Santo André entra na fase emergencial a partir desta segunda-feira

Santo André entra na fase emergencial a partir desta segunda-feira :

Santo André entra na fase emergencial a partir desta segunda-feira

[ad_1]







Medida visa desacelerar contaminação pelo coronavírus

Crédito: Angelo Baima/PSA




A cidade de Santo André entrará nesta segunda-feira (15) na fase emergencial do Plano São Paulo, do Governo do Estado. Esta é a etapa mais restritiva de medidas para evitar o avanço da Covid-19 desde o início da pandemia.

O decreto do prefeito Paulo Serra com as regras de funcionamento dos serviços foi publicado neste sábado (13). O documento assegura medidas temporárias emergenciais para conter o ritmo de contágio pelo novo coronavírus e desacelerar as internações. As restrições serão válidas entre 15 e 30 de março.

Hoje, Santo André contabiliza 908 pessoas internadas por Covid-19 em hospitais públicos e privados, um recorde desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade está em 91%, considerando hospitais públicos e particulares.

“Trata-se do momento mais crítico da pandemia e controlar o avanço dos casos é fundamental para salvar vidas e garantir que nenhum andreense fique sem atendimento médico. Estamos muito próximos do limite. Por isso, vamos restringir a circulação de pessoas e intensificar a fiscalização, para combater aglomerações e festas clandestinas”, enfatizou o prefeito Paulo Serra.

REGRAS
O decreto suspende o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais, que não poderão receber público, apenas operar apenas em sistema drive-thru, take away (para retiradas) ou delivery, por meio de transações comerciais feitas por aplicativos, internet ou telefone. Parques municipais também permanecem fechados durante o período.

Fica autorizado o funcionamento apenas dos serviços essenciais, até as 21h, para os segmentos de Alimentação (supermercados, padarias, açougues, feiras livres, etc), Transporte (estabelecimentos de locação de veículos, oficinas mecânicas, lojas de autopeças e estacionamentos), Abastecimento (distribuição e logística, agroindústria, transportadoras, armazéns e postos de combustível), Segurança pública e privada, Comunicação Social (empresas jornalísticas e de radiodifusão, de som e imagens), Construção Civil e Indústria.

Também estão liberados outros serviços como hotéis, lavanderias, serviço de limpeza, de manutenção e zeladoria, bancários, lotéricas, cartórios, correios, call centers e bancas de jornais.

Neste período em que vigoram as medidas restritivas, ficam suspensas atividades religiosas de qualquer natureza, atividades escolares presenciais nas redes municipal, estadual e particular, eventos esportivos e atividades administrativas internas.

Lockdown noturno
 Das 22h às 4h, fica restrita a circulação de pessoas e de veículos no município, além da determinação de fechamento dos estabelecimentos comerciais essenciais. Os serviços de delivery podem operar até 0h.

A circulação de ônibus ficará suspensa entre 22h e 4h, durante o período da fase emergencial. Estão autorizados a funcionar irrestritamente apenas serviços de Saúde de urgência e emergência, farmácias, laboratórios, hospitais veterinários e transporte privado de passageiros, como táxi e aplicativos.

[ad_2]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies