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Melhores práticas para construir uma marca on-line engajada

Reforçar a presença digital demanda a produção de conteúdos relevantes e personalizados para os seus clientes
A chegada da Internet mudou completamente a forma como os clientes e as marcas se relacionam. Por um lado, ela permitiu uma aproximação ainda maior entre os ambos, mas, por outro, pode atrapalhar essa relação, caso a marca não saiba administrar a sua comunicação, seja enviando mensagens ambíguas, seja ignorando as mensagens dos clientes.

Nesse cenário, é vital saber como construir uma marca que tenha presença forte no meio on-line, incentivando o engajamento com o seu público. Mas como isso pode ser feito? Quais técnicas de SEO para pequenas empresas podem ser úteis para alcançar esse objetivo? Conheça algumas práticas e atitudes valiosas de como cultivar a presença on-line da sua marca no texto abaixo.
Elabore um conteúdo relevante para o seu público-alvo
Imagine que você acompanha uma empresa do setor automobilístico nas redes sociais, mas as postagens deles são sobre agricultura, construção civil ou calçados. Dificilmente você irá querer continuar acompanhando e engajando com eles on-line, não é mesmo?

Portanto, uma das chaves para obter um bom engajamento on-line é produzir um conteúdo que seja relevante para os seus clientes. Por exemplo, uma alternativa é criar um blog para sua marca, que servirá como espaço para postar artigos, notícias e outros textos que tenham relação direta com o seu produto ou serviço.

Uma abordagem semelhante pode ser adotada nas redes sociais, seja por meio de postagens, seja com a produção de vídeos para o YouTube ou TikTok. A produção desse tipo de conteúdo, que visa posicionar sua marca como uma figura de autoridade e confiabilidade naquele meio, ajuda a enriquecer a experiência do seu cliente, além de convidá-lo a interagir mais vezes com o seu negócio.
Interaja com os seus clientes de forma especial
Inclusive, a interação é um aspecto chave nas plataformas on-line. E o diferencial para o seu negócio se destacar e conquistar o coração da clientela é investir em uma interação personalizada, evitando comunicação genérica.

Vai mandar um e-mail para um cliente cadastrado? Use o nome dele no início do texto, algo que já ajuda a tornar aquela mensagem mais afável e próxima. Você também pode mandar mensagens de feliz aniversário com algum cupom de desconto, por exemplo.

Além da comunicação personalizada, outro elemento chave é não deixar os seus clientes sem respostas. Tenha um profissional dedicado para acompanhar os canais de comunicação da sua marca, sanando dúvidas dos clientes ou respondendo às críticas, aos elogios e às sugestões.
Atualize sempre as redes sociais da sua empresa
Hoje, a presença on-line está ligada diretamente à presença nas redes sociais. E, para muitos clientes, não há nada pior do que perceber que o perfil de uma marca nas plataformas digitais está abandonado, sendo atualizado com pouca frequência. Isso passa a sensação de descaso, sendo que potenciais clientes podem até se perguntar se a marca ainda está ativa no mercado.

Dessa forma, é importante planejar uma estratégia que busque manter as redes sociais sempre atualizadas. Além de novidades sobre a sua marca, é possível aproveitar esse espaço para divulgar notícias e outras informações ligadas diretamente a sua área de atuação. A atualização regular também oferece mais oportunidades para que você possa interagir com seus fãs e clientes, reforçando esse laço com eles.
Valorize as interações de seus consumidores
Talvez nenhuma ferramenta da publicidade seja tão poderosa e valiosa como a opinião positiva do seu cliente. Uma avaliação dessas costuma ser o fator principal para convencer outras pessoas a adquirirem um produto ou serviço. Ou seja, é importante sempre destacar interações desse tipo.

Se algum cliente marcar o seu negócio em uma publicação ou um vídeo, recomendando-o para os amigos, não deixe isso passar batido. Agradeça o elogio e, caso seja interessante, peça permissão ao cliente para compartilhar o conteúdo. Também interaja com os seus clientes ao receber outros elogios e sugestões, evitando deixá-los sem resposta.
Invista em campanhas de e-mail marketing
Muita gente pode pensar que presença on-line é apenas focar nas redes sociais, mas isso não é verdade. A comunicação de uma empresa também precisa pensar em estratégias focadas para o e-mail marketing, uma vez que esta ainda é uma ferramenta valiosa para engajamento.

Nesse caso, é imprescindível que o conteúdo que faça parte da campanha seja relevante para o perfil dos seus clientes cadastrados. Além das atualizações e novidades da sua marca, esse também pode ser um canal para enviar promoções exclusivas, receber feedback e tirar dúvidas. Mas atenção: é preciso segmentar os contatos para que os e-mails sejam ainda mais assertivos, atitude que também reforça a interação personalizada citada anteriormente.


OPINIÃO

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

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