PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioSaúdeDoenças no Verão – Conheça as Mais Comuns

Doenças no Verão – Conheça as Mais Comuns

O verão é a estação favorita para muitos brasileiros. Envolve as férias, e as principais comemorações do ano, como natal e ano novo. Nas Férias, as pessoas costumam se preocupar um pouco menos com a saúde. Afim de aproveitar o tempo. Querem aproveitar esse momento. Por esse Motivo, citaremos algumas as doenças no verão que são mais comuns, para alertar os leitores.

Doenças no Verão – O que Facilita a Proliferação

Você sabe o que? Esta estação facilita a proliferação de doenças no verão? O clima, a temperatura e a umidade no verão facilitam a proliferação de doenças de pele e sistemáticas. Além desses fatores, costumamos ter contato com a água do mar ou da piscina, além ficarmos constantemente expostos ao sol e aumentar a sudorese.

O clima do verão também é mais amigável para mosquitos, agentes biológicos, fungos e bactérias, e muitos desses citados são vetores de doenças.

Doenças As Mais Comuns

Doenças no Verão – Conheça as Mais Comuns
Doenças No Verão – As Mais Comuns
As Mais Comuns
  • Desidratação. Apesar de nos hidratarmos mais por causa do calor, a exposição ao sol e o suor fazem com que percamos muito líquido. Às vezes, quando ficamos na praia, acabamos nos hidratando menos por causa do preço dos líquidos, ou por algum outro motivo. A desidratação pode causar fraqueza e em algumas vezes, temos a temida e conhecida Dor de Cabeça.
  • Prevenção: A prevenção dos casos de hidratação é muito simples, é preciso beber água, pelo menos dois litros, que é o recomendado por médicos. Lembre-se que líquidos como refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos não são equivalentes a um copo d’água.
  • Tratamento: Dependendo do paciente desidratado, os médicos que podem cuidar do caso podem ser: clínico geral, pediatra e gastroenterologista.

Tomar Cuidado com o Sol

  • Insolação
    • A Insolação É muito comum que as pessoas fiquem com insolação no verão, por não usarem protetores solar, ou não reaplicá-los quando necessário. Os sintomas podem ser: febre, diarreias, vômitos, náuseas e principalmente o aumento da temperatura corporal (podendo chegar a 40ºC). Os lugares mais comuns são:
    • Prevenção
      • Quando for tomar sol, escolha ficar na sombra nos períodos de maior impacto solar, e passe protetor solar (de preferência fator 30 ou maior).
    • Tratamento
      • O tratamento é feito a partir do controle da temperatura corporal além de também incluir hidratar o organismo. Mantenha-se em um lugar fresco e ventilado, cremes pós-sol podem ajudar a manter os locais mais gelados.

Viroses. Água, por à Exemplo.

  • Virose: Existem dois tipos de viroses, a respiratória e a gastrointestinal. A última é a mais comum no verão, pois nessa estação temos mais contato com água contaminada, de piscinas e especialmente do mar. Os sintomas incluem febre, diarreia, vômito, entre outros. O tratamento é feito por um infectologista e usualmente inclui descanso e a ingestão de muitos líquidos.
    • Prevenção: Lavar os alimentos cuidadosamente, e evitar ingerir alimentos e líquidos que não estejam lacrados ou que você não sabia como foram feitos. Beba muita água, e sempre lave as mãos, para evitar contaminação.
    • Tratamento: O tratamento é realizado com analgésicos para a febre e dor no corpo, pois no caso de virose, são tratados apenas os sintomas. Soro caseiro pode ajudar o corpo a se recuperar.
  • Micose: Os fungos que causam a virose se proliferam em ambientes quentes e úmidos, especialmente no verão. Micoses podem variar entre frieiras entre os dedos dos pés e dermatofitose. Esta última atinge áreas de dobras do corpo, como axilas, qualquer região do pescoço e virilha. Com a micose também surgem manchas brancas ou com aspecto vermelho, além de causar coceira no local atingido.
  • Prevenção: Para evitar as micoses, mantenha a pele seca, tomar cuidado quando for sair da piscina ou do mar. Não esqueça de enxugar todo o corpo, e de secar entre os dedos e nas dobras do corpo.
  • Tratamento: Pode ser feito a partir de uma infectologista ou dermatologista, e pode incluir talcos, cremes ou pomadas antifúngicos, de fácil acesso.
Doenças no Verão – Indicações
OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

*Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

Quando Procurar um Neuropsicólogo?

Quando Procurar um Neuropsicólogo?: O Neuropsicólogo é um especialista na área da saúde que todo mundo já ouviu falar,...

Continue explorando...

Restaurante Madero abre em Santo André

Restaurante Madero abre em Santo André: Depois do sucesso de seus restaurantes na cidade de São Paulo, a rede Madero chega ao ABC. No próximo dia 3 de março, a partir das 19h30, sobrevirá um jantar beneficente de pré-inauguração do Madero Container Santo André.

Meio Público de Trabalho oferece 12 vagas para Mauá e Santo André

Meio Público de Trabalho oferece 12 vagas para Mauá e Santo André: O Meio Público de Trabalho e Renda de Mauá oferece 12 vagas...

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Artigos Relácionados

Convulsão ou Crise Epiléptica – Como Diferenciar – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Convulsão ou Crise Epiléptica: Muitas pessoas acreditam que Convulsão ou Crise Epiléptica tratam-se da...

Espasmo Hemifacial – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

O espasmo hemifacial trata-se de um tipo de distonia que provoca contrações involuntárias e...

Inteligência Emocional Interfere nas Competições Esportivas

Emocional Interfere nas Competições Em época de copa do mundo, no especial momento de fases...

Formigamentos e Alterações da Sensibilidade – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

A neuropatia periférica refere-se a um dano no sistema nervoso periférico. São os nervos...

Como Brinquedos Podem Auxiliar Crianças Autistas

 As crianças autistas muitas vezes enfrentam desafios únicos no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas...

Dor crônica aumenta o risco de demência em idosos – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Um estudo realizado em colaboração com membros da Divisão de Geriatria da Universidade da...

Ginecologista: Como ele Cuida da Saúde da Mulher

Veja neste artigo como atua o médico ginecologista e porque você pode procura-lo em casos de incontinência urinária, mioma uterino

Como escolher um dentista: 7 dicas para encontrar o profissional ideal!

Como escolher um dentista? Encontrar o dentista ideal é uma jornada que exige atenção...