Gestão andreense retoma projeto da Estação Pirelli

0
180

A Prefeitura de Santo André oficializou a possibilidade da
realização de PPP (Parceria Público-Privada) porquê escolha
para viabilizar a reabertura da Estação Pirelli da CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Desativada desde
2006, a paragem ferroviária poderá voltar a funcionar com
suporte financeiro de empresas privadas de grande porte
instaladas no entorno do idoso terminal, localizado no bairro
Homero Thon.

Cogitada há pelo menos quatro anos dentro da administração
andreense, a proposta da PPP foi apresentada neste mês durante
reunião entre representantes do Estado, da Prefeitura, e da
iniciativa privada. A estimativa inicial é a de que o orçamento
do projeto seja de R$ 30 milhões, valor 85% subalterno ao dispêndio
de R$ 200 milhões previsto em 2013.

“Já iniciamos a tratativa com a CPTM para ter uma estação
enxuta, com parceria público-privada, pois aquele entorno
cresceu com a construção do (Atrium) shopping, empreendimentos
da Brookfield, além das já existentes estruturas da Pirelli e
do Carrefour. Todo mundo lá tem interesse em estação de trem
próxima”, disse o prefeito Paulo Serra.

A expectativa inicial da administração é a de que o dispêndio do
projeto seja totalmente financiado por empresas instaladas nas
proximidades da futura estação. O encarregado do Executivo cita porquê
exemplos a própria Pirelli e a construtora Brookfield.

Com objetivo de tornar o projeto atrativo para empresas do
setor privado, Paulo Serra explica que o projeto focará na
construção de uma paragem sem estrutura grandiosa,
reaproveitando boa segmento do idoso terminal. “Queremos duas
plataformas, ida e volta, bilheteria e chegada para usuários
similar ao padrão das novas estação da Zona Leste da Capital.
Alguma coisa viável de se efetivar.”

Segundo a CPTM, o projeto funcional da Estação Pirelli já foi
entregue para a Prefeitura de Santo André com a análise das
necessidades para a obra e, no momento, a companhia estadual
verifica agenda de reuniões de trabalho com o município para
perenidade do matéria. A teoria é que se tudo ocorrer dentro
do previsto, a PPP seja efetivada ainda neste ano.

A projeção inicial é a de que a paragem receba demanda diária de
até 40 milénio passageiros – hoje a Estação Prefeito Celso
Daniel-Santo André, a mais utilizada na região, registra 58 milénio
usuários ao dia.

“A construção da estação vai ao encontro do estudo que visa
restruturar as linhas de ônibus do município. Será possível,
por exemplo, produzir linhas que saem da Vila Luzita direto até a
paragem Pirelli”, afirma o prefeito.

IMBRÓGLIO
Em outubro de 2013, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) chegou
a prometer a início de mais uma estação na Traço 10 –
Turquesa. Inicialmente, quando foi feito o anúncio, a
informação dada pelo Estado foi a de que haveria a reabertura
da Estação Pirelli. No entanto, após estudos, chegou-se à
conclusão de que o procedimento seria inviável e, por isso, a
companhia decidiu edificar outra plataforma. O projeto acabou
sendo engavetado.
 

Gestão andreense retoma projeto da Estação Pirelli
Avalie esta notícia