MDDF cria ‘TV Web das Favelas’ para contar histórias de comunidades de Santo André

MDDF cria ‘TV Web das Favelas’ para contar histórias de comunidades de Santo André :

MDDF cria ‘TV Web das Favelas’ para contar histórias de comunidades de Santo André

[ad_1]

MDDF cria ‘TV Web das Favelas’ para contar histórias de comunidades de Santo André

Crédito: Divulgação/ MDDF

Santo André é um município que possui mais de 160 favelas – ou núcleos habitacionais, como também são conhecidas. A existência, história e realidade de diversas comunidades ainda são de desconhecimento de uma parcela significativa da população, especialmente de quem vive longe desses locais. Para promover o resgate da memória histórica de algumas comunidades, o MDDF (Movimento de Defesa dos Moradores de Núcleos Habitacionais de Santo André) está lançando a TV Web das Favelas.

A estreia do canal, que é uma TV disponibilizada na internet, será nesta quarta-feira (28), às 20h, no Facebook e canal do YouTube da instituição.

A iniciativa tem como objetivo principal eternizar a origem, vivências e acontecimentos de vinte comunidades do município, entre elas o núcleo Gamboa (Paraíso), núcleo Ipiranga (Parque João Ramalho) e núcleo Gonçalo Zarco (Vila Aquilino).

As narrativas são contadas por lideranças comunitárias, que compartilham dificuldades, alegrias, tristezas, superações e momentos marcantes. Muitos dos entrevistados chegaram no início da construção das comunidades e puderam acompanhar de perto toda a resistência e luta dos moradores para ter direito à moradia.

“O nosso intuito é mostrar histórias de periferias de Santo André a partir de entrevistas com pessoas que fazem parte do desenvolvimento das comunidades, reivindicam por melhores condições de vida e conhecem bem o local onde vivem. São relatos sinceros e detalhistas de lutas, conquistas, carências, sofrimentos, alegrias e sensação de orgulho e pertencimento”, explica a coordenadora da TV Web das Favelas, Carolina Estéfano, acrescentando que a iniciativa também conta com programas ambientais, culturais e de entretenimento.

“Quando a gente consegue produzir esse tipo de trabalho, levando informação e gerando uma rede de conhecimento, o olhar das pessoas para as comunidades é diferente”, afirma a presidente do MDDF, Josenilda Silva.

A TV Web das Favelas é um projeto financiado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura. Além do quadro de entrevistas, a ação inclui na sua grade programas sobre meio ambiente, educação física e brincadeiras para crianças. Um curso básico de formação em audiovisual e oficinas de produção de cenários também contemplam a iniciativa.

A TV on-line já está disponível no canal do YouTube do MDDF, por meio do link https://bit.ly/2QUWPOh.

[ad_2]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies