Dia do Neurologista

5 100% 11 votos

Dia do Neurologista

No 15 de outubro é comemorado o Dia do Neurologista, neurologista é o médico que investiga, pesquisa e por fim diagnóstica para oferecer a um tratamento das doenças que podem surgir no cérebro, nervos, medulas e músculos.

A especialização da neurologia é no tratamento dos distúrbios ou perturbações relacionadas ao sistema nervoso, a profissão vem se realçando e ganhando mais visibilidade, especialmente porque os transtorno psicológicos tem acontecido com mais frequência.

Neurologista Infantil, Neurologista e clinica regenerati

O dia do neurologista foi criado com intuito de dar mais visibilidade para os médicos, pois o ramo da saúde ainda é competitivo e brando.

História da Neurologia

Na metade do século XIX, a neurologia surgiu na França mais precisamente em Paris, com o auxílio dos professores universitário de Salpêtrière. Esses mesmos profissionais impulsionaram a neurologia no Brasil, além também do doutor Antônio Austregesilo Rodrigues de Lima, que focou seus estudos na histeria.

Entretanto, foi somente em 1882 que disciplinas derivadas da neurologia foram criadas, eram elas: Doenças Nervosas e Mentais. Essas foram consideradas fundamentais para que a neurologia e a psiquiatria se tornassem ramos separados.

Em 1902 a primeira escola de neurologia foi fundada no Brasil, e futuramente melhoradas por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. E em 1962 a Associação Brasileira de Neurologia (ABN), foi fundada no Rio de Janeiro.

A Amplitude da Neurologia

A neurologia é o ramo da neurociência responsável por diagnosticar condições que se iniciam no sistema nervoso central, periférico, autônomo e somático, assim como seus revestimentos, sendo eles, vasos sanguíneos e o tecido efetor.

Igualmente aos outros ramos da medicina, a neurologia se divide em especialidades, que se tornam mais específicas e especializadas, que também podem ser chamadas de subáreas.

As principais delas são:

 

  • Neurofisiologia clínica: essa subárea não é atendida somente pelos neurologistas, há casos que podem ser atendidos por psiquiatras ou fisiatra. A função dessa subárea  é tratar conflitos do sistema nervoso central, periférico e autonômico

  • Traumas cerebrais da medicina: A função dessa área é a prevenção, análise, tratamento e a reabilitação desses traumas.  Os neurologistas fazem o importante papel de intermediar o processo de recuperação e melhor dos pacientes.

Dia do Neurologista

  • Medicina neuromuscular: O profissional especializado nessa subárea avalia e analisa as desordens dos nervos, músculos ou junções neuromusculares. a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é um exemplo delas, também a neuropatias periféricas como por exemplo a diabética, distrofias musculares, miopatias, e desordens de transmissão neuromuscular como no caso da Miastenia gravis (doença crônica qualificada por fraqueza muscular e fadiga rápida quando o músculo fica rígido).

Tratamento Multidisciplinar de Doenças Neurológicas

As áreas que a neurologia trata, na maioria das vezes é acompanhada de outra área da saúde, as principais são psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia e terapeutas ocupacionais.

Neurologista SP

doppler transcraniano sp

eletroneuromiografia

neurocirurgião

Isso acontece porque o cérebro é estudado por diversos ramos medicinais além da neurologia.