A história das rodovias dos imigrantes e Anchieta Ambas as rodovias fazem parte de um complexo de estradas chamado de Sistema Anchieta-Imigrantes. Além da Rodovia dos Imigrantes, e da Rodovia Anchieta, faz parte do sistema as Rodovias Padre Manuel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni (conhecida também como Piaçaguera-Guarujá), Interligação Planalto e Interligação Baixada. Tanto a Rodovia dos Imigrantes como a Rodovia Anchieta são consideradas as principais vias de acesso ao litoral sul paulista, e à baixada Santista. Vamos contar um pouco da história de cada uma delas a Seguir, Confira:
Rodovia Anchieta Antigamente chamada de Via Anchieta (SP-150), faz a ligação da capital do Estado a Baixada Santista, passando pelo grande ABC paulista. A Rodovia Anchieta faz parte do sistema que é o maior corredor de exportação da América Latina.
A Rodovia Anchieta foi concluída em momentos distintos: em 1947 houve a inauguração da pista norte. Já a pista sul, teve sua inauguração em 1953. A demora se deu ao fato de algumas paralisações na época, onde o governo entendia ser uma obra desnecessária e com alto custo. O que se prova exatamente o contrário nos dias de hoje. A Rodovia Anchieta é considerada, até os dias atuais, como uma obra-prima da engenharia na época. É tido como um projeto muito audacioso, construir uma rodovia atravessando a Serra do mar por meio de 5 túneis e 58 viadutos, alguns deles bem imponentes. No km 43 da pista descendente há uma curva chamada de ‘Curva da Onça’, considerado o trecho mais perigoso da rodovia e que possui alto índice de acidentes. Estima-se que o número de trabalhadores diretos utilizados para conclusão da pista norte tenha chegado a dois mil.