Nasce uma das maiores empresas contábeis do Grande ABC

0
479

Formado por Albatroz, Contek, Eficaz e R.Monteiro, o Grupo Hemera Contábil traz força à nossa região.

A partir de 1º de agosto, entra em pleno funcionamento a união audaciosa de quatro grandes escritórios de contabilidade do ABC, formando o Grupo Hemera Contábil. Fruto da soma dos esforços da Albatroz (Santo André), Contek (São Bernardo do Campo), Eficaz (Santo André) e R. Monteiro (São Caetano do Sul), a recém-nascida companhia já conta com uma carteira com aproximadamente 500 clientes e 80 colaboradores.

Para José Cardoso, sócio e ícone do segmento no ABC, além de novo colunista do Diário, este tipo de união fortalece as empresas e multiplica os resultados. “Além de ampliar o mercado, ganhamos profissionalização e competitividade. Temos investido na ampliação do mix de serviços para nos tornarmos ainda mais relevantes aos nossos clientes”, diz.

A nova sede possui 700 metros quadrados, situada em São Bernardo do Campo, além das unidades de negócios que serão mantidas nos municípios de Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo, na Avenida Paulista. As instalações modernas contam com salas de treinamentos, espaço para eventos e o descontraído “Café Contábil”, especialmente ambientado, destinado a bate-papos e integração entre parceiros, clientes e colaboradores.

Na carteira eclética, encontram-se tanto grandes corporações que são líderes de mercado mundiais, quanto empresas menores. “Temos equipes especializadas para cada perfil de companhias”, diz Cardoso.

Uma mesma visão de futuro

A aproximação entre os empresários iniciou-se com um acordo de cooperação técnica e gestão administrativa assinado entre as empresas no início de 2011. Além de se assumirem como parceiros e não concorrentes, mesmo atuando majoritariamente na mesma região, a iniciativa visava a profissionalização do mercado e a troca de experiências. “Já tínhamos uma visão comum de futuro”, conta o sócio Edmilson de Ataíde.

Nasce uma das maiores empresas contábeis do Grande ABC

O grupo passou a se encontrar todas as sextas-feiras para discutir temas de interesse comum, bem como compartilhar ideias. “Analisamos softwares de gestão em conjunto, participamos de programas de qualidade, entre muitas outras atividades e percebemos claramente uma sinergia”, diz Ataíde.

A oportunidade surgiu em maio de 2015, quando um cliente da então Contek acabou mudando de endereço e vagando um prédio que seria ideal para o modelo de negócio planejado pelo grupo. Edmilson não pensou duas vezes e levou os demais executivos para conhecerem o espaço. “Não tivemos dúvidas de que a hora de nos unirmos tinha chegado”.

As competências dos escritórios e o perfil de seus administradores são complementares. “Todos acabamos ganhando nesta troca de experiências. O Caio Cardoso, da Eficaz, é um profissional mais técnico; o Edmilson, da Contek, tem um grande talento para customizar o produto para o cliente; o Daniel, da Albatroz, é um especialista em outsourcing, ou seja, trabalha muito bem no ambiente do cliente. Eu, da R. Monteiro, particularmente, tenho mais facilidade com a gestão da qualidade e de pessoas.  E para finalizar temos o mestre José Cardoso, também da Eficaz e referência no segmento com grande articulação no meio empresarial, para fechar nosso time”, explica Luis Fernando Monteiro, também sócio do grupo.

Outro grande destaque é a competência e características técnicas das equipes de cada escritório que também se complementam e já seguiam procedimentos e sistemas comuns, o que facilita a continuidade nesta nova etapa.

Ser grande a torna cada vez mais especialista

Entre os pontos positivos do Grupo Hemera Contábil está a diversidade de segmentos de atuação. Considerando uma ampla carteira, com aproximadamente 500 clientes, tornou-se oportuna a criação de núcleos internos para troca de boas práticas setoriais. “As equipes já iniciaram essa troca de experiências para identificar como podem ser ainda mais relevantes para cada empresa. Certamente, esse será um grande diferencial da instituição, nunca deixando de atender as individualidades”, esclarece Daniel Zocarato, outro sócio da empresa.

Investimento em pessoas

Um dos principais fundamentos da nova etapa da empresa está sendo a estruturação do departamento de gestão de pessoas. Esta foi uma das primeiras preocupações dos administradores. “Logo no início, contratamos psicólogos organizacionais, que realizaram testes com diretores, entrevistas e deram uma devolutiva sobre os perfis. Tivemos também coachings individuais e a definição de todos os perfis dos colaboradores para a definição dos gestores”, conta Luis.

Além da descrição de todos os processos, o que aumenta ainda mais a produtividade e assertividade das ações, um estruturado plano de carreira e benefícios foi estabelecido. Tudo isso tendo em vista um rigoroso processo de qualidade, pois as quatro empresas estão entre poucas da região que participaram do programa Quality.  “Estamos investindo muitos esforços para a capacitação da equipe, com treinamentos e avaliação de desempenho periódico. Tudo isso está sendo associado aos programas de qualidade, para que a integração entre os departamentos seja a ideal. Entregamos soluções que resolvam os problemas e necessidades de cada cliente. Para que isso se concretize, nossa equipe precisa estar sempre alinhada e comprometida com o nosso propósito”, esclarece Luís.

Ele também relata que, devido à reestruturação, é possível ter uma pessoa especializada para cuidar de cada atividade dentro da empresa: qualidade, RH, marketing, etc, o que anteriormente à união se inviabilizava por tornar-se muito dispendioso. Tudo isso gera ganho de produtividade, qualidade de entrega e profissionalização da equipe.

A tecnologia integrada

Com a informatização cada vez mais sofisticada do Fisco, a prestação de conta das empresas precisa ser cada vez mais precisa e fidedigna. Isso sem falar na necessidade de mudança do perfil do profissional que atua nesse cenário. De acordo com os executivos do Grupo Hemera Contábil, ele precisa ser mais dinâmico, comunicar-se melhor e apoiar o empreendedor para minimizar o impacto tributário e fiscal. As empresas crescem de forma desordenada e é preciso utilizar todos esses dados para traçar as novas estratégias. Nesse sentido, a tecnologia ajuda a visualizar com clareza o cenário.

Alguns softwares internos facilitam a inserção diária de informações, o que agiliza sobremaneira o tempo de resposta para o cliente. “Com a tecnologia, integramos melhor os processos e as pessoas. Estamos trabalhando – e já validamos este processo com diversos clientes -, para que todas as empresas da carteira recebam o demonstrações financeiras mensalmente. Também oferecemos uma ferramenta que permite ao cliente conferir as notas emitidas pelo CNPJ dele, gerar certidões negativas em tempo real, inserir documentos escaneados para prestação de contas, entre outras funções. Tudo isso facilita a tomada de decisão e potencializa o negócio”, diz Caio Cardoso, sócio responsável pelo TI.

Hemera, deusa do dia

A mitologia grega apresenta Hemera como a deusa do dia, aquela que leva luz à escuridão. O nome da empresa deixa clara a missão e o propósito de atuação no segmento.

Daniel Zocarato explica que o mercado de contabilidade, de forma ampla, ainda é muito familiar e pouco profissionalizado. A união entre as empresas vê no processo a oportunidade de modernizar o setor. “Muitos empreendedores ainda veem a contabilidade como uma obrigação. E não é isso que temos com a contabilidade moderna, o serviço que oferecemos. Nós olhamos para o cliente de uma maneira completa e oferecemos a ele a melhor solução”, diz.

Nasce uma das maiores empresas contábeis do Grande ABC
Avalie esta notícia