Regras Trabalhistas que Devem Mudar – Atente-se

Regras Trabalhistas que Devem Mudar – Atente-se: A Câmara dos Deputados aprovou fim do descanso obrigatório em todos os domingos. E dentre outras alterações, que agora serão analisadas pelo Senado.

Regras Trabalhistas que Devem Mudar – Atente-se

O Trabalhador parece mesmo ser o alvo do atual Governo. Pois a Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (13) o texto-base da Medida Provisória da Liberdade Econômica. Os destaques, mudanças no texto que poderão ser apresentadas por deputados, serão votadas nesta quarta-feira (14).

Em seguida, o texto segue para o Senado.

O texto foi aprovado por volta de 23h por 345 votos a favor e 76 contra. Depois de encontrar resistência entre parlamentares, principalmente por conta de alterações trabalhistas, o governo e o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da MP, enxugaram o texto para levá-lo a votação, com retirada de 33 dos 53 artigos.

Regras Trabalhistas que Devem Mudar - Atente-se
Regras Trabalhistas que Devem Mudar – Atente-se

O texto aprovado manteve a permissão de trabalho aos domingos e feriados, mas estabeleceu que os empregadores terão de permitir o descanso dos trabalhadores aos domingos pelo menos uma vez a cada quatro semanas.

A versão final deixou de fora a previsão de que os contratos de quem ganha mais de 30 salários mínimos seriam regidos pelo direito civil e não estariam protegidos pelas normas da CLT. Também saiu a determinação de que fiscais só poderiam aplicar multas a partir da segunda visita a um estabelecimento.

Foram mantidas, no entanto, alterações feitas pelo relator como a possibilidade de bancos abrirem aos sábados e de, após acordo, os trabalhadores baterem ponto “por exceção”, marcando apenas horários de entrada e saída fora do habitual. Permaneceram ainda a previsão de que o eSocial será substituído por outro programa em até 120 dias e a criação da carteira de trabalho eletrônica.

O texto levado a votação preservou os pontos originais enviados pelo governo, como o fim da necessidade de licenças e alvarás para negócios de baixo risco, e a proibição do “abuso regulatório”, como a criação de regras para leis para reserva de mercado ou controle de preço.

Foram revogados ainda artigos da CLT que vedavam trabalho de categorias como professores e telemarketing aos domingos e que estipulavam regras para anotações na carteira de trabalho.

Principais Pontos Aprovados que Afetam os Trabalhadores

Trabalho aos Domingos

A MP permite o trabalho aos domingos e feriados, mas o empregado precisará ter uma folga em um domingo no intervalo máximo de quatro semanas.

Folga Remunerada

Se o patrão der folga em outro dia da semana, não precisa pagar o dobro por domingo ou feriado. O outro dia vira o descanso semanal remunerado.

Categorias

Foram revogados ainda artigos da CLT que vedavam trabalho de categorias como professores e telemarketing aos domingos e que estipulavam regras para anotações na carteira de trabalho.

Carteira de Trabalho Eletrônica e eSocial

A MP prevê que as carteiras de trabalho serão emitidas pelo Ministério da Economia “preferencialmente em meio eletrônico” – a impressão em papel será exceção. Os empregadores terão cinco dias úteis, a partir da admissão do trabalhador, para fazer as anotações; o trabalhador deverá ter acesso às informações em até 48 horas, contadas a partir da inscrição das informações. Pela MP, o eSocial será substituído por outro programa.

Registro de Ponto

Só para empresas com mais de 20 funcionários será obrigatório bater o ponto. Hoje a regra é para empresas com mais de 10 funcionários.

Ponto por Exceção

Por meio de negociação mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, será permitido que o trabalhador seja dispensado de bater ponto durante a jornada regular de trabalho. Nessa modalidade, o trabalhador só registra hora extra, atraso, folga, férias e falta.

Bancos

Libera a operação de agências bancárias aos sábados.

Fim de Alvará

A MP prevê o fim do alvará para quem exerce atividade de baixo risco (costureiras e manicures, por exemplo)

Mensagens na Internet

O povo no Brasil ainda não entendeu que não existe dinheiro publico , tudo que o governo te dá é tirado de você e você paga muito mais do que recebe .

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies