Santo André tem pedido de Município de Interesse Turístico protocolado na Alesp

Santo André tem pedido de Município de Interesse Turístico protocolado na Alesp :

Santo André tem pedido de Município de Interesse Turístico protocolado na Alesp

[ad_1]

Crédito: Alex Cavanha / Prefeitura de Santo André

A cidade de Santo André deu mais um passo para se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT). Na última quinta-feira (18), o deputado estadual Thiago Auricchio, a pedido da Prefeitura, protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a requisição para o reconhecimento de Santo André como cidade turística. A iniciativa agora passará por uma análise técnica pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

A cada três anos, o Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turístico (GAMT), do Governo do Estado, faz um ranking entre as cidades com interesses turísticos. O próximo deverá ser realizado ainda este ano e, caso Santo André tenha uma boa colocação, terá a oportunidade de se tornar MIT, podendo obter recursos de até R$ 700 mil por ano, mediante a apresentação de projetos turísticos ou de infraestrutura turística.

Para que uma cidade possa se tornar MIT, seguindo a Lei 1261/15, ela precisa cumprir quatro exigências: entregar estudo de demanda turística referente ao ano anterior ao projeto de lei, inventário da oferta turística, plano diretor municipal de turismo e Conselho Municipal de Turismo instituído e atuante.

A realização do estudo de demanda turística no município teve início em outubro de 2020, com a formalização de acordo com a Strong Esags para a realização. Na parceria, a instituição forneceu apoio metodológico.

Segundo o deputado estadual Thiago Auricchio, a iniciativa é benéfica para toda a região. “Essa é uma medida que vai beneficiar não apenas Santo André, mas o Grande ABC como um todo. Uma vez classificada como de interesse turístico, a cidade se tornará apta a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo. Serão mais investimentos que certamente ajudarão a aumentar o emprego na região”, afirmou.

De acordo com secretário municipal de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o turismo é um dos importantes pilares para a atração de investimentos e para a geração de emprego e renda. “A cidade já tem desempenhado um importante papel, principalmente na Vila de Paranapiacaba, em uma parceria com o Sebrae, CVC Turismo e o Núcleo de Inovação Social. Este é mais um passo diante de tantas outras ações planejadas, como o lançamento do portal Turismo Santo André e da campanha 7 Maravilhas. Celebramos este importante passo e destacamos a parceria junto ao Governo do Estado, por meio do deputado estadual Thiago Auricchio que prontamente nos atendeu para fazer os encaminhamentos”, disse.

[ad_2]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies