Categorias: Adriane Bramante Advogados Direito Previdenciário

Metalúrgicos: Direito à Aposentadoria Especial?

Metalúrgicos: Direito à Aposentadoria Especial?: Os metalúrgicos fazem parte de uma categoria profissional que a ocupação principal lida diretamente com o tratamento e a produção de um determinado tipo de metal ou de suas ligas, passando pela sua extração e até pelo manuseio ou transformação, entre outras etapas, por isso é considerada uma atividade especial, com risco à saúde, concedendo o direito à Aposentadoria Especial.

Metalúrgicos: Direito à Aposentadoria Especial?: Os metalúrgicos fazem parte de uma categoria profissional que a ocupação principal lida diretamente com o tratamento e a produção de um determinado tipo de metal ou de suas ligas, passando pela sua extração e até pelo manuseio ou transformação, entre outras etapas, por isso é considerada uma atividade especial, com risco à saúde, concedendo o direito à Aposentadoria Especial.

Metalúrgicos: Direito à Aposentadoria Especial?

Metalurgia: A Metalurgia é a Ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, assim como podemos citar alguns:

  • o Ferro (Fe),
  • o Ouro (Au),
  • a Prata (Ag) e
  • o Bronze (Cu-Sn).
Metalúrgicos: Direito à Aposentadoria Especial?

Os materiais metálicos constituem um dos grupos em que podemos classificar tecnicamente os materiais.

Os outros três grupos são:

  • Materiais Poliméricos,
  • Materiais Cerâmicos e
  • Compósitos
    • formados pela junção de materiais de tipos diferentes. Ex.:
      • Fibra de Vidro é um compósito formado por um material cerâmico e um material polimérico.

Os metais por sua vez, podem ser divididos em três subclasses: ferro (Fe) e aço (Fe-C); ligas não-ferrosas e superligas (Ex.: bronze, Cu-Sn; latão, Cu-Zn; e nitinol, Ni-Ti) de maior aplicação no campo aeroespacial; e compostos intermetálicos (Ex.: WC – widia), materiais estruturais de alta temperatura (UFRGS). O ferro é o metal mais produzido pelo homem, respondendo por mais de 90% da produção em escala global em massa de metais.

O que faz um Metalúrgico

A Especialista em Direito Previdenciário responde a Pergunta que tem sido a mais importante sobre a Reforma da Previdência 2019 desde que o atual presidente da Republica Federativa do Brasil assumiu. doutora Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário)

A Aposentadoria Especial Acaba? Com a Reforma da Previdência

Os Trabalhadores Metalúrgicos são uma categoria de profissionais cuja ocupação principal lida diretamente com o tratamento e a produção de um determinado tipo de metal ou de suas ligas. Passando pela sua extração e até pelo manuseio ou transformação, entre outras etapas.

Podem utilizar vigas de aço, ferro e treliças para formar o esqueleto de uma estrutura de um determinado edifício ou ponte, e podem também instalar componentes de metal para reforçar estruturas de alvenaria.

O Grande Detalhe aqui é Tratar da Saúde do Trabalhador que está vido, caso deixemos ele trabalhando até os 60 anos, por exemplo, vamos ter que tratar provavelmente da Morte dele.

Dependendo do tipo de trabalho que desempenham, os metalúrgicos também podem ser conhecidos por outras nomenclaturas como operários, industriários, podendo trabalhar em locais ao ar livre ou dentro de uma fábrica de beneficiamento de metal ou em uma siderúrgica.

Antes das peças de aço serem erguidas, elas devem primeiro ser cortadas nas medidas exatas e possuírem a devida perfuração para que possam ser instaladas. Estas tarefas são executadas dentro de uma fábrica metalúrgica ou oficina de soldagem.

O aço é então entregue em um possível canteiro de obras, onde os profissionais utilizam guindastes para mover e colocar o aço em sua devida localização. Uma vez que o mesmo é colocado na posição correta, este é aparafusado ou soldado no lugar por um soldador, cuja formação tenha sido nesta área.

Esta exigência é necessária pois, os trabalhos podem ser realizados em altura superior ao limite estabelecido, devendo assim se equipar com alguns equipamentos de segurança, como cinto, e cabos guia, além de outros equipamentos para minimizar o risco de quedas, para que se possa realizar uma operação em segurança.

Aposentadoria Especial para Metalúrgicos

O benefício Especial ou seja a Aposentadoria Especial para Metalúrgicos é o formato utilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para pessoas que trabalham com atividades “especiais” devido às condições de trabalho ou funções que exercem.

Estou praticamente pronto para me aposentar, o que faço? Aposentar antes da Reforma? ou Esperar?

Ela é concedida aos trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física. O benefício é oferecido com tempo de contribuição reduzido e algumas condições melhores para o aposentado.

Funcionamento da Aposentadoria Especial aos Metalúrgicos?

A Aposentadoria Especial para os Metalúrgicos possui tempo especial de contribuição, pois existe a periculosidade com a exposição já habitual a agentes nocivos à saúde do trabalhador durante a jornada de trabalho.

Em função disso, para requerer o seu direito a Aposentadoria Especial para metalúrgicos são necessários 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, menos tempo do que a Aposentadoria comum.

A Aposentadoria Especial do metalúrgico se encaixa sim como Aposentadoria especial, por se enquadrar nas condições de Insalubridade referentes ao benefício. Entre as condições de insalubridade estão o:

  • Ruído,
  • Exposição a Calor e
  • Exposição a Agentes Químicos
    • Exalados dos Processos Metalúrgicos.

Tempo trabalhado para solicitar a Aposentadoria Especial?

Se ele o trabalhador metalúrgico, trabalhou durante toda sua vida como metalúrgico, após 25 (vinte e cinco) anos de trabalho como metalúrgico este trabalhador passa a ter acesso a ter direito à Aposentadoria Especial no INSS. Assim, o metalúrgico pode se aposentar com 25 anos de contribuição (na função) e, ao solicitar o benefício, não terá redução no valor do benefício por conta da idade, pois nesse caso não incide o fator previdenciário no cálculo de sua aposentadoria (que reduz o valor do benefício) .

ADENDO!

Com a finalidade de comprovação de tempo trabalhado em atividade considerada Especial é obrigatório, necessário o formulário Perfil Profissiográfico Previdenciário(PPP), expedido obrigatoriamente pela própria empresa e que no PPP conste os agentes nocivos aos quais o trabalhador estava exposto.

Extra:

Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Por conta da Reforma da Previdência 2019 ou Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro, estamos dando uma enfase maior aos casos de Aposentadoria e Benefícios Sociais. Caso tenha algum dúvida, não existe em envia-la via comentários.

Fontes de Informações Externas sobre a Aposentadoria Especial

Artigo atualizado: 7 de setembro de 2019 16:12

Compartilhe

+ Recentes

  • Cultura & Lazer

Descartáveis e Recicláveis

Descartáveis e Recicláveis: Reciclar é “Reaproveitar” algo para a produção de novos produtos. Reciclado é quando o material já foi…

9 de outubro de 2019
  • Geral
  • Neurologista infantil
  • Neuropediatra
  • Saúde

Por que CRIANÇA Deve ir para cama cedo? Mania de Pai e Mãe, Será?

Por que CRIANÇA Deve ir para cama cedo? Mania de Pai e Mãe, Será?: Os Avós são taxativos! 22 criança…

8 de outubro de 2019
  • Advogados
  • Direito Previdenciário

Pente-Fino: Reavalia Auxílio-Doença e Invalidez – Quem deve se Preocupar?

Pente-Fino: Reavalia Auxílio-Doença e Invalidez - Quem deve se Preocupar? A SPrev (Secretaria de Previdência, ligada ao Ministério da Economia)…

8 de outubro de 2019