Alzheimer tem cura – Conheça a demência que é possível tratar

Alzheimer tem cura – Conheça a demência que é possível tratar

A hidrocefalia de pressão normal (HPN) é um distúrbio cerebral no qual o excesso de líquido cefalorraquidiano (LCR) se acumula nos ventrículos do cérebro, causando problemas de pensamento e raciocínio, dificuldade de andar e perda do controle da bexiga.

Causas e fatores de risco
Em alguns casos, a hidrocefalia de pressão normal é causada por outros distúrbios cerebrais, como um tumor, traumatismo craniano, hemorragia, infecção ou inflamação. Mas na maioria dos casos, a causa do acúmulo de fluidos permanece desconhecida.

Sintomas
Os seguintes sintomas são considerados marcas da hidrocefalia de pressão normal:

Dificuldade em andar que às vezes é comparada à maneira como uma pessoa caminha “em um barco”, com o corpo inclinado para a frente, as pernas afastadas e os pés se movendo como se estivessem “colados ao convés”.
Demência leve que envolve perda de interesse em atividades diárias, esquecimento, dificuldade em completar tarefas rotineiras e perda de memória de curto prazo.
Declínio de habilidades de pensamento que inclui a desaceleração geral dos processos de pensamento, apatia, planejamento e tomada de decisões prejudicados, concentração reduzida e mudanças na personalidade e no comportamento.
Perda de controle da bexiga, que tende a aparecer um pouco mais tarde na doença do que dificuldade em andar e declínio cognitivo.

Diagnóstico
Como os sintomas da hidrocefalia de pressão normal são semelhantes à doença de Alzheimer, à doença de Parkinson e à doença de Creutzfeldt-Jakob, a hidrocefalia de pressão normal é frequentemente negligenciada ou mal diagnosticada. Os três sintomas marcantes da hidrocefalia de pressão normal são considerados o quadro clínico “clássico”, mas nem todos com hidrocefalia de pressão normal apresentam os três sintomas.

Em um estudo da Mayo Clinic, entre 41 idosos com suspeita de hidrocefalia de pressão normal, todos apresentaram dificuldade para deambular, 30 experimentaram declínio cognitivo e 14 relataram perda do controle da bexiga. Apenas 12 dos 41 tiveram todos os três sintomas.

Para confirmar um diagnóstico de hidrocefalia de pressão normal, um ou mais dos seguintes testes são feitos:

Imagem do cérebro: a imagem da estrutura do cérebro para detectar o alargamento dos ventrículos, muitas vezes com ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada, desempenha um papel fundamental no diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal. Vários distúrbios cerebrais, incluindo a doença de Alzheimer, podem causar encolhimento geral do tecido cerebral que faz com que os ventrículos pareçam maiores que o normal. Na hidrocefalia de pressão normal, o tecido cerebral pode não parecer encolhido, mesmo que os ventrículos estejam aumentados.
Exame clínico: Como o quadro clínico da hidrocefalia de pressão normal pode variar e os sintomas podem se sobrepor aos da doença de Alzheimer e outras demências, os especialistas recomendam que uma pessoa com suspeita de hidrocefalia de pressão normal seja examinada por um neurologista com vasta experiência na avaliação de distúrbios cerebrais que afetam o movimento. habilidades de pensamento e funções físicas.
Testes do líquido cefalorraquidiano: os testes do LCR para prever a responsividade das derivações e / ou determinar a pressão de derivação incluem punção lombar, drenagem lombar externa, medição da resistência ao fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR), pressão intracraniana (PIC) e cisternografia isotópica.

Fonte para vídeo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2674287/

Me acompanhe nos outros canais:

Site: https://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

– Veja outros vídeos do canal:

Neurologista – Para Que Serve o Neurologista
https://youtu.be/VrI6bkaixf0

Epilepsia – O Que é Epilepsia
https://youtu.be/K1Lr3uGUejM

Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer
https://youtu.be/H5MHNBAflJY

Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia
https://youtu.be/bZxN8Jj1DkE

Parkinson – O Que é Mal de Parkinson
https://youtu.be/Ztrg9m3L5lE

Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme
https://youtu.be/TQv0D1LkA78

Epilepsia – Como Curar Epilepsia
https://youtu.be/Bq7A8L7vDAg

Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC
https://youtu.be/DHDlCDnrHlU

Insônia – Como Acabar Com a Insônia
https://youtu.be/YigIHG8PD8Q

Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas
https://youtu.be/7NSxY0wP8bs

#alzheimer #neurologia #neuro #alzheimertemcura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here