Neuro News #13 – Sono e Alzheimer, Exame de sangue Alzheimer, subtipos Parkinson

    Avalie esta notícia

    Neuro News #13 – Sono e Alzheimer, Exame de sangue Alzheimer, subtipos Parkinson

    Dormir mal está relacionado com sinais precoces de Alzheimer
    Foi correlacionado à diminuição de ondas lentas (sono profundo) com a deposição de Beta-Amiloide no cérebro e acúmulo de proteínas TAU no cérebro, isso em idosos saudáveis com sem sinais clínicos da doença de Alzheimer.
    Já sabia-se que pessoas que têm menor tempo de sono total tem maior chance de desenvolver Alzheimer e que os idosos que têm menor quantidade de ondas lentas tem uma progressão mais rápida da doença. Agora sabe-se que idosos saudáveis que tem menor quantidade de sono de ondas lentas tem de maneira inversamente proporcional maior quantidade de proteínas do Alzheimer no cérebro.
    A esperança é que seja uma via de mão dupla. Sabemos que é na fase profunda do sono que o sistema imune faz a “limpeza” do cérebro e então seria nesse justo momento que teríamos a maior retirada de proteínas anormais do cérebro. E se proporcionarmos maiores condições de sono profundo em tese teremos maior tempo de “limpeza” do cérebro.

    Teste de sangue pode detectar danos de Alzheimer antes dos sintomas
    Foram realizados testes do nível sérico (sangue) de neurofilamentos de cadeia leve (Nfcl). Estes neurofilamentos são produtos da degradação de neurônios. Ou seja quando neurônios morrem e são degradados pelo corpo esses neurofilamentos são produzidos.
    Então foram coletados Nfcl de várias pessoas sem sintomas de doença de Alzheimer, sendo que um grupo tem genética de desenvolvimento de Alzheimer positiva e outro grupo não tem. Também foram realizados testes de ressonância magnética, PET Scan cerebral, exames do líquor e testes cognitivos como o Mini-mental. Depois de alguns anos os mesmo testes foram repetidos: o de sangue dos neurofilamentos de cadeia leve (Nfcl), a ressonância, o PET, o liquor e o mini-mental.
    O grande achado foi que o Nfcl teve uma subida e se correlacionou perfeitamente com sintomas e os demais exames no grupo que tem a genética alterada para Alzheimer e permaneceu normal no grupo que não tem a genética alterada para Alzheimer.

    Subtipos de Parkinson Preveem Prognóstico
    Estudo realizado com pessoas que doaram o cérebro para o Banco de cérebros de Londres e foi realizado uma coorte retrospectiva. Com isso conseguiram classificar 3 subtipos de doença de Parkinson. O subtipo motor de sintomas leves, o subtipo intermediário e o subtipo maligno.
    O subtipo motor leve tem tipicamente o início de doença com pacientes mais jovens, têm praticamente sintomas motores por muito tempo da doença. Respondem bem a levodopa e chegam a utilizar doses maiores de dopaminérgica equivalente. Também tem uma expectativa de vida maior, cerca de 20 anos.
    O subtipo maligno tipicamente são mais velhos, com início de doença mais velho, são quase que exclusivamente homens, respondem mal a levodopa, evoluem de maneira mais rápida com sintomas de transtorno de comportamento de sono REM, disautonomia e demência e tipicamente foram erroneamente diagnosticados como parkinsonismos atípico. Eles têm uma expectativa de vida menor, cerca de 9 anos.
    O subtipo intermediário ficou intermediário entre ambos em todos aspectos.

    Fonte para vídeo:
    http://stm.sciencemag.org/content/11/474/eaau6550
    https://www.nature.com/articles/s41591-018-0304-3.epdf?referrer_access_token=dJha_R3hqHdpZGiMJVWL4dRgN0jAjWel9jnR3ZoTv0MsTXEvD3uAX69ViQsUnLDuh-dk5ASuI1BxyX5_IVIJbWXzF-kfFmBtMnVJrMbqTiUGqveg5xUZB9IWbV4A-IJVLo4I78GNso8gZEoMPH3brSpQaE9a7_1ti8Daq8jgDk2by1Q7z4NYBnYHAx47GYpA&tracking_referrer=www.medscape.com
    https://jamanetwork.com/journals/jamaneurology/article-abstract/2719823

    Me acompanhe nos outros canais:

    Site: http://willianrezende.com.br/
    Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
    LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend
    E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br

    Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

    – Veja outros vídeos do canal:

    Neurologista – Para Que Serve o Neurologista
    https://youtu.be/VrI6bkaixf0

    Epilepsia – O Que é Epilepsia
    https://youtu.be/K1Lr3uGUejM

    Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer
    https://youtu.be/H5MHNBAflJY

    Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia
    https://youtu.be/bZxN8Jj1DkE

    Parkinson – O Que é Mal de Parkinson
    https://youtu.be/Ztrg9m3L5lE

    Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme
    https://youtu.be/TQv0D1LkA78

    Epilepsia – Como Curar Epilepsia
    https://youtu.be/Bq7A8L7vDAg

    Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC
    https://youtu.be/DHDlCDnrHlU

    Insônia – Como Acabar Com a Insônia
    https://youtu.be/YigIHG8PD8Q

    Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas
    https://youtu.be/7NSxY0wP8bs

    #sono #alzheimer #parkinson #neuro #neurologia #neurologista