Uma nova mudança no algoritmo da plataforma de rede social de imagens Instagram pode perturbar de forma muito seria os atuais influenciadores. Hoje é muito triste e patético ver o estado de ansiedade e relevância que tantos usuários de mídia social baseando-se a penas na marca “gostei” (like) de suas Postagens, mas o Facebook dono do Instagram — a plataforma fez uma Escolha para os influentes Culturais de hoje — e pode estar tentando mudar isso.
Influenciadores a Perigo?
Os Engenheiros de apps ou aplicativos Jane Manchun Wong tweetou algumas informações interessantes do que ela descobriu na quinta-feira, enquanto analisava o back-end do Instagram. Aparentemente, “the Gram” tem uma configuração escrita em seu código que esconderia a contagem “like” do público, tornando-os apenas visíveis para o usuário que compartilhou o post.
“Queremos que seus seguidores se concentrem no que você compartilha, e não quantos gostam de seus posts obter”, uma notificação do Instagram lê. “Durante este teste, apenas a pessoa que compartilhou um post verá o número total de gostos que recebe.”
Instagram vai Mudar
Instagram diz que eles não têm planos para lançar o recurso ainda. “Não estamos testando isso no momento, mas explorar maneiras de reduzir a pressão no Instagram é algo que estamos sempre pensando”, diz Um porta-voz do Instagram.
No entanto, o momento da descoberta é intrigante: no início desta semana, o Gabinete do Comissário de informação, uma agência de vigilância de dados no Reino Unido, sugeriu que as redes de redes sociais se abstenham de usar “técnicas de empurrão”, como o botão “como”, que incentiva as crianças a compartilhar cada vez mais do que poderia ser Informação Privada e sensível sobre si mesmas.
Gostos e Likes a Perigo
Para muitos, “gostos” escondidos poderia proporcionar alguma paz de espírito: não mais obsessivamente verificar o seu telefone para notificações após um post, ou lamentando que não o suficiente de seus seguidores aprecia a sua presença na internet. Mas para aqueles cuja carreira inteira está rodeada por uma contagem de seguidores, engajamento social e, sim, “gosta”, a mudança pode transformar como influenciadores medem seu valor para as marcas.
“Eu acho que isso afetaria meu negócio”, diz o influenciador de beleza Nanite Jean-Aimee, cuja conta @melaninmakeup tem cerca de 12.200 seguidores.
“Quanto mais engajamento você tiver maior chance de conseguir mais patrocínios e colaborações.”
Jean-Aimee diz que muitos usuários vão comprar falso seguidores (que não gostam ou comentário nas postagens) para atrair lax marcas que “não tomar o seu tempo para realmente analisar o engajamento em relação a seguidores” — apontando que os usuários com dezenas de milhares de seguidores, mas apenas algumas centenas gosta é geralmente bandeira vermelha para um comprou público. Mas para ela, a interacção do público é um grande ponto de venda.
“Muitas marcas trabalham comigo por causa do meu noivado”, diz ela ao Post. “Eu conheço algumas pessoas com metade dos meus seguidores trabalhando com grandes marcas porque eles recebem como 1.000 gostos por post.”
A marca de Dara Pollak @skinnypignyc possui quase 100.000 seguidores, mas ela não parece tão preocupada. Na verdade, ela sugere que a mudança pode ser boa para o negócio.
“Se uma marca quer saber o que você gosta, eles podem pedir-lhe uma imagem que é algo que eles já fazem para histórias, impressões, etc”, Ela diz O Post, acrescentando que pode ajudar a equilibrar o campo de jogo entre influencers.
“A marca [terá que] fazer um pouco mais de pesquisa sobre quem está representando eles, em vez de escolher apenas os que têm números altos”, diz Pollak.
Sua esperança é que a mudança daria à cultura do Instagram algo que tem faltado desesperadamente ultimamente: “autenticidade.”