Posso confiar É ZERO, mesmo?

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Uma das grandes vantagens da comida de verdade é a carência de rótulos.

Mas os rótulos não servem para nos deixar mais seguros? Para sabermos exatamente o que estamos comendo. NÃO. Os rótulos são peças de ficção com o objetivo explícito de lhe passar a perna. Comida de verdade não tem rótulo e, portanto, não mente.

Você sabe que um ovo tem proteína e gordura. Você sabe que uma batata tem montes de carboidratos. Você sabe que abacaxi tem açúcar. Mas você não faz teoria do que está dentro de uma embalagem, e a lei permite que o trabalhador esconda a informação. De que forma?

Como os Fabricantes a Grande Indústria Manipula a Tabela Nutricional?

1) Na tábua de Informações Nutricionais, qualquer coisa que pese menos do que 0,5g pode, por lei, ser considerada uma vez que ZERO
2) Todos os detalhes das informações nutricionais contidas tem referência de UMA PORÇÃO, e não à totalidade da embalagem
3) O trabalhador determina o que é uma porção.

Vamos a um exemplo. Toda a margarina contém gorduras trans – é o resultado oriundo da hidrogenação parcial dos óleos vegetais (o FDA está finalmente considerando bani-las nos EUA). Logo, uma vez que é provável que haja margarinas no mercado anunciando sustar ZERO de gordura trans?? É MUITO fácil!!

Posso confiar É ZERO, mesmo?

Digamos que 100g de margarina contenham 4,9g de gordura trans. Uma vez que eu faço para poder expressar que é ZERO, sem mudar zero na fórmula do resultado?? Simples! Basta eu definir que uma PORÇÃO de margarina são DEZ gramas.

Se 100g contém 4,9g de gordura trans, 10g contém 0,49g de gordura trans. A a lei permite arredondar nascente valor para ZERO (por fim, é menos de 0,5g). Não é lindo?

O creme de leite de latinha, por exemplo, que alega ter ZERO gramas de carboidrato, será que tem mesmo? Um leitor deste blog ligou para o trabalhador e descobriu que uma lata tem 9g de carboidratos. Logo, porque o rótulo diz ZERO? Porque a porção a que o rótulo se refere é de 15 gramas, enquanto a lata de 395g de resultado. E isso dá menos de 0,5g por porção.

E tem mais

A legislação permite ortografar ZERO açúcar no rótulo de um resultado, independentemente do efeito que nascente resultado possa ter no açúcar no sangue de um diabético (ou de você que quer perder peso). Uma vez que é que é?? Isso mesmo. Veja uma vez que.

Há várias substâncias que podem solevar a glicose no sangue e que não são, tecnicamente, açúcar. Nosso velho AMIDO é o exemplo mais óbvio (por isso não comemos farinhas em uma dieta low carb). Mas fique vigilante para 2 outros componentes:

  • Polióis (principalmente o maltitol, presente em coisas uma vez que chocolate dietético) –
  • Maltodextrina
A maltodextrina é um polímero de glicose. É rapidamente absorvida e eleva a glicose no sangue de forma extremamente rápida. É tão eficiente nisso, que é usada uma vez que suplemento por fisiculturistas que desejam um grande pico de insulina para aumentar o anabolismo. E a indústria coloca isso onde? Em um resultado talhado a DIABÉTICOS!
Eis o que ocorre. Maltodextrina, tecnicamente, não é açúcar. Tudo muito, transforma-se em açúcar em segundos posteriormente entrar na sua boca mas, por lei, não é açúcar. O açúcar não serve somente para adoçar. Ele serve para dar textura nas receitas, para da o “ponto”. Ou seja, você não pode simplesmente pegar uma receita que pede 4 colheres de sopa de açúcar e trocar por 20 gotas de sucralose. Pode até ser que adoce tanto quanto, mas vai retrogradar, não terá a textura correta.
Logo, para suprir esta deficiência, a indústria resolve desenvolver um super adoçante de forno e fogão. Esse tipo você pensa na receita de forma de facilidade, pois pode usar a mesma quantidade do adoçante. Por exemplo, se a receita original pede 4 colheres de sopa de açúcar, você usa 4 colheres de sopa do adoçante de forno e fogão.
Mas precisa ser um pouco que tenha as mesmas propriedades químicas do açúcar – que tenha a mesma textura, que caramelize ao ser assado, etc. E a solução é… usar açúcar, é simples! Mas um açúcar que, por lei, possa permanecer escondido. Entra aí a MALTODEXTRINA. Ela é açúcar (segundos posteriormente sua ingestão), mas o trabalhador pode colocar no rótulo ZERO açúcar. Uma vez que a maltodextrina não tem sabor, eles portanto acrescentam adoçantes artificiais à mistura para que seja guloseima. É o pior de todos os mundos: você está usando açúcar (maltodextrina), com todos os malefícios que isso pode lhe trazer, mas o sabor é de adoçante, ou seja, nem mesmo o mercê do sabor você recebe em troca!
Já vi vários pacientes que permaneciam com triglicerídeos elevados posteriormente um período em low carb (um marcador de que há açúcar escondido) e, quando perguntei, descobri que estavam fazendo todo o tipo de guloseimas usando essa coisa na receita.
O que fazer??
Mude imediatamente isso:

Posso confiar É ZERO, mesmo?

Por isso:

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