Sesc Santo André exibe debate online sobre a participação feminina na capoeira

Sesc Santo André exibe debate online sobre a participação feminina na capoeira :

Sesc Santo André exibe debate online sobre a participação feminina na capoeira


Mestra Janja – Convidada do projeto Capoeira Conforme a Razão

Crédito: Samuel Macedo

No dia 25 de março, quinta-feira, às 19h, estreia no canal do Sesc Santo André no YouTube o segundo episódio do projeto Capoeira Conforme a Razão. Desta vez, as convidadas são Mestra Janja e Contramestra Celi, que se encontram para refletir e debater sobre a presença da Mulher na Capoeira. No mesmo canal, no dia seguinte, 26 de março, às 16h, o podcast Esporte em Diálogo traz os especialistas Alan Queiroz da Costa e Gustavo Nogueira de Paula para analisarem os jogos eletrônicos como aprendizado e seus impactos no comportamento social.

A prática regular de alguma atividade física ou esportiva, todos sabem, é fundamental para cuidar da saúde, tanto física quanto mental, mas, além disso, promove outros benefícios, incluindo o convívio social. O meio esportivo ganha cada vez mais adeptos e expressividade, ultrapassa os limites de gramados e quadras, das pistas e academias, afinal, política, inovação e tecnologia também fazem parte desse universo. Propor reflexões e debates a partir da prática de esportes, com a abordagem de temas relevantes para a sociedade, ampliam os horizontes e promovem a inclusão. Neste momento de isolamento por conta da pandemia, o Sesc Santo André busca alternativas para que os praticantes de atividade física, regular ou ocasional, tenham opções para vencerem o desafio de manterem o corpo em movimento e a mente tranquila.

Além dos debates online, as redes sociais do Sesc Santo André trazem vários outros conteúdos digitais que incentivam a prática de atividade física por meio do Programa Sesc de Esportes. No variado cardápio tem vídeo-aulas de ginástica multifuncional e práticas corporais, com os educadores da unidade, que além de apresentarem exercícios para fazer em casa, em pequenos espaços, ainda indicam livros, filmes e outras sugestões para uma rotina mais saudável.

As postagens entram às segundas, quartas e sextas no Facebook e Instagram do Sesc Santo André.

PROJETOS

CAPOEIRA CONFORME A RAZÃO

Episódio 2: Mulher na Capoeira

Com Mestra Janja e Contramestra Celi

Dia 25 de março, quinta-feira, às 19h, no canal do Sesc Santo André no YouTube

Capoeira Conforme a Razão, projeto mensal do Sesc Santo André, foi idealizado para estimular o debate sobre temas essenciais para a sociedade contemporânea a partir do universo da Capoeira, que é um dos maiores símbolos da cultura popular brasileira. O objetivo é reunir nomes de diferentes gerações ligados a essa manifestação artística, propor reflexões, possibilitar diálogos e identificar as conexões entre a arte e a luta, tocando em pontos importantes e sensíveis como racismo, discriminação, gênero, oralidade, educação, ancestralidade e música.

O projeto estreou em fevereiro com Mestre Valdenor dos Santos e o Contramestre Manoel, que conversaram sobre o papel da Capoeira no enfrentamento ao racismo e na quebra da invisibilidade étnico-racial.

Neste mês, Mestra Janja e a Contramestra Celi conversam sobre empoderamento e papel da mulher na capoeira, no enfrentamento ao machismo e discriminação.

Após a estreia os episódios continuam disponíveis para visualização.

Convidadas

Rosângela Costa Araújo – a Mestra Janja, é historiadora graduada pela UFBA e capoeirista. Seguidora do estilo Capoeira Angola, foi uma das fundadoras do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho/Bahia, em 1982. Permaneceu no grupo até 1995, quando mudou para São Paulo e fundou o Grupo Nzinga. Mestre e doutora em Educação pela USP e professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA.

Celinalda Mesquita Santana – Contramestra Celi é Especialista em Administração e Planejamento da Educação que atua na perspectiva da Educação Popular/Cultura Popular. Tem experiência na área da educação concentrada na Rede Pública de Ensino, especialmente com crianças e adolescentes. Atua também na formação de profissionais e fomento de iniciativas para formação de atores e lideranças sociais no campo da Cultura Popular e valorização de suas práticas, em especial no âmbito da Capoeira.

ESPORTE EM DIÁLOGO

Episódio 8 – Jogos Eletrônicos, Aprendizado e Comportamento Social

Com Alan Queiroz da Costa e Gustavo Nogueira de Paula

Dia 26 de março, quinta-feira, às 16h no canal do Sesc Santo André no Youtube

Este projeto é dedicado a dialogar com atores dos diversos segmentos esportivos e áreas correlatas, no sentido de aprofundar o debate sobre o esporte e suas inter-relações com saúde, humanidades, gestão e políticas públicas, bem como analisar tendências e padrões, visando atualizações temáticas e possíveis articulações que reverberem e possibilitem desdobramentos práticos na região do entorno do Sesc Santo André.

Com o notório avanço da tecnologia nos acostumamos a vê-la cada vez mais presente no desenvolvimento das atividades educacionais, conectando todas as diversas áreas do conhecimento. Contudo, a presença da tecnologia traz um desafio diário aos educadores físicos em sua busca por trabalhar o corpo como um todo. Os jogos eletrônicos, ou digitais, são capazes de estimular nos alunos várias habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, trabalhar em equipe, planejamento estratégico, fortalecimento da memória, dentre outras.

Convidados

Alan Queiroz da Costa – Graduado em Educação Física, Mestre em Ciências da Motricidade Humana (UNESP) e Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Atualmente é Analista e Gestor Técnico da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME), membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no Grupo Temático de Trabalho (GTT) 2 – Comunicação e Mídia e pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa para Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação – NACE Escola do Futuro-USP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing no Esporte (GEPECOM – EEFE/USP).

Gustavo Nogueira de Paula – Graduado em Educação Física com Mestrado em Linguística Aplicada, ambos pela Unicamp, tendo estudado os jogos eletrônicos e suas relações com o processo educativo. Cursa especialização em jogos digitais pelo Centro Universitário Anhembi Morumbi. Assistente técnico da GEPROS do Sesc – Núcleo Idosos, onde atua principalmente à frente da programação permanente do Trabalho Social com Idosos. Crítico de mídia e entusiasta da utilização da tecnologia na educação.

SERVIÇO

Capoeira Conforme a Razão

Episódio 2: Mulher na Capoeira

Estreia: dia 25 de março, quinta-feira, às 19h

Exibição: canal do Sesc Santo André no  Youtube

Após a estreia todos episódios continuam disponíveis no canal.

Esporte em Diálogo

Episódio 8 – Jogos Eletrônicos, Aprendizado e Comportamento Social

Estreia: dia 26 de março,  sexta-feira, às 19h

Exibição: canal do Sesc Santo André no  Youtube

Após a estreia todos episódios continuam disponíveis no canal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies