Santo André amplia vacinação de pacientes com comorbidades contra a Covid-19

Santo André amplia vacinação de pacientes com comorbidades contra a Covid-19 :

Santo André amplia vacinação de pacientes com comorbidades contra a Covid-19


Santo André amplia vacinação de pacientes com comorbidades contra a Covid-19

Crédito: Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André amplia a partir desta quinta-feira (13) a faixa etária de vacinação para pacientes com comorbidades. A imunização para este público, que era voltada somente a munícipes entre 55 e 59 anos de idade, passa a estar disponível a moradores com mais de 50 anos. O agendamento deve ser feito pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid

“A cobertura vacinal de Santo André ganha importante ampliação. A imunização das pessoas que possuem comorbidades é, sem dúvida, um importante fator na redução de riscos e complicações nas internações decorrentes da Covid-19. Nossa meta é levar vacina para todos e todas, o quanto antes”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Os pacientes com comorbidades estão sendo imunizados com doses da vacina Oxford/AstraZeneca, nos drive-thrus da Craisa, Paço Municipal, Estádio Bruno Daniel e Atrium Shopping. Ao acessar o site do agendamento, o sistema apresenta datas, locais e horários disponíveis.

A Prefeitura também abriu agendamento para aplicação de segunda dose da vacina contra a Covid-19 em munícipes com idade entre 80 e 89 anos, que tomaram a vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. A imunização deste público será realizada nos drive-thrus do Paço Municipal e do Grand Plaza Shopping.

Relação de comorbidades – A lista de todas as comorbidades incluídas nesta fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 está disponível no site da Prefeitura de Santo André.

A relação inclui diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave com uso recorrente de corticoides sistêmicos ou internação prévia por crise asmática) e hipertensão arterial resistente (HAR), quando a pressão alta permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes.

Também fazem parte da lista de comorbidades hipertensão arterial estágio 3 e hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

A relação de comorbidades inclui ainda doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericadiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e físulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados).

Também têm direito à vacinação pacientes com doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pessoas com HIV), munícipes com hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida (Índice de Massa Corpórea maior que 40) e cirrose hepática.

A vacinação de pacientes com hemodiálise, síndrome de Down e transplantados que fazem uso de imunossupresor entre 18 e 59 anos segue sendo realizada em Santo André, por meio de agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid. A imunização de gestantes e puérperas com comorbidades está suspensa temporariamente por recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Documentos necessários – O paciente com comorbidade deve levar documento que comprove sua condição de saúde, como relatório médico com validade de até três meses ou receita de uso contínuo de até um ano. Também é preciso levar comprovante de residência – a regra é a mesma para munícipes que realizam hemodiálise.

Já os pacientes que moram em outras cidades mas fazem hemodiálise em Santo André podem se vacinar no município. Neste caso, precisam apresentar o comprovante da clínica onde realizam o tratamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies