Santo André inicia restauro do primeiro campo de futebol do Brasil

Santo André inicia restauro do primeiro campo de futebol do Brasil :

Santo André inicia restauro do primeiro campo de futebol do Brasil









Crédito: Helber Aggio/PSA




A Prefeitura de Santo André deu início nesta quinta-feira (4) às obras de restauro do primeiro campo de futebol com medidas oficiais do Brasil, localizado em Paranapiacaba. As intervenções serão realizadas com recursos federais voltados à preservação histórica.

Construído no final do século 19, o campo foi a casa de um dos primeiros times de futebol do Brasil, o Serrano Athletic Club, e receberá investimento de aproximadamente R$ 4 milhões captados por meio de convênio com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas. Os recursos são disponibilizados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão parceiro da Prefeitura em parte dos restauros realizados na Vila.

“Esta obra é muito importante não só para a história do futebol, já que foi aqui que os operários da ferrovia realizaram os primeiros jogos desse esporte no Brasil, mas também para a preservação da história do país para as próximas gerações. O futebol é uma paixão nacional e o fato de existir esse campo histórico aqui na Vila, totalmente restaurado, vai ser mais um atrativo para o turismo, atraindo também investimentos que vão beneficiar muito os empreendedores de Paranapiacaba”, comemorou o prefeito Paulo Serra.

A obra prevê a restauração completa, seguindo fielmente as características originais da centenária arquibancada e do vestiário, além da construção de uma nova arquibancada e um vestiário do lado oposto, bem como um banheiro público. “A ideia é conciliar a parte histórica com uma parte nova, que a atualidade exige, para que possamos usar efetivamente o espaço, realizar jogos e eventos”, acrescentou o prefeito.

Será realizada ainda a construção de um muro de gabião, que tem a função de contenção de barragens e drenagem de água e que, por ser em patamares, também poderá ser usado como arquibancada. A obra inclui serviços de drenagem e recuperação do gramado e instalação de alambrado no campo.

“A data de hoje marca o início da restauração deste local onde nasceu o futebol do Brasil, mas também marca a entrega de três revitalizações muito importantes para Paranapiacaba: a casa da Rua Direita, o Galpão dos Solteiros e o Largo dos Padeiros“, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Entregas – Os restauros entregues nesta quinta-feira ajudam a contar a história de Paranapiacaba, vila inglesa que abrigou operários que trabalharam na antiga ferrovia Santos-Jundiaí, da empresa São Paulo Railway.

A casa da rua Direita é uma residência tradicional da Vila, onda morava uma família de operários e que estava muito deteriorada pela ação do tempo. Fica em local estratégico, no caminho para o Museu Castelo.

O Galpão dos Solteiros era utilizado pelos operários da ferrovia que não eram casados, porque na época não era permitido morar sozinho em um imóvel da Vila. Em cada um dos dez quartos dormiam dois trabalhadores.

O Largo dos Padeiros é uma construção relativamente nova, onde ficam seis espaços para comerciantes e foi completamente revitalizada.

Além dessas entregas, a Vila de Paranapiacaba recebeu na última terça-feira (2) uma viatura do Corpo de Bombeiros, fruto de parceria da corporação com a Prefeitura de Santo André, que vai garantir um equipamento de última geração para a contenção e prevenção de incêndios na Vila.

“Estamos em um momento de muita apreensão, mas diferente de um ano atrás, podemos ver uma esperança de tudo isso acabar, com a chegada das vacinas. Nesse meio tempo as obras em Paranapiacaba não pararam. Não se pode deixar de frisar os avanços da Vila com o PAC Cidades Históricas. E quando tudo isso acabar, a população vai encontrar uma Vila mais cuidada, mais organizada e mais bonita, assim como toda a cidade”, frisou o prefeito Paulo Serra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies