Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioSaúdeEletroneuromiografia de Fibra Única

Eletroneuromiografia de Fibra Única

Eletroneuromiografia de Fibra Única: Doença Rara e Autoimune, a miastenia gravis pode atingir músculos do corpo todo. Mas com o tratamento certo, dá para conviver com ela. A doença inflamatória que causa fraqueza muscular generalizada ou em músculos específicos.

Fibra Única

Ela pode agredir os músculos dos olhos, acarretando em uma alteração da visão. Criando assim uma visão dupla ou até mesmo um embaçamento visual, estrabismo “ficar vesgo”, deslocamento ou queda de ambas as pálpebras ou alterar a movimentação natural dos olhos.

A Miastenia Gravis também pode chegar a atingir uma parte da musculatura da face. Gerando assim um empecilho e criando uma dificuldade para um Sorriso naturalmente de rosto inteiro. Dificuldade para engolir, engasgar, sentir-se fanho (falando pelo nariz). Isso porque os músculos da Faringe podem também ser prejudicados.

Consigo Aposentar por ser Portadora ou Portador de Miastenia Gravis

Aposentadoria Integral ou Aposentadoria Especial. Essa Doença não é prevista em lei é válida para concessão de Aposentadoria.  Então a doença de miastenia Gravis deve chegar a um estágio que torne o doente incapaz para qualquer tipo de trabalho.

Sentir-se cansado ou sensação de fadiga repentina e sem explicação qual tende a piorar durante o dia.

Esses são Exemplos de Sintomas. Porém diagnosticar em moema são paulo a doença é um outro assunto.

Como Diagnosticar a Miastenia?

Eletroneuromiografia de Fibra Única

Exames normalmente solicitados pelo especialista para a detecção da doença incluem:

  • Exame de Sangue,
  • Exames de Imagem do Crânio e também do Torax do paciente,
  • Eletroneuromiografia com estimulação Repetitiva e a
  • Eletroneuromiografia de Fibra Única.

Se preferir, assista ao Neurologista Falando de Miastenia Gravis! diretamente no YouTube.

 

Não muito anos atrás, se fazia necessário utilizar uma agulha de Fibra Única, reutilizável e porém de Alto Custo agregado, para a análise do jitter. Técnica altamente avançada de eletroneuromiografia que tem como objetivo avaliar o tempo de transmissão na junção neuromuscular. Aqui em São Paulo no Bairro do Butantã essa que também é conhecida como eletromiografia de fibra única (EMGFU).

Porém, além do motivo já citado e para infelicidade esse método não tem uma boa difusão aqui no pais Sul Americano Brasil. Principalmente, por requerer treinamento médico especializado.

Agulha Concêntrica no Exame de Eletromiografia

Mais recentemente, a agulha concêntrica, que já é empregada no exame de eletromiografia, vem tendo sua utilização de alternativa à agulha de fibra única.

Com o objetivo de validar essa técnica, um grupo de pessoas saudáveis e outro de pacientes com miastenia gravis (MG) foram avaliados para estimar os parâmetros do jitter com a agulha concêntrica no músculo orbicular do olho.

Eletroneuromiografia o nome causa espanto e até medo em alguns, mas é um procedimento bem tranquilo. Você tem dúvidas de quanto custa realizar o exame de eletroneuromiografia? ou se eletroneuromiografia dói?

Todos os indivíduos ainda passaram por dosagens do anticorpo antirreceptor de acetilcolina e pela estimulação repetitiva a 3 Hz nos músculos trapézio, abdutor do dedo mínimo e orbicular do olho no momento do estudo do jitter.

A EMGFU foi considerada anormal quando a diferença consecutiva média do jitter ficou acima do limite superior da normalidade (LSN) obtido no grupo controle ou quando mais de 10% dos valores individuais dojitter superaram o LSN em cada avaliação.

Em todos os pacientes com MG, nove com a forma ocular da doença e 19 com a forma generalizada, o exame mostrou-se anormal. Além disso, sua positividade foi maior do que a estimulação repetitiva e a dosagem de anticorpos nesse grupo.

“O estudo demonstrou que a agulha concêntrica é mesmo uma boa alternativa, embasando seu emprego em nosso serviço e, evidentemente, levando o Fleury Medicina e Saúde a se tornar um dos pioneiros na utilização desse método no Brasil”, comenta a neurologista Flavia Costa Nunes Machado, médica do Serviço de Eletroneuromiografia do Fleury Medicina e Saúde.

Tempo de Exame

Com uma duração de aproximadamente 60 (sessenta) minutos à 1 hora e vinte. Tente a ser um incomodo ao paciente, mas não pode ser considerado dor ou irritação.

Eletroneuromiografia de Fibra Única em Vitória:

Eletroneuromiografia de Fibra Única em São Paulo: Av. Ibirapuera, 2907 – conjunto 1618 – Indianópolis, São Paulo – SP, 04029-200
Telefone: (11) 3522-9515

Artigos Relacionados
  1. Additional tests to investigate neuropathic pain. The value of electroneuromyography for neuropathic pain
  2. How is single-fiber electromyography (SFEMG) performed? Medscape
  3. Neurology India | July-September 2008 | Vol 56 | Issue 3Interpretation of electroneuromyographic studies in diseases of neuromuscular junction and myopathies (PDF) USA

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da sua rotina. Motoristas de aplicativo, como os milhares que circulam pelo Grande ABC Paulista e...

Ribeirão Pires: Testes Gratuitos de Hepatite em Julho Amarelo

Hepatites Virais: Ribeirão Pires Intensifica Campanha de Conscientização e Testagem Gratuita em Julho AmareloRibeirão Pires, cidade modelo na luta contra as hepatites virais, reforça ações de conscientização e prevenção em julho, oferecendo testes gratuitos em todas as Unidades de...

Mauá Enfrenta a Gripe: Vacinação Contra Influenza Continua!

Mauá Enfrenta a Gripe de Frente: Vacinação Contra Influenza Continua! A gripe te pegou desprevenido? Tosse, febre, dores no corpo... a influenza não dá trégua, mas Mauá também não! Mauá Enfrenta a Gripe: Vacinação Contra Influenza Continua! Enquanto muitos já baixaram a...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato