Moeda Verde: Programa é Destaque em Reportagem Internacional

O Programa Andreense, Moeda Verde é destaque em reportagem da maior rede de notícias internacionais da China

Moeda Verde: Programa é Destaque em Reportagem Internacional: Moeda Verde é destaque em reportagem da maior rede de notícias internacionais da China. Programa andreense superou a marca das 300 toneladas de resíduos entregues pela população neste mês.

Moeda Verde: Programa é Destaque em Reportagem Internacional

O Programa já conhecido no Grande ABC Paulista, mas precisamente no município de Santo André.

Sim estamos Falando do Programa Moeda Verde, iniciativa do SEMASA – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André, e também  da Prefeitura Municipal de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, foi reconhecido internacionalmente e ganhou destaque em reportagem da maior rede de notícias internacionais da China, a CGTN America.

A matéria foi ar no canal do YouTube da emissora nesta quarta-feira (29) e está disponível em http://bit.ly/MoedaVerdeCGTN.

A equipe da CGTN acompanhou uma das trocas no Núcleo Tamarutaca e, além de conversar com a população, entrevistou o prefeito Paulo Serra e mostrou o trabalho das cooperativas de reciclagem, responsáveis pela triagem do material que chega das trocas do Moeda Verde e que, após a venda, vira renda para as famílias dos cooperados.

Programa Moema Verde do Município de Santo André: Nestes dois anos o moeda verde além de demonstrar na prática os benefícios da reciclagem, também transformou a vida de diversas famílias com a distribuição de mais de 45 toneladas de alimentos do nosso Banco de Alimentos. É uma alegria acompanhar a evolução deste projeto que serviu, inclusive, de exemplo para implementação em outros municípios”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

Entrevista do prefeito Paulo Serra

Ainda neste mês, a Phoenix TV, uma rede de televisão de Hong Kong, esteve na cidade para acompanhar o programa, desta vez no Núcleo Capuava, o campeão das trocas. A reportagem da Phoenix TV ainda não foi exibida.

300 toneladas de resíduos recicláveis – Janeiro também trouxe outras duas Conquistas Positivas para o Moeda Verde. A primeira troca de 2020, no Núcleo Capuava, quebrou o recorde das trocas, com quase 4 toneladas de resíduos entregues; e também foi superada a marca das 300 toneladas de resíduos recicláveis entregues pelos moradores. Em troca, já foram distribuídas mais de 60 toneladas de frutas, legumes e hortaliças.

“A população tem ampliado cada vez mais a participação nas trocas do Moeda Verde, criando hábitos sustentáveis e fortalecendo cada dia mais a iniciativa. Por onde passamos, vemos o sentimento de agradecimento dos moradores”, comemora o superintendente do Semasa, Almir Cicote.

Moeda Verde já serviu de inspiração

Moedaverde Santo Andre 300 Mil

O Moeda Verde já serviu de inspiração para outras cidades do país que vieram conhecer o modelo adotado na cidade, como Amparo, Volta Redonda, Mauá, Itapetininga, Capanema e a própria capital paulista.

Além disso, a partir do Moeda Verde também foram inauguradas duas Estações de Coleta – Utinga e Jardim Irene – e mais uma (Tamarutaca) deverá ser entregue até o final deste ano.

Em outubro, o Semasa finalizou a terceira fase de expansão do programa com a chegada ao Núcleo Missionários (no Jardim Santo André), totalizando 70 mil pessoas sendo beneficiadas direta e indiretamente pelas ações do Moeda Verde.

O programa tem um site especial que traz toda a programação das trocas para que a população possa acompanhar www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.

Texto: Paloma Alvarez
imprensa@semasa.sp.gov.br / 4433-9659
Fotos: Helber Aggio/PSA

Alimentação e limpeza – Além de beneficiar diretamente famílias com alimentação mais saudável, combatendo a fome e a miséria, o Moeda Verde reflete positivamente na vida de toda comunidade porque reduz a quantidade de resíduos descartados pelas vias, deixando a comunidade mais limpa. Outro avanço levado pelo programa é a diminuição do tamanho e até mesmo a extinção completa dos pontos de descarte irregular, que frequentemente são vizinhos dos núcleos.

Foi o aconteceu nos núcleos Ciganos e Capuava, que tinham o primeiro e o segundo piores pontos irregulares na cidade. No Ciganos, o local foi transformado em estacionamento para a comunidade. No Capuava, onde o ponto ficava na avenida dos Estados, além de estacionamento, o local recebeu também uma pequena praça.

A divulgação do projeto Moeda Verde também ajuda indiretamente a mobilizar os demais moradores da cidade, que ficam mais estimulados a fazer a separação de secos e úmidos. Este reflexo tem sido o observado pelas cooperativas de reciclagem que atuam em Santo André, que já percebem que os resíduos recolhidos pelos caminhões de coleta de secos chegam para a triagem com uma quantidade menor de rejeito.

Troca na Sabesp renova expectativas, afirma Paulo Serra

“O que era vergonha está virando orgulho. A vergonha de ter um lugar sujo nas comunidades, com cara de abandono, vira orgulho, porque a comunidade se conscientiza, leva para casa o alimento, mas o mais importante é conscientização e a transformação desses espaços que antes eram ponto de acúmulo de resíduos”, disse o prefeito.

Mais Informações sobre o Moema Verde na Internet
Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais