Verão chega hoje com promessa de retorno das chuvas

0
219

Começa hoje, as 8h44, a estação mais quente do ano. A chegada do verão, caracterizado pelos dias mais longos do que as noites, traz de volta, neste ano, uma das protagonistas do período, a chuva. Ao contrário dos dois últimos anos, quando a região Sudeste enfrentou a seca, o que inclusive resultou em uma das mais graves crises hídricas de São Paulo, a expectativa é a de que o volume de precipitações fique dentro da normalidade até 20 de março, quando o Hemisfério Sul dará boas-vindas à primavera.

O primeiro dia de verão tem previsão de ser típico para o período, com presença de calor – os termômetros devem variar entre 20°C e 29°C – e chuva isolada no termo do dia na região. “Diferentemente do que ocorre no Hemisfério Setentrião, não temos mudança brusca no clima entre uma estação e outra. A tendência é que haja modificação gradativa da temperatura ao longo dos meses”, explica o meteorologista do Inmet (Instituto Vernáculo de Meteorologia), Ernesto Alvin.

Conforme o perito, as temperaturas devem permanecer supra das médias para o período, que variam entre 17,7°C e 26,9°C em dezembro, 18,6°C e 27,8°C em janeiro, 18,9°C e 28,2°C em fevereiro e 18,2°C e 27,3°C em março.

Já em relação à chuva, são esperados pelo menos 208 milímetros neste mês, 261 milímetros em janeiro, 237 em fevereiro e 188 milímetros em março, tendo em vista o efeito do fenômeno climatológico La Niña na estação. “Uma vez que tivemos período longo de seca, podemos permanecer com a sentimento de que vai chover mais neste verão, mas a previsão é a de que o volume de precipitação fique dentro da normalidade”, destaca Alvin.

As tradicionais chegadas de massas de ar polar vindas do oceano também podem se fazer presente nos próximos três meses, segundo o meteorologista. “Uma vez que se trata de estação mais quente, teremos frentes frias com menor intensidade, porque a temperatura dos polos não vai estar tão baixa”, ressalta.

Verão chega hoje com promessa de retorno das chuvas
5 100% 6 votes