Como é Feito o Diagnóstico de TDAH?

0

Como é Feito o Diagnóstico de TDAH? Olá! Meu nome é Dr. Willian Rezende do Carmo, sou médico neurologista, fundador da Clínica Regenerati, e no meu canal eu falo sobre Neurologia, sobre Parkinson, tremor, dor, sono, neurologia geral, e toda semana temos vídeos com as novidades do mundo da neurologia.

Como é Feito o Diagnóstico de TDAH?

Se você quiser receber notificação dos novos vídeos, se inscreva em nosso canal e clique no sininho para receber a notificação de cada vídeo novo que for lançado.

O TDAH é uma doença muito conhecida, que apresenta dificuldades de diagnóstico por parte dos médicos, sendo reconhecida principalmente nas crianças. O diagnóstico clínico do TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) é um diagnóstico difícil, pois a condição pode ocorrer de diferentes formas.

TDAH Diagnóstico do TDAH

O diagnóstico do TDAH é o primeiro passo para que as pessoas com essa doença neurobiológica possam receber o tratamento adequado e viver com qualidade, alcançando grandes objetivos ao longo de cada fase da vida.

Hoje, o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é predominantemente clínico, ou seja, realizado a partir do relato dos sintomas pelo paciente (ou por seus pais, no caso de crianças); o histórico de saúde do paciente e de família, já que o TDAH tem origem genética; e das observações feitas pelo médico. Futuramente, espera-se que as imagens de ressonância magnética possam determinar a presença de biomarcadores associados ao TDAH e, assim, determinar o diagnóstico do TDAH através do exame.

Os sinais de alerta para distúrbios comportamentais e/ou psicológicos não necessariamente o TDAH, mas sinais que devem fazer os pais buscarem ajuda especializada são dois. O primeiro são os prejuízos no funcionamento social, ou seja, sofrimento na vidinha social da criança que levam a dificuldades de relacionamento. E o segundo é o prejuízo no funcionamento acadêmico – e isso não significa tirar uma nota baixa em português ou matemática, trata-se de impacto negativo na vida da criança, que acarrete em sofrimento. O TDAH, como qualquer outra doença, é sinônimo de prejuízo na vida do paciente.

Gostou desse conteúdo? Ficou curioso para saber mais sobre Como é Feito o Diagnóstico de TDAH? Então vem comigo nesse vídeo que eu garanto que você vai aprender muita coisas boas, porque conhecimento quanto mais difundido melhor para todos. Te aguardo no vídeo!

O diagnóstico é inteiramente clínico, feito com base nos sintomas, da mesma maneira que outros problemas, como a síndrome do pânico e a depressão. Não é necessário exame de ressonância, eletroencefalograma ou qualquer outro que avalie características físicas. Os pais não precisam se sentir inseguros por conta do diagnóstico ser feito sem exames, pois na psiquiatria é assim mesmo que funciona. Outros profissionais, como pediatras e neurologistas especializados na doenã, também podem auxiliar no processo de diagnóstico.

Apesar de a manifestação do TDAH começar sempre na infância, há casos em que o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade só é realizado na adolescência ou até mesmo vida adulta. Certas vezes, os pais que levam seus filhos para o consultório acabam se identificando com a lista de sintomas e passam também por avaliação.

Me acompanhe nos outros canais:

Site: https://www.willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezende-do-carmo-05739948
Doctoralia: http://doctoralia.com.br/medico/rezende+do+carmo+willian-14818994

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, psicologia, psiquiatria, sistema nervoso, depressão, dores de cabeça, demência, epilepsia, doença de parkinson, mal de alzheimer, e muitos outros assuntos relacionados, com o médico neurologista Willian Rezende do Carmo: http://youtube.com/channel/UC53RGn66h410b5wkQlNvb3Asub_confirmation=1

Clique no link a seguir se quiser receber conteúdo relacionado a Emoções no seu chat do Facebook: https://m.me/neurologiahoje?ref=w2137747

E clique no link a seguir se quiser receber conteúdos relacionados a Memória no seu chat do Facebook: https://m.me/neurologiahoje?ref=w2137769

Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4356845/

#willianrezende #regenerati #neurologia #neurologista #tdah #exames #diagnostico


Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais