aumenta em 60% a chance de se adquirir catarata precoce.
A Ação Olho Vivo já realizou triagens visuais em mais de sete mil pessoas de várias cidades em 2017, passando por regiões de norte a sul do Brasil. Mais informações no site https://www.abioptica.com.br/ ou pelo telefone 11 3059-2090.
SERVIÇO:
Ação Olho Vivo no Atrium Shopping
Data: 23 e 24 de novembro
Horários: 23.11, das 12h às 20h; e 24.11, das 10h às 16h
Local: Piso 1, próximo a Town & Country
Atrium Shopping
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Santo André – SP
Tel.: (11) 3135- 4500 – www.atriumshopping.com