Projeto “Crescer pelo Esporte” leva inovação ao ensino da educação física

Por meio de jogos lúdicos, profissionais serão qualificados e vão transmitir ensinamentos aos alunos da rede municipal de ensino
Crédito: Ricardo Trida/PSA
Professores de educação física da rede municipal de ensino de Santo André serão capacitados por meio do projeto “Crescer pelo Esporte”, lançado nesta segunda-feira (9) pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva. Através de jogos lúdicos, os educadores receberão qualificação para repassar aos alunos ensinamentos que visam melhorar a tomada de decisão dos jovens, otimizando o dia a dia do aprendizado. A iniciativa, sem custos para os cofres públicos, é mais uma conquista do departamento da pasta que cuida da captação de recursos por meio de leis de incentivo ao esporte, e conta com o patrocínio das empresas Riachuelo e Eurofarma.A metodologia do “Crescer pelo Esporte”, de utilizar mecânicas de jogos para desenvolver habilidades nos alunos, é conhecida como “gamificação” ou “gamification”. A capacitação dos professores de educação física já teve início e nove datas estão programadas até o fim do ano: 28 de maio, 18 e 25 de junho, 20 e 27 de agosto, 22 e 29 de outubro e 5 e 12 de novembro.“Este é mais um projeto para se comemorar neste aniversário de 465 anos. O esporte é uma grande ferramenta de inclusão, de saúde, ainda mais somado a educação. O esporte é uma política pública de transformação e muda a vida das pessoas para sempre. Este é mais um legado para a cidade de Santo André”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Ficamos muito contentes por mais esta parceria em um projeto incentivado. Qualificar nossos professores é pensar no futuro”, afirmou o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade.Durante o ano, os professores aplicarão o método com seus alunos e os resultados passarão por intervenções a cada aula aplicada em 2018. Melhoramentos e adaptações serão orientadas pelos profissionais para que a excelência se desenvolva na colocação dos jogos. A técnica visa, sobretudo, desenvolver o protagonismo dos envolvidos, já que em um jogo, o jogador é quem decide e age, muda o cenário e a história. O protagonismo estimulado com o projeto envolve fazer do aluno um ser ativo em sua aprendizagem, desafiando o estudante na busca de soluções criativas.

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