Setembro Verde: Atrium Shopping adere à campanha pela doação de órgãos

Setembro Verde: Atrium Shopping adere à campanha pela doação de órgãos
Avalie esta notícia

Promovido em parceria com o Instituto Paulista de Educação em Saúde, evento acontece até 30 de setembro, no Piso 1

Ao longo deste mês o Atrium Shopping, em Santo André, estará engajado na campanha Setembro Verde Esperança, de incentivo à doação de órgãos. Juntamente com o Instituto Paulista de Educação em Saúde (IPES), o centro de compras sediará uma série de atrações gratuitas e também atividades de conscientização sobre o tema.
As atividades acontecem no Piso 1, onde todos os dias, das 12h às 20h, voluntárias do IPES distribuirão materiais informativos sobre doação de órgãos e tecidos, além de orientar potenciais doadores para a realização de cadastro.
No local também haverá uma exposição de fotos do menino Mateus, de cinco anos, morador de Santo André diagnosticado com leucemia e que aguarda por um transplante de medula óssea. Por isto, a campanha regional deste ano focará a doação de medula, que depende da compatibilidade de tecidos entre doador e receptor, bastante rara.
Atividades
Aos sábados, o Setembro Verde Esperança terá atrações como apresentação do grupo de música gospel da Igreja Tabernáculo de Deus (dia 09 às 15h), além de sorteios de ensaios fotográficos, de massagem e de aulas de gastronomia no Adesso Atelier Gastronômico. A campanha também fará arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão entregues pelo IPES a famílias carentes da região.
“Esta parceria com o Atrium Shopping é muito importante, pois nos permite alcançar mais pessoas em nosso trabalho de sensibilização para a doação de órgãos”, diz a presidente e fundadora do IPES, Wilma Moraes. Segundo ela, outra pauta importante é a criação de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) para a região do ABC, uma vez que hoje esse trabalho é feito pelo Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo. A previsão é de que a primeira OPO da região passe a funcionar em 2018 no Hospital Mário Covas, em Santo André.
Transplantes no Brasil
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Brasil é hoje o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de saúde. Ainda assim, estima-se que apenas um em cada oito potenciais doadores acabe se tornando doador de fato, em função de entraves que vão da recusa da família (43% das famílias consultadas não autorizaram a doação, em 2016) até o transporte dos órgãos. Vale lembrar que um único doador pode salvar várias vidas, uma vez que são passíveis de transplante o coração, pulmão, rins, fígado, pâncreas, ossos e córneas. Hoje mais de 42 mil pessoas estão na fila de espera por um transplante no Brasil.

Setembro Verde Esperança no Atrium Shopping
Quando: até 30 de setembro
Local: Piso 1
Apoio: Adesso Atelier Gastronômico, ClickTh Photo & Film, Igreja Evangélica Tabernáculo de Deus, M. House Eventos, Paracelso Instituto de Bioterapia, Perfect Collor Publicidade, OOOPS Buffet e Salute Centro Educacional

Atrium Shopping
Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 – Santo André – SP
Tel.: (11) 3135- 4500 – www.atriumshopping.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here