Quais são os principais problemas de pele no paciente com Parkinson

Quais são os principais problemas de pele no paciente com Parkinson

A pele é afetada pela presença da alfa sinucleína alterada na própria pele. E inervação que vai para os vasos, glândulas e pelos também é afetada pela doença. Além do controle autonômico central ser afetado.
Como o controle de vasos sanguíneos (cor, presença ou ausência de sangue, presença ou ausência de elementos de defesa ou inflamatórios), glândulas (sudoríparas, sebáceas), fâneros (Pelos e unhas) e nervos (a própria sensibilidade por si só) são afetados, a repercussão de cada elemento gera elementos clínicos.

O controle dos vasos pode ser afetado para menos ou para mais. Quando se tem uma menor vascularização da pele é mais difícil do sangue chegar a pele e com isso levar a defesa e nutrientes. A pele tipicamente fica mais branca e fria. Justo por ter menos sangue e menos defesa é mais fácil de ter infecções de pele como celulites (infecções) nos pés e pernas. Com menos sangue é mais difícil combater cânceres de pele, assim fica mais fácil de ter melanoma ou carcinomas de pele. Quando se tem o contrário, o excesso de fluxo sanguíneo, acaba tendo uma pele inflamada e um constante edema na região, como pés constantemente vermelhos e inchados.

No controle das glândulas o mesmo pode acontecer. Na ativação excessiva das glândulas se tem transpiração em excesso, seja no rosto, no tronco, nas mãos ou nos pés. Nas glândulas sebáceas se tem um excesso de oleosidade da pele, acúmulo de gordura na pele (a pele fica de cor amarelada) e pode desenvolver dermatite seborreica. Na falta de ativação o paciente pode experimentar ausência de suor ou muito pouco suor e isso levar a aumentos de temperatura corporal e vermelhidões aos mínimos esforços e baixa tolerância ao calor. Com pouca ativação sebácea pode ter uma pele muito ressecada e com facilidade para feridas e soltando lascas.

Promoção de Natal

No caso dos fâneros é possível ter piloereção (ficar arrepiado) motivos, ter queda ou pelo finos. Alterações na consistência de unhas.

Os próprios nervos sensitivos também podem ser afetados e ter diminuição da sensibilidade de dor, tato e temperatura. A mudança na inervação pode causar coceiras.

Resumindo:
Pele oleosa, especialmente na testa, lados do nariz, couro cabeludo e sobrancelhas
Escamas de pele que são brancas e escamosas ou amareladas e oleosas
Comichão ou coceira
Perda de sensibilidade, especialmente nos pés
Vermelhidão
Áreas cronicamente inflamadas
Pele seca em excesso
Suor em excesso
Câncer de pele (Melanoma ou carcinoma de pele)

A melhor forma de se tratar é com a otimização dos medicamentos parkinsonianos. Realizar o devido tratamento para cada tipo de problema.

Para a correta prevenção de câncer e infecções o mais indicado é a periódica avaliação pelo dermatologista e a realização do Skin Check, no qual o dermatologista fotografa ou filma toda a pele do paciente e periodicamente compara os registros para saber se tem alguma mancha fora do normal.

O dermatologista também poderá ajudar verificar dobras e pontos frequentes de infecção como unhas, regiões interdigitais e calosidades.

Me acompanhe nos outros canais:

Site: https://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

– Veja outros vídeos do canal:

Neurologista – Para Que Serve o Neurologista
https://youtu.be/VrI6bkaixf0

Epilepsia – O Que é Epilepsia
https://youtu.be/K1Lr3uGUejM

Alzheimer – Quais São os Primeiros Sintomas do Alzheimer
https://youtu.be/H5MHNBAflJY

Saliva – Porque Eu Tenho Muita Saliva – Sialorreia
https://youtu.be/bZxN8Jj1DkE

Parkinson – O Que é Mal de Parkinson
https://youtu.be/Ztrg9m3L5lE

Tremor no Olho – Porque Meu Olho Treme
https://youtu.be/TQv0D1LkA78

Epilepsia – Como Curar Epilepsia
https://youtu.be/Bq7A8L7vDAg

Sequelas do AVC – Como Tratar as Sequelas do AVC
https://youtu.be/DHDlCDnrHlU

Insônia – Como Acabar Com a Insônia
https://youtu.be/YigIHG8PD8Q

Pernas Inquietas – Como Aliviar Síndrome das Pernas Inquietas
https://youtu.be/7NSxY0wP8bs

#parkinson #problemasdepele #pacientecomparkinson #cérebro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here