Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Santo André

0
1463

A Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Santo André, entre cerca de 300 cidades brasileiras que receberão o principal símbolo das Olimpíadas, até agosto de 2016, quando chegará ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos jogos. A secretária municipal de Esporte e Lazer e ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquete, Marta Sobral, participou nesta sexta-feira (3) à tarde, em Brasília, junto à presidente Dilma Rousseff, do anúncio oficial da Rota de Revezamento.

Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Santo André
Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Santo André

Inicialmente, foram escolhidos 82 municípios do Brasil onde a Tocha Olímpica deverá pernoitar – entre eles, São Bernardo no Grande ABC. Além de fazer parte da Rota, cada uma dessas cidades receberá grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. No processo de indicação dos condutores da tocha, a população será chamada a indicar os escolhidos em cada cidade do roteiro.

O circuito básico da tocha foi definido baseado em critérios logísticos, turísticos e culturais. A jornada da tocha começa em maio de 2016, na Grécia, onde será acesa em Olímpia, cidade-berço das Olimpíadas. Depois, viaja uma semana por cidades gregas até chegar à capital Atenas. De lá, o principal símbolo olímpico segue direto, de avião, para o Brasil.
Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, movendo-se por 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até quatro cidades por dia, segundo o Comitê Organizador Rio 2016. A proposta é alcançar o maior número possível de pessoas. Os Jogos Olímpicos serão realizados de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro.

Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Santo André
Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Santo André

Sobre a Secretaria de Esporte e Lazer

Instituída em janeiro de 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer tem o objetivo de potencializar o acesso e a democratização do desporto e lazer para a melhoria da qualidade de vida da população de Santo André.

Dessa forma, a Pasta mantém calendário permanente das atividades de lazer e recreação nos parques, centros comunitários e comunidades da cidade. Também coordena as escolas de esportes nos 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que reúnem em torno de quatro mil alunos nas práticas esportivas.

A secretaria apóia ainda 32 modalidades competitivas no esporte de rendimento, além de realizar vários torneios tradicionais, como Jogos Escolares e Jogos da Terceira Idade, ou provas de corrida de rua e passeio ciclístico. Atualmente possui quatro ginásios esportivos, o Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia e o Estádio Municipal Bruno Daniel.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida em um dos principais polos econômicos brasileiros, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Segundo estimativas do IBGE para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2011, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – [email protected]
(11) 4433-0115

Tocha Olímpica Rio 2016 passará por Santo André
Avalie esta notícia