Queda de Avião em Vinhedo leva Cidadão do Grande ABC Luciano Trindade Alves.
Queda de Avião em Vinhedo leva Cidadão do Grande ABC
Na tarde de sexta-feira do dia 09/08, o país recebeu a tragédia da queda de aeronave da Voepass Linhas Aéreas. O voo 2283, que vinha de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) embarcava 62 pessoas (58 passageiros e 4 tripulantes), dentre elas, um morador de São Bernardo do Campo.
Após o IML concluir a identificação dos passageiros a bordo, Luciano Trindade Alves é uma das vítimas do acidente que não deixou sobreviventes.
Luciano Trindade Alves – Vítima do ABC
Ex-Morador do Parque Selecta em São Bernardo e Químico colorista há 27 anos, Luciano Trindade Alves tinha 49 anos, era divorciado e trabalhava na empresa Sherwin-Williams Divisão Automotiva. Em sua viagem a trabalho, deixou três filhos com o acidente: Guilherme de 26 anos, Maria Luiza de 18, e Lívia de 13.
Os dias de espera pela identificação foram de angústia para a família, “Nós levamos tudo o que foi pedido (para possível identificação) e colhemos amostras de DNA”, disse a irmã da vítima, Luciene Trindade Alves. Luciene esteve ao lado da mãe, Marlei Trindade Alves, e do marido, Ricardo Cavalcanti Alves, em um hotel na Capital enquanto aguardava a ligação do IML (Instituto Médico Legal).
Alguns passageiros puderam ser identificados por impressão digital, já outros necessitaram de identificação por arcada dentária ou teste de DNA, o que demanda mais tempo. “Nós estamos esperando com muita dor. Está matando a gente… A cada minuto que passa”, expressou Luciene.
Cinco dias após a queda do avião, o corpo da vítima do ABC foi identificado e liberado para a família na quarta-feira (14/08). O velório será realizado neste sábado (17), no cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo, a partir das 13h – o endereço é Rua Jardim da Colina, 265, Jardim Petroni.
Pêsames, Declarações e Homenagens a Luciano Trindade Alves
Sherwin-Williams Auto Brasil:
“É com profundo pesar que a Sherwin-Williams Divisão Automotiva comunica o falecimento do colaborador Luciano Trindade Alves, Supervisor da Assistência Técnica, ocorrido no último dia 9 de agosto de 2024, vítima de um acidente em São Paulo. Luciano dedicou 27 anos de sua vida atuando em diversas funções na área técnica automotiva, onde se destacou por seu profissionalismo, ética e principalmente sua humanidade. A todos os familiares, clientes e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. Sabemos como Luciano era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo”.
Sindicato dos Químicos do ABC:
“O Sindicato dos Químicos do ABC, com enorme pesar, registra o falecimento do trabalhador químico Luciano Trindade Alves na tragédia com o voo Voepass 2283, ocorrida nesta sexta-feira (9), em Vinhedo (SP). Luciano trabalhava como colorista na empresa Sherwin Willians e era morador do bairro Selecta, em São Bernardo do Campo. Neste momento de dor, a diretoria do Sindicato se solidariza com os familiares e amigos de Luciano e com a família de todas as vítimas deste terrível acidente”.
Associação Brasileira dos Revendedores de Tintas:
“É com imensa tristeza que a Associação Brasileira dos Revendedores de Tintas (Abrart) informa o falecimento de Luciano Trindade Alves, funcionário da Sherwin-Williams Divisão Automotiva, ocorrido em 09 de agosto de 2024 em São Paulo, vítima de um trágico acidente. Luciano trabalhou por 27 anos na área técnica automotiva, na qual foi amplamente respeitado. Sua dedicação e compromisso com a excelência marcaram de forma significativa todos aqueles que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado. Neste momento de grande pesar, a Abrart expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho”.
Comentários de Amigos em Redes Sociais:
“Uma lenda da pintura automotiva e amigo há mais de 24 anos. Foi o cara que ministrou o primeiro workshop de pintura automotiva que participamos, e que nos ensinou muito de lá para cá. Tivemos a honra de participar de muitos desenvolvimentos juntos na Sherwin Williams, inclusive da tecnologia UV”.
“Um ser humano incrível, muito querido por todos, vai fazer muita falta, mas deixou sua marca por onde passou, vai sempre estar presente em nossas memórias !!! Que Deus conforte o coração da família e o receba de braços abertos”.
O Sexto Acidente Mais Letal da História do Brasil
A queda do avião em Vinhedo já é registrada como um dos acidentes aéreos mais fatais do país. Segue o ranking segundo o número de mortos:
- Air France (2009) – 228 mortos
- TAM (2007) – 199 mortos
- GOL (2006) – 154 mortos
- VASP (1982) – 137 mortos
- TAM (1996) – 99 mortos
- Voepass (2024) – 62 mortos
Luto e Solidariedade
O país lamenta a tragédia e as vidas perdidas em Vinhedo. Figuras como o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo P. Scherer e Papa Francisco expressam sua solidariedade visitando as famílias dos envolvidos além dos respeitos prestados à imagem de Luciano por parte de seus conhecidos. O luto que permanece é forte, mas as lembranças mais ainda, lembranças que eternizam não apenas Luciano Trindade Alves, mas todos a bordo do Voo 2283.
Outras informações sobre o Acidente na Internet:
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.