Gambalaia faz aniversário com arte
Já se passaram oito anos que Humberto Alex de Lima resolveu se dedicar de corpo e alma a um projeto: a casa andreense voltada à arte Gambalaia – Espaço de Artes e Convivência (Rua das Monções, 1.018). Para celebrar, o local apresenta farta agenda nesta semana, começando quinta-feira, às 20h, com show de Rodrigo Gobbet e Luzi Galvão. A entrada é contribuição livre. Sexta tem música instrumental (R$ 10) e sábado, o Quarteto Velutato e Allumar, às 19h (R$ 20). Domingo, dia da comemoração de fato, tem encontro de compositores, às 18h. A entrada é grátis.
No espaço cabem exposições, poesias, saraus, música, teatro. Para o idealizador da casa, o Gambalaia é democrático verdadeiramente, sem burocracias, sem filtros. “Algumas vezes posso não gostar de determinado estilo, mas não é minha preferência que conta e sim a oportunidade que o artista terá para mostrar seu trabalho”, afirma Lima.
Ele explica que sempre pensou em ocupar espaço vazio na região, quando idealizou o Gambalaia. Muita gente o desanimou, dizendo que deveria fazer isso na Capital. “Respondi que aqui seria o único com esta proposta”. Nestes anos se sentiu andando na contramão, quando percebia que as pessoas não valorizavam o espaço. “Mas o que valia era aquele momento único em que os artistas se apresentavam, mesmo para poucas pessoas e pensava ‘que privilégio’ poder estar aqui assistindo este show.”