Para prevenir enchentes, córrego Guarará está passando por limpeza

0
578

Ampliando as ações preventivas de combate a enchentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou na última segunda-feira (23/11) a limpeza mecânica do trecho com canalização fechada do córrego Guarará. A extensão entre a Avenida Santos Dumont e a Rua 24 de Maio – Vila América – passará por uma limpeza geral, na qual serão removidos resíduos, dejetos e sedimentos acumulados na calha.

Para prevenir enchentes, córrego Guarará está passando por limpeza
Para prevenir enchentes, córrego Guarará está passando por limpeza

O objetivo é melhorar a drenagem do corpo d’água em antecipação à estação chuvosa e a possibilidade de enchentes, melhorando, assim, a qualidade de vida da população do entorno tanto no sentido público, quanto ambiental. A intervenção deverá ser concluída dentro de 15 dias.

LIMPEZA – Em 2015, a autarquia, responsável pela gestão do sistema de drenagem urbano do município, já executou a limpeza manual com roçada e capina de todos os córregos, ribeirões, piscinões municipais, faixas adutoras e do Rio Tamanduateí. De janeiro a outubro, foram mais de 2 milhões m² limpos.

Ainda este ano, o Semasa retirou cerca de 2.200 toneladas de resíduos de outros córregos, ribeirões e tanques de detenção do município. Este serviço, que também é executado mecanicamente e contribui para o desassoreamento dos leitos dos cursos d’água.

SEGURANÇA – Durante os serviços mecanizados, realizados em 2015, a autarquia também movimentou mais de 4 toneladas de terra que foram retiradas do leito dos rios e depositadas nas margens, permitindo que o talude fique mais alto e a calha mais baixa, evitando possíveis inundações.

Galerias de Águas Pluviais – Para melhorar o escoamento das águas de chuva, o Semasa também implantou novas galerias de águas pluviais em 13 locais da cidade, totalizando 2.700 metros de novas galerias.

Para prevenir enchentes, córrego Guarará está passando por limpeza
Avalie esta notícia