Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP

A campanha contra a gripe foi antecipada como uma forma de combater o novo coronavírus, evitando outras doenças no período

Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP
2

Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP: Com início nesta segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo terá a presença de médicos nos postos de aplicação.

Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP

Com início nesta segunda-feira (23), a campanha de vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo terá a presença de médicos nos postos de aplicação.

Segundo o secretário municipal da Saúde Edson Aparecido, a medida também funcionará como uma espécie de “triagem” para identificar possíveis casos suspeitos do Novo Coronavírus. A primeira fase da campanha é voltada para idosos e profissionais de saúde.

A vacinação ocorrerá nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista, além de conjuntos habitacionais, escolas municipais das zonas leste e sul, asilos e casas de acolhimento de idosos. Segundo Aparecido, pessoas acamadas poderão receber a equipe da Saúde em casa. Em todo o Estado, estão previstos outros 600 postos de vacinação.

UBSs: As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Além disso, a aplicação será realizada preferencialmente nas áreas externas da UBSs, nas quais serão instaladas tendas. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas dentro da unidades e também, dar preferência para ambientes mais ventilados e com menos aglomeração, para evitar a propagação da covid-19. “A orientação é que se vá até a unidade (para tomar a vacina) e (em seguida) volte para casa”, enfatizou.

“A orientação é que se vá até a unidade (para tomar a vacina) e (em seguida) volte para casa”, enfatizou.

Divisão Campanha de Vacinação

Acelerada pela pandemia, a campanha de vacinação contará com 2 mil estudantes do 5.º ano da área de Saúde, que foram convocados a participar das equipes. A vacinação é uma das formas de facilitar o diagnóstico dos casos suspeitos do novo coronavírus, pois a gripe e a covid-19 têm sintomas semelhantes.

Apesar disso, a doença não é uma gripe e se assemelha a uma pneumonia.

Nessa primeira etapa, serão vacinados idosos e trabalhadores da área da saúde.A segunda fase, a partir de 16 de abril, está voltada para doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP
Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP

Uma terceira, a partir de 9 de maio (dia “D” mobilização nacional), incluirá crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (que está até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

Idosos são foco da primeira fase da campanha de vacinação contra gripe

Vacina não previne Covid-19, mas é parte importante das ações de combate à doença causada pelo novo coronavírus

A partir da próxima segunda-feira (23/3), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio começa a vacinação antecipada contra a gripe em idosos e profissionais de saúde que são os alvos prioritários da campanha nacional. A vacina será aplicada em 233 centros de saúde e clínicas da família dos bairros, além do Riocentro e dos postos do Detran que funcionarão como um Drive Thru de vacinação, onde os idosos poderão ser vacinados no próprio carro, uma forma de evitar o contato deles com pacientes infectados pelo Covid-19 nos postos.

Os postos de saúde da Prefeitura do Rio funcionarão das 8 às 17 horas e até o dia 15 de abril só serão vacinados idosos e profissionais da área de saúde. A vacina protege contra os tipos mais comuns do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza.

A segunda etapa da imunização terá início em 16 de abril, quando as vacinas estarão disponíveis para professores, profissionais da área de segurança e bombeiros.

Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP
Gripe 2020: Campanha de Vacinação da Gripe nesta Segunda em SP

O Dia Nacional de Mobilização, o Dia D, será em 9 de maio e contará com diversos postos volantes de vacinação. Desta vez os alvos serão os seguintes:

  • Gestantes e
    • Mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes
  • Crianças entre seis meses e cinco anos
  • Adultos entre 55 e 59 anos
  • Detentos e funcionários do sistema prisional
  • Portadores de deficiências

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que quem estiver com febre deverá aguardar a recuperação para se vacinar, as alergias devem ser informadas aos profissionais de saúde, crianças com até cinco anos deverão tomar duas doses em um intervalo de 30 dias e os adultos tomam um única dose.


Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais