Servidores Federais que se Aposentaram no 1º Semestre

Concessão de gratificação extra e insegurança com mudanças na Previdência motivaram aumento dos pedidos, diz especialista

Oposicao Reforma Previdencia

Servidores federais que se aposentaram no 1º semestre deste ano já superam os de todo 2018: Concessão de gratificação extra e insegurança com mudanças na Previdência motivaram aumento dos pedidos, diz especialista

Servidores Federais que se Aposentaram no 1º Semestre

Servidores Aposentadoria Anulada? Servidores públicos
Servidores Federais que se Aposentaram no 1º Semestre

O número de Servidores Públicos Federais que se aposentaram no primeiro semestre de 2019 já superou o ano inteiro de 2018, um aumento de 9,6%. Entre janeiro e junho deste ano foram 20.652 novos aposentados, enquanto que, no ano passado, os benefícios concedidos chegaram a 18.835. Os dados são do Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Economia.

Especialista em Direito Previdenciário

Adriane Bramante questiona deputado Arthur Maia sobre o déficit da PrevidênciaNa visão da especialista em direito previdenciário, a então presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) Advogada Adriane Bramante. Temos dois possíveis fatores que influenciaram a procura pela Aposentadoria:

A maior parte dos servidores já estava em abono de permanência, só esperando sair a gratificação para levar esse valor para aposentadoria. A liberação desse benefício ocorreu no fim do ano passado. Outro motivo é a reforma da Previdência, porque há dúvidas sobre o que vai acontecer com os servidores. Mesmo no caso daqueles que já tinham o direito adquirido, a insegurança é tanta que essa corrida para se aposentar se intensificou. disse.

No ano anterior ou seja em 2018, 31,6% (trinta e um) desses Aposentados eram do Ministério da Educação. Em 2019, a maior parte, 32,47%, foi do Ministério da Economia, já que o governo do presente da Republica Federativa do Brasil Jair Bolsonaro aglutinou em uma só as pastas de Planejamento, Trabalho, Fazenda, Indústria e Comércio Exterior.

Para o diretor do Instituto de Estudos Previdenciários, Luiz Felipe Veríssimo, mesmo que o governo federal gaste mais com o pagamento dos benefícios agora, o resultado com a aprovação da reforma será de economia.

Não sei se o governo estava preparado para essa alta, que vai, com certeza, influenciar no caixa. Mas, no fim das contas, a economia será maior porque, nas regras atuais, 20% dos menores salários são descartados e, com a reforma, isso não vai acontecer, serão considerados 100%, o que reduzirá os valores. Mas ainda precisamos aguardar a votação final da PEC — avaliou.

A Região Sudeste é a que tem o maior número de novos servidores federais aposentados, 35,3%, seguida pelo Nordeste, com 26,7%. Em relação ao sexo, 50,1% são homens, e 49,9%, mulheres. Sobre a escolaridade, 68,1% dos aposentados em 2019 exerciam cargos de nível médio, e 28,5%, de nível superior.

Servidor Federal

Uma mesma pessoa pode ter mais de um vínculo com o Poder Executivo Federal, por exemplo:

  • quando acumula cargos efetivos (médicos, professores), ou
  • quando já tem cargo e é nomeado para funções em comissão (professor universitário que assume a função de coordenador de um laboratório da universidade).

O Servidor Público ou Funcionário Público é todo aquele empregado de uma administração estatal. Sendo uma designação geral, engloba todos aqueles que mantêm vínculos de trabalho com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos das entidades político-administrativas, bem como em suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ou ainda, é uma definição a todo aquele que mantém um vínculo empregatício com o Estado, e seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos, sendo sua atividade chamada de “Típica de Estado”.

Geralmente é originário de concurso público pois é defensor do setor público, que é diferente da atividade do Político, detentor de um mandato público, que está diretamente ligado ao Governo e não necessariamente ao Estado de Direito.

Extensão dos Funcionários Públicos

A extensão dos funcionários públicos de um estado como parte do “Serviço Civil” varia de país para país. No Reino Unido, por exemplo, apenas funcionários da Coroa são referidos como funcionários públicos, enquanto que os funcionários do condado ou da cidade não são. Muitos consideram o estudo do serviço como parte do campo da administração pública. Os trabalhadores em “organismos públicos não departamentais” (às vezes chamados de “Quangos”) também podem ser classificados como funcionários públicos para fins de estatística e possivelmente para seus termos e condições. Colectivamente, os funcionários públicos de um estado formam o seu funcionalismo público ou serviço público.

Um funcionário público internacional ou membro da equipe internacional é um funcionário civil empregado por uma organização intergovernamental. Esses funcionários públicos internacionais não recorrem a qualquer legislação nacional (da qual têm imunidade de jurisdição), mas são regidos por normas internas de pessoal. Todos os litígios relacionados ao serviço civil internacional são levados perante tribunais especiais criados por essas organizações internacionais, como, por exemplo, o Tribunal Administrativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O encaminhamento específico pode ser feito à [Comissão Internacional do Serviço Civil] (ICSC) das Nações Unidas, um organismo especializado independente estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Seu mandato é regular e coordenar as condições de serviço do pessoal no sistema comum das Nações Unidas, promovendo e mantendo altos padrões no serviço civil internacional.

Aposentadoria Especial Tudo Sobre

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating / 5. Contagem de Votos:

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here