O que é Oncologia ?
5 100% 15 votos

Muitas pessoas não sabem o que é oncologia por falta de informações, isso é normal até porque não é uma palavra popular como qualquer outra.

Mas para explicar, a oncologia ou cancerologia com também é conhecida, é uma área médica responsável por estudar e combater tumores malignos, que provocam o câncer.

Está doença se consiste no crescimento anormal e possui a capacidade de se espalhar pelo o restante do corpo, diferente dos tumores benignos que não se espalham.

Deu para entender mais ou menos o que é oncologia? Bom agora observe mais informações a relacionadas a este área medicina.

Oncologia
Oncologia

O que é oncologista

É o médico especializado nesta área ele é responsável por fazer o tratamento do câncer, mas ante de iniciar o tratamento ele faz o diagnostico e solicita alguns exames para esclarecer o quadro clinico do paciente.

Exames oncológicos

Os exames mais comuns que são solicitados para diagnosticar a doença ou seu avanço são biopsias, colonoscopia e tomografias computadorizadas.

A biopsia

Este exame é realizado quando existe a suspeita de alguma anormalidade, por exemplo, células cancerosas em algum dos órgãos. Geralmente os órgãos mais comuns são o útero, fígado, próstata e rins.

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que é capaz de detectar o câncer intestinal, além de outros problemas no intestino. Ele é realizado com uma câmera acoplada em tudo onde é introduzido no interior do órgão.

Tomografias

É um exame que usa equipamentos de raio x e computadores para exibir a imagem dos órgãos internos. A tomografia computadorizada é utilizada para fazer a avaliação extensa de um tumor primário para confirmar a sua evolução. 

Tratamentos oncológicos

O tratamento deve ser feito de forma individual sempre observando as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente que está sofrendo com a doença.

Quimioterapia

É o uso de remédios por via oral ou injeção este tratamento tem o objetivo de destruir as células do câncer ou impedir o seu crescimento.

Radioterapia

Este tratamento é realizado através de radiação ionizante para eliminar as células do câncer.

Cirurgia

A cirurgia é um tratamento que pode curar o paciente, mas antes é necessário confirmar o diagnostico do câncer através da biópsia, que faz a avaliação do estado do paciente observando a extensão do câncer e onde ele se encontra as celulares cancerosas.

Leia:Exame eletroneuromiografia detecta quais doenças

Aposentadoria Especial

Quando buscar ajuda médica

Você precisa procurar ajuda médica quando apresentar alguns sintomas como:

  • Suspeita de alguma massa no corpo
  • Quando a pessoa apresenta os principais sintomas, por exemplo, perda de peso, sangue nas fezes, sangue na urina.

Caso você esteja com alguns desses sintomas a recomendação é ter paciência para aguardar os resultados dos exames, pois em alguns casos os sintomas podem ser semelhantes a outras doenças que não são câncer.  No entanto, apenas o médico pode orienta-lo corretamente.

Conclusão

Agora você sabe o que é oncologia e como são as formas de tratamento da doença. Está área da medicina é confundida com a Hematologia que é uma especialidade medica que trata das doenças que se desenvolvem no sangue.