Aumento do Consumo de Podcasts: Em crescimento desde o seu surgimento, na década de 1990, o podcast tem atraído a atenção mundial por estar se tornando uma das principais mídias, com estudos e pesquisas indicando um aumento na casa dos 20% em 2024, o que vem se repetindo nos últimos anos no Brasil.
Inserido no cotidiano das pessoas, análises apontam que o consumo maior é especialmente feito por parte da geração Z, o que sugere uma conexão fortalecida e até mesmo uma identificação com o formato do conteúdo.
Aumento do Consumo de Podcasts
Sem contar que a acessibilidade aos programas e o fato de poderem ser ouvidos, em sua maioria, de qualquer lugar, são outros diferenciais que impulsionam esse notório crescimento, que conta com uma variedade de temas e gêneros disponíveis para os mais diversos gostos.
O que é Podcast?
Se destacando como uma escolha popular durante o período da pandemia, o podcast ganhou força quando as pessoas que passaram pelos períodos de distanciamento social e lockdown se viram diante da necessidade de encontrar novas maneiras de se informar e entreter.
Desde o início, essa é uma forma de publicar arquivos de áudio produzidos para transmissão pela internet, sejam ao vivo ou gravados, com a possibilidade de serem reproduzidos quantas vezes o ouvinte quiser.
Esse tipo de programa de conversa, com duas ou mais pessoas interagindo entre si, que é o formato que conhecemos atualmente, se popularizou na última década, ao acabar atraindo atenção pela praticidade de conquistar o público pela audição e facilidade de ser possível ouvir em qualquer momento do dia, a depender da rotina ou dos hábitos de cada um.
Aumento no Consumo de Podcast
Conhecidos pela fama de fãs calorosos, que atraem a atenção dos artistas, os brasileiros também têm se destacado em meio ao universo do podcast, principalmente quando observamos o público da geração ‘Z’.
Alguns aspectos que chamam a atenção em relação ao aumento de consumo dos podcasts são as interações de um modo geral, o que inclui os comentários, compartilhamentos e até sugestões de temas, melhorias e abordagens, ou mesmo devido à aproximação com o(s) criador(es) do projeto.
Esse crescimento da inserção do podcast no dia a dia das pessoas é tão impactante e visível que podemos observá-lo por meio da sua adoção na televisão, o que acontece ao decidirem integrar na programação de emissoras, modernizando o que a internet tem a oferecer.
Fanatismo – de Fãs para Fãs
Um dos pontos principais desta crescente é justamente a linguagem informal e natural, sendo produzidos de fãs para fãs, com questões que aproximam e conquistam o público porque são assuntos que fazem parte da realidade de todos, tendo um ídolo em comum como um dos possíveis elos iniciais.
Sendo assim, os roteiros do projeto tendem a ser criados com base em atualidades, curiosidades, históricos, momentos marcantes, relacionamentos, prêmios, lançamentos e por que não polêmicas quando o artista em questão se destaca nesse quesito?
Prova desse sucesso em ascensão é o BeyCast, um podcast criado com os propósitos de divulgar os trabalhos da cantora e compositora Beyoncé no Brasil e fidelizar o público por meio de conversas, debates sobre as obras e o compartilhamento de experiências dos fãs.
E essa não é uma percepção somente de quem ‘está de fora’, porque a equipe do podcast também observou isso logo no início, que teve impacto após o lançamento de programas pontuais, contando até com participações especiais, e ainda destaca que percebeu um alcance significativo logo na estreia.
“Desde então, o foco tem sido manter a fidelidade dos ouvintes e alcançar novos fãs da Beyoncé”.
Em se tratando de um projeto feito de fãs para fãs, o diferencial está na possibilidade de constantemente identificar as necessidades do público e conseguir adaptar para os episódios. Prova disso é o quadro chamado ‘Beyhive’, em que os ouvintes podem enviar suas participações.
Além disso, as redes sociais são uma forte aliada para compartilhar novos episódios, acompanhar a opinião do público e atrair novos ouvintes e olhares, assim como servem como um meio de divulgação de novidades.
Disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais, a equipe está empolgada com os planos futuros, o que não tende a diferir de outros criadores de podcasts que têm conquistado o seu espaço, cada um da sua maneira, seja com o auxílio de redes sociais, parcerias, patrocinadores e/ou participações especiais.
Mais Informações sobre o artigo na Internet
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.