Abctudo 2024
Abctudo 2024

PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioEstilo de VidaHipnose Funciona para Insônia? Pesquisa

Hipnose Funciona para Insônia? Pesquisa

Hipnose Funciona para Insônia: Entre no circuito do seu cérebro para impulsionar o tratamento para sua condição de saúde. Quando se trata de controle da dor, ansiedade e outros desafios, o alívio pode vir à mente sobre a matéria: Uma técnica chamada hipnoterapeuta.

Ele funciona ajudando você a entrar em um estado de transe onde a atenção é altamente focada, então você é mais sensível às sugestões.

Hipnose Funciona para Insônia? Pesquisa
Hipnose Funciona para Insônia? Pesquisa

“É mais eficaz no tratamento de problemas que exigem maior controle sobre as respostas do corpo”, diz o Dr. Max Shapiro, psicólogo do Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard.

“A insônia e a dor são exemplos primários. Sabe-se agora que o cérebro tem maior capacidade de influenciar o corpo do que o previamente reconhecido”.

Como Funciona a Hipnose Funciona

Hipnoterapia é o uso da hipnose para tratar qualquer número de problemas de saúde mental ou física. A hipnose volta sua atenção para dentro. Normalmente, você entra em um estado de transe e, com a orientação de um hipnoterapeuta, pode começar a controlar ou alterar seus pensamentos, sentimentos e estado físico.

“Um transe hipnótico permite que as pessoas ativem circuitos neurais que estão escondidos”, explica Shapiro.

“Este circuito pode ativar um maior conforto para o alívio da dor, maior foco mental para certas atividades e maior autoestima.”

Melhor Dormir, Menos Dor

Como você pode programar os circuitos do seu cérebro para lidar com problemas como sono ruim, dor crônica ou ansiedade? Para insônia, sua aptidão para a hipnose é avaliada pela primeira vez no consultório. Se você é um bom candidato, aprenderá como entrar em transe.

“A hipnose é muito eficaz em ‘bloquear’ a tagarelice distrativa que interfere com o sono”, diz o Dr. Shapiro.

“A hipnose também pode funcionar para energizar os padrões de ondas cerebrais que estão conectados ao sono.”

Enquanto em estado de transe, você se concentra em sua própria experiência passada de

Hipnose Funciona em Estado de Transe

“Adormecer com facilidade, sem esforço e confortavelmente”, explica o Dr. Shapiro.

“A pessoa é então ensinada a praticar entrar em transe na hora de dormir e recriar esses sentimentos”. Ele acrescenta que cerca de metade das pessoas que usam a hipnoterapia apresentam melhora após algumas sessões, enquanto outras requerem mais algumas sessões. Cerca de uma em cada 10 pessoas não encontrará hipnoterapia útil para a insônia.

A taxa de sucesso da hipnoterapia no tratamento da dor é muito mais complicada, diz o Dr. Shapiro.

“A fonte e a natureza da dor podem variar muito”, explica ele.

“Algumas pessoas experimentam alívio rápido e duradouro. Outros acham mais desafiador, dependendo da sua capacidade hipnótica e da força da dor.”

Tornando a Hipnoterapia Eficaz

O potencial da hipnoterapia para tratar problemas incômodos parece promissor, mas alguém pode ser hipnotizado? Depende do indivíduo, assim como do comprometimento da pessoa com o tratamento.

“Embora a maioria das pessoas possa usar a hipnose”, diz o Dr. Shapiro,

“existe uma grande variabilidade em quanto alguém pode usá-la com sucesso”.

A motivação de uma pessoa para realizar uma mudança específica ou superar um desafio de saúde também desempenha um papel enorme na eficácia desse tratamento.

A responsabilidade por um resultado bem-sucedido com a hipnoterapia, em última análise, é do indivíduo, não do terapeuta. Para que esse tratamento lide com a dor, a insônia ou com comportamentos como comer demais, por exemplo, você deve colocar as lições aprendidas em cada sessão de hipnoterapia em prática em casa.

Se você precisar de uma voz externa para ajudá-lo a se concentrar, as gravações podem ser úteis para colocá-lo em estado de transe.

“Algumas pessoas acham muito útil ouvir uma gravação enquanto lutam com o problema”, diz o Dr. Shapiro.

“Outros se lembrarão internamente da técnica hipnótica e a usarão como necessário”.
Hipnoterapia: uma peça do quebra-cabeça

Tipicamente um Terapia Hipnose Funciona

Hipnoterapia é tipicamente uma terapia complementar, o que significa que faz parte de um plano de tratamento mais amplo.

“A hipnose é mais frequentemente integrada com tratamentos tradicionais de medicina, odontologia e psicoterapia”, diz o Dr. Max Shapiro, psicólogo do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado a Harvard.

Isto é especialmente verdade para tratar condições como ansiedade, por exemplo. Dr. Shapiro observa que psicoterapia e ansiolíticos ainda são os tratamentos de ansiedade mais eficazes, mas vale a pena tentar a hipnose, especialmente se você está motivado.

“A hipnose raramente se livra de todos os sintomas de ansiedade”, diz ele. “Às vezes, pode reduzir o desconforto físico dos transtornos de ansiedade, como tensão muscular, estômago instável e respiração rápida. Ao controlar os sintomas físicos, você evita que eles fiquem mais ansiosos.”


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Higiene Íntima na Menopausa e os Cuidados Necessários

A Menopausa é uma Fase da vida das Mulheres caracterizada pelo declínio na produção dos hormônios femininos, com destaque para o estrogênio. Essa queda hormonal costuma originar uma série de problemas ginecológicos, incluindo a ausência de lubrificação e o...

Truques inteligentes para facilitar o preparo de refeições

Cozinhar é uma das funções mais prazerosas nessa vida, mas é algo que costuma demandar muito tempo e ocupar uma parte preciosa do dia, um tempo que poderia ser destinado a outras atividades. Para quem tem um dia agitado...

Convulsão ou Crise Epiléptica – Como Diferenciar – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Convulsão ou Crise Epiléptica: Muitas pessoas acreditam que Convulsão ou Crise Epiléptica tratam-se da mesma situação. No entanto, a ocorrência de convulsão não necessariamente está relacionada à epilepsia: a cada 10 pessoas que sofrem de crises convulsivas, apenas uma...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato