Santo André inicia o maior Hub de Inovação e Sustentabilidade no setor químico nacional

Santo André inicia o maior Hub de Inovação e Sustentabilidade no setor químico nacional :

Santo André inicia o maior Hub de Inovação e Sustentabilidade no setor químico nacional

[ad_1]

Crédito: Helber Aggio / PSA

A Prefeitura de Santo André deu mais um importante passo nesta quarta-feira (5) com o objetivo de promover a competitividade das empresas locais e fomentar o ecossistema de inovação da cidade. O Parque Tecnológico recebeu representantes do Cofip (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC) para firmar uma parceria entre o Hub de Inovação e a entidade que representa as empresas do polo petroquímico.

A parceria visa estruturar linhas de atuação que aproximem as universidades, centros de pesquisas, escolas técnicas e startups da região aos desafios que as empresas têm idealizado para seu crescimento e competitividade, aliando a sustentabilidade como pilar fundamental.

“É uma parceria com grande simbolismo não só pelo forte PIB do setor na região, mas por materializar essa sintonia entre empresas e a cidade. Seguimos à disposição para avançar ainda mais nesta área, sempre unindo forças”, comentou o prefeito Paulo Serra.

O Cofip representa 16 empresas do Polo Petroquímico do ABC: Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Brazmo, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, Quantiq, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel. Juntas, essas companhias representam faturamento anual de R$ 9,7 bilhões.

A indústria representa 22% do PIB (Produto Interno Bruto) da cidade, sendo que o setor químico responde por mais de 50% da composição deste índice.

“Estamos dando continuidade aos excelentes trabalhos do Parque Tecnológico e celebrando esta terceira adesão. Já temos a Prometeon e a Tim, e agora nos unimos a mais 16 empresas, que apresentarão seus desafios, trazendo importante discussão nas mais variadas atividades, fomentando assim o trabalho em conjunto com as instituições de ensino”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Com sua atuação iniciada em 1954, o setor químico tem presença marcante no ABC. O Hub de Inovação do Parque Tecnológico de Santo André vai mobilizar esforços do ecossistema de inovação da região para que os próximos anos sejam de muita competitividade e relevância econômica, gerando empregos e renda, de forma ambientalmente responsável.

“Hoje foi um marco na existência da Cofip e as empresas do polo, já que nunca tivemos uma oportunidade dessas de estarmos tão perto dessa inteligência da inovação. Vamos desenvolver mais esta área nas empresas e todas possuem esse propósito”, definiu o gerente executivo da Cofip ABC, Francisco Sérgio Ruiz.

Presidente do Conselho de Administração da Cofip e gerente industrial da Air Liquide, do ramo de oxigênio, Fernando Macchion destacou a importância da nova parceria. “A produção de oxigênio está intimamente ligada à vida, são pilares de proteção, de salvar vidas, e fomos desafiados neste momento de pandemia em nossas operações industriais. As empresas de oxigênio e gás estão na vanguarda da tecnologia, sempre buscando inovação, e acredito que a integração com o ramo trará bons frutos para todos”.

[ad_2]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies