Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP: Com início nesta segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo terá a presença de médicos nos postos de aplicação.
Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP
Com início nesta segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo terá a presença de médicos nos postos de aplicação.
Segundo o secretário municipal da Saúde Edson Aparecido, a medida também funcionará como uma espécie de “triagem” para identificar possíveis casos suspeitos do Novo Coronavírus. A primeira fase da campanha é voltada para idosos e profissionais de saúde.
A vacinação ocorrerá nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista, além de conjuntos habitacionais, escolas municipais das zonas leste e sul, asilos e casas de acolhimento de idosos. Segundo Aparecido, pessoas acamadas poderão receber a equipe da Saúde em casa. Em todo o Estado, estão previstos outros 600 postos de vacinação.
Além disso, a aplicação será realizada preferencialmente nas áreas externas da UBSs, nas quais serão instaladas tendas. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas dentro da unidades e também, dar preferência para ambientes mais ventilados e com menos aglomeração, para evitar a propagação da covid-19. “A orientação é que se vá até a unidade (para tomar a vacina) e (em seguida) volte para casa”, enfatizou.
“A orientação é que se vá até a unidade (para tomar a vacina) e (em seguida) volte para casa”, enfatizou.
Divisão Campanha de Vacinação
Acelerada pela pandemia, a campanha de vacinação contará com 2 mil estudantes do 5.º ano da área de Saúde, que foram convocados a participar das equipes. A vacinação é uma das formas de facilitar o diagnóstico dos casos suspeitos do novo coronavírus, pois a gripe e a covid-19 têm sintomas semelhantes.
Apesar disso, a doença não é uma gripe e se assemelha a uma pneumonia.
Nessa primeira etapa, serão vacinados idosos e trabalhadores da área da saúde.A segunda fase, a partir de 16 de abril, está voltada para doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Uma terceira, a partir de 9 de maio (dia “D” mobilização nacional), incluirá crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (que está até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.
Idosos são foco da primeira fase da campanha de vacinação contra gripe
Vacina não previne Covid-19, mas é parte importante das ações de combate à doença causada pelo novo coronavírus
A partir da próxima segunda-feira (23/3), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio começa a vacinação antecipada contra a gripe em idosos e profissionais de saúde que são os alvos prioritários da campanha nacional. A vacina será aplicada em 233 centros de saúde e clínicas da família dos bairros, além do Riocentro e dos postos do Detran que funcionarão como um Drive Thru de vacinação, onde os idosos poderão ser vacinados no próprio carro, uma forma de evitar o contato deles com pacientes infectados pelo Covid-19 nos postos.
Os postos de saúde da Prefeitura do Rio funcionarão das 8 às 17 horas e até o dia 15 de abril só serão vacinados idosos e profissionais da área de saúde. A vacina protege contra os tipos mais comuns do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza.
A segunda etapa da imunização terá início em 16 de abril, quando as vacinas estarão disponíveis para professores, profissionais da área de segurança e bombeiros.
O Dia Nacional de Mobilização, o Dia D, será em 9 de maio e contará com diversos postos volantes de vacinação. Desta vez os alvos serão os seguintes:
- Gestantes e
- Mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes
- Crianças entre seis meses e cinco anos
- Adultos entre 55 e 59 anos
- Detentos e funcionários do sistema prisional
- Portadores de deficiências
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que quem estiver com febre deverá aguardar a recuperação para se vacinar, as alergias devem ser informadas aos profissionais de saúde, crianças com até cinco anos deverão tomar duas doses em um intervalo de 30 dias e os adultos tomam um única dose.
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.