Oficinas capacitam professores do ensino básico de Mauá

0
1156

Docentes da rede municipal vão aprender a utilizar uma série de recursos tecnológicos para tornar as aulas mais dinâmicas e cada vez mais próximas do universo dos estudantes. Para isso, a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Prefeitura de Mauá passam a oferecer três oficinas de formação destinadas aos profissionais do ensino básico.

É a primeira vez que o projeto acontece em Mauá. A Escola Preparatória, que também é fruto da parceria com a universidade e se tornou polo da instituição acadêmica recentemente, vai sediar as atividades.

A primeira oficina foi realizada dia 9 e abordou os Objetos de Aprendizagem, recursos multimídia que dão suporte ao trabalho pedagógico. As outras duas vão mostrar, na prática, como produzir vídeo-aulas e web-conferências.

“Vimos aqui excelentes estratégias para ampliar o conhecimento dos alunos, pois fomos apresentados a ferramentas que criam inúmeras possibilidades de aprendizado”, declarou uma das participantes, a Coordenadora da Escola Municipal José Rezende da Silva, Maria Sueli Marcon.

A ação é um dos braços do Plano de Trabalho da UFABC para 2016 apresentado no dia 18/12 pelo reitor Klaus Kapelle e prefeito Donisete Braga no Polo Mauá da instituição. As próximas edições das oficinas acontecem nos dias 12 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 10 de agosto, 14 de setembro e 9 de novembro.

OUTRAS AÇÕES – Conforme o Plano de Trabalho, também serão realizadas oficinas de capacitação sobre Empreendedorismo, Canvas, Design Thinking, Registro de Marcas e Patentes e Marketing.

Oficinas capacitam professores do ensino básico de Mauá
Oficinas capacitam professores do ensino básico de Mauá

Em parceria com o Sebrae, serão montados planos de negócios para empresas, inclusive do Polo do Sertãozinho, e promovidas reuniões com agentes locais de Inovação, para dar encaminhamento aos plantões da agência de inovação tecnológica, com possibilidade de formação, oportunidades de negócios e consultoria.

A ESCOLA – A Escola Preparatória da UFABC foi inaugurada em 13 de junho de 2013 e prepara moradores de Mauá, oriundos da educação pública, para as provas do Enem. Começou com 160 alunos, distribuídos em turmas vespertina e noturna; em 2014 foram 240; e em 2015 iniciou oferecendo 320 vagas. Segundo a assessoria da UFABC, 60% dos 720 alunos foram aprovados em vestibulares. A oficialização do Polo Mauá foi assinada em 10 de março de 2015

Oficinas capacitam professores do ensino básico de Mauá
Avalie esta notícia