Carne: Supermercados Registram Alta de 11% nas Carnes em Novembro

Carne: Supermercados Registram Alta de 11% nas Carnes em Novembro: O aumento das carnes bovinas pressionou a inflação dos supermercados no mês de novembro, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados).

Supermercados registram alta de 11% nas carnes em novembro

Comprar a proteína bovina está a cada dia mais difícil. Os cortes vendidos nos mercados tiveram alta de 11% (onze) no período, fazendo com que a inflação geral subisse 1,21%.

Com isso, no acumulado do ano, a alta de preços dos supermercados ficou em 3,24%

Carnes Bovinas Pressionou a Inflação

O Aumento das Carnes Bovinas pressionou a inflação dos supermercados no mês de novembro, segundo a APAS – Associação Paulista de Supermercados. Os cortes vendidos nos mercados tiveram alta de 11% no período, fazendo com que a inflação geral subisse 1,21%.

Aumento das Carnes Bovinas

Com isso, no acumulado do ano, a alta de preços dos supermercados ficou em 3,24%. Em 12 meses, chegou a 3,79%. No mesmo período, as carnes subiram 12,5%.

Dentre os cortes que mais tiveram aumento estão o coxão mole, com alta de 14,8% somente em novembro, e o contrafilé, que subiu 13,9% no mês.

O aumento dos cortes bovinos também puxa para cima a inflação de outros tipos de proteínas. As aves, por exemplo, subiram 6,12% em novembro. Já as carnes suínas tiveram alta de 5,48% no mesmo período.

Jeitinho Brasileiro, Restaurantes têm que Driblar Alta da Carne

Mudança no cardápio é uma das estratégias para não repassar todo o aumento para os clientes

Estou comendo frango. Agora, é só frango

O levantamento mostra ainda que, dos 27 produtos pesquisados pela associação, 20 tiveram alta no mês passado. Ronaldo dos Santos, presidente da Apas, diz que está atento ao vaivém do valor das carnes.

Para ele, há uma tendência de queda, já que, depois de a arroba do boi subir mais de 50%, houve baixa de 10% no início do mês. “A variação do preço na matéria-prima [boi] acaba refletindo no preço para o consumidor, tanto a alta como a queda.”

“A variação do preço na matéria-prima [boi] acaba refletindo no preço para o consumidor, tanto a alta como a queda.”

The post Supermercados registram alta de 11% nas carnes em novembro

Por que a carne continuará mais cara em 2020 (e pode piorar)

Depois de encarecer o fim de ano dos brasileiros, o aumento do preço da carne observado nos últimos meses promete se estender também por 2020 — pelo menos nos primeiros meses do ano, na visão de especialistas em comércio exterior e inflação ouvidos pela BBC News Brasil.

Isso porque os graves problemas que atingiram a monumental produção de porcos na China, que tem comprado mais carne do Brasil e desabastecido o mercado brasileiro, ainda estão longe do fim.

E, em tempos de dólar alto, vender para o exterior é bem mais atrativo que as vendas nacionais.

Em outubro, as vendas de carne bovina para os asiáticos subiram 62% sobre setembro, em um total de mais de 65 mil toneladas. Nesse embalo, o preço do boi gordo no Brasil bateu recordes em novembro, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

A razão para o aumento envolve, além do fator China, um momento de oferta restrita de bois no Brasil, um tradicional aumento da procura doméstica por carnes no fim do ano e o dólar cotado acima dos R$ 4, que aumenta ainda mais o ganho dos exportadores na hora de converter o dinheiro das vendas para real.

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em menos de três meses o custo do contrafilé subiu 50% para os supermercados; o do coxão mole, 46%. Por isso, o aumento foi repassado aos consumidores.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse, no fim de novembro, que os preços mais altos vieram para ficar.

“Neste momento, o mercado está sinalizando que os preços da carne bovina, que estavam deprimidos, mudaram de patamar”, afirmou, em nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Questionada se continua a consumir carne vermelha, respondeu em tom de brincadeira: “Estou comendo frango. Agora, é só frango”.

 

Fontes Vindas da Internet
  • https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50610025
  • https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1652861769137416-restaurantes-tem-que-driblar-alta-da-carne#foto-1652861769772275
Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais