Instituto Lixo Zero premia cidadãos engajados com a proteção ambiental em Santo André

Instituto Lixo Zero premia cidadãos engajados com a proteção ambiental em Santo André :

Instituto Lixo Zero premia cidadãos engajados com a proteção ambiental em Santo André


Crédito: Divulgação

Organização nacional de incentivo ao consumo consciente e cuidado com o meio ambiente, o Instituto Lixo Zero Brasil está promovendo, em todo o Brasil, a terceira edição do Título Atitude Cidadã.

A ideia é aplaudir e incentivar ações ambientalmente sustentáveis, como o descarte correto dos resíduos sólidos. Em Santo André (SP), a entidade premiará os 8 cidadãos  e/ou instituições mais engajados com a causa ambiental, através do Coletivo Lixo Zero Santo André

A premiação do Título Atitude Cidadã em Santo André, estava prevista para ocorrer na semana de 24 a 27 de Março, porém devido a fase emergencial será efetuado apenas a entrega virtual do Certificado de Premiação. Ao todo, foram indicados 573 ao título os cidadãos e cidadãs que mais têm contribuído com o meio-ambiente em 64 cidades, em 20 estados brasileiros, selecionados pelos embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) presentes nas cidades.

“Cuidar dos nossos munícipes segue sendo a nossa prioridade, levando dignidade e bem-estar através dos projetos e ações realizados pelo Fundo Social de Santo André. O Moeda verde e o Moeda Pet, além de incentivar a coleta seletiva de materiais, auxilia a saúde alimentar de quem mais precisa. Juntos somos mais fortes.”  Ana Carolina Barreto Serra, Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade.

“Santo André é uma das cidades que possui uma dos maiores índices de reciclagem, e os programas implementados pela prefeitura municipal, através do Fundo Social de Solidariedade e Semasa, e a adesão de instituições de ensino colaboram com a implementação do Conceito Lixo Zero na cidade. Há ainda muito trabalho a ser feito”, afirma Guilherme Oliveira, gestor à frente da Reciclando Sonhos e embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil na cidade.

Quem são as homenageadas com o Título Atitude Cidadã em Santo André:

Ana Carolina Barreto Serra: primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade,  responsável pela implementação do Programa Moeda Verde presente em 14 comunidades e que completa este ano 3 anos, tendo já desviado do aterro cerca de 377 toneladas de recicláveis. Em troca, foram distribuídas aos moradores 75 toneladas de hortifrutis, como batata, espinafre, alface, banana, mamão e melão, entre outros. É também responsável pelo Programa Moeda Pet, que troca recicláveis por ração para cachorro ou gato. Já teve 500 kg de ração trocados por 600 kg de recicláveis.

Almir Cicote, vereador de Santo André e ex-superintendente do SEMASA, enquanto esteve à frente do SEMASA apoio a Semana do Lixo Zero, com ações coordenadas pela autarquia. E também viabilizou as ações do Programa Moeda Verde.

Pedrinho Botaro, Presidente da Câmara de Santo André, implementou a Campanha Fora Copos na Câmara Municipal,  projeto de redução na utilização de copos descartáveis das áreas de convivência, todas as segundas, quartas e sextas. 

Iolanda de Benedetto, Diretora Pedagógica do ESI São José, participou da Semana do Lixo Zero em 2019 e 2020, e por ações como o  Projeto BIO ESI.

Mirian Benatti Godinho, Diretora Pedagógica do Instituto Coração de Jesus, realizou mais de 30 ações na Semana do Lixo Zero em 2019, implementou o Projeto Adote uma Garrafinha para evitar o desperdício de água, entre outros.

Daniela Ruas Nascimento, Síndica do Condomínio Square Garden II, localizado no Parque Erasmo, foi coordenadora do mutirão da Limpeza, realizado no seu condomínio, responsável pela arrecadação de peças de roupas, doadas a instituições de caridade e pessoas carentes.

Samara Alvares, Diretora da ETEC Júlio de Mesquita, implementou na agenda do Colégio a Semana do Lixo Zero, realizando ações multidisciplinares em todas as turmas do Colégio.  O Colégio possui uma composteira destinada às sobras do refeitório.

Mariana Lopes, Mestre Biotecnologia pela USP, colaboradora com o Coletivo Instituto Lixo Zero Santo André, promoveu palestras Importância dos Resíduos da Coleta Seletiva durante a pandemia em 2020, fazendo com que o Conceito Lixo Zero seja difundido das mais variadas maneiras

Histórico de atuação da Reciclando Sonhos

Em 2019 a organização iniciou um novo coletivo Lixo Zero Santo André, para fomentar a agenda do Calendário de ações do ILZB e ampliar a participação de outras organizações locais.

Com o apoio do Semasa – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André,  Fundo Social de Solidariedade, Câmara dos Vereadores, ETEC Júlio de Mesquita, Instituto Coração de Jesus, ESI Colégio São José,  foi realizada a Semana do Lixo Zero na cidade.

Neste mesmo ano, foi entregue ao Presidente da Câmara Pedrinho Botaro, ofício solicitando a implementação da Semana do Lixo Zero no calendário oficial do município, com atividades envolvendo a população em prol do meio-ambiente.

Sobre o Coletivo Lixo Zero Santo André (SP) – Através do movimento Reciclando Sonhos tem o objetivo de desviar os resíduos sólidos (materiais recicláveis) dos aterros e transformar em recursos, gerando benefícios às pessoas e ao meio-ambiente.

São realizados mutirões de limpeza, onde os materiais arrecadados (recicláveis) se tornam soluções para outras famílias, no ano de 2020 foram arrecadados cerca de 500 peças de roupas e doadas a instituições de caridade e pessoas carentes, além de resíduos eletrônicos que foram vendidos e convertidos em cestas básicas, colaborando com pessoas no enfrentamento da crise do Coronavírus

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies