Eletroneuromiografia Sp
Eletroneuromiografia SP – Médico Neurologista
5 100% 51

Eletroneuromiografia SP: Nome dado ao estudo da Condução Nervosa(Neurocondução ou também Eletroneurografia) este sempre é realizado por meio da Estimulação Elétrica dos Nervos Periféricos e assim, temos o Registro da Resposta Sensitiva ou também da Motora à Distância, na forma de uma diferença de potencial.

O que é Eletroneuromiografia SPExame de Eletroneuromiografia SP

Se seu Médico normalmente Neurologista ou Neurocirurgião fez a uma solicitação para Realizar este exame, o Exame de Eletroneuromiografia SP neste artigo indicaremos um Neurologista de Confiança, que segue todos os protocolos internacionais. Você sabe qual a diferença entre o Neurologista, Neurocirurgião e o Neurologista Infantil?

Para os critérios do Exame, parâmetros essenciais utilizados para a avaliação são:

  • a latência
  • amplitude das respostas.

Por meio das respostas obtidas com as latências, podemos assim chegar a um ponto de referencia e assim, temos como Calcular a Velocidade de Condução Nervosa ou Avaliá-la indiretamente. Essas latências estão tipicamente fora do comum e Aumentadas nas Doenças Desmielinizantes. A amplitude dos potenciais avalia indiretamente o contingente de axônios no nervo estudado.

Eletroneuromiografia Sp 03

Na clínica, realizamos o Exame de Eletromiografia SP, por sua vez, estuda a atividade elétrica na intimidade muscular, em diferentes estágios de ativação, realizada normalmente com um eletrodo na forma de agulha. Durante o repouso, os músculos normalmente apresentam silêncio elétrico. As alterações encontradas dependem fundamentalmente da cronologia do processo patológico, sendo necessárias três a quatro semanas para aparecem os sinais de desenervação no repouso.

Já durante a contração, é possível analisar morfologicamente os potenciais de ação das unidades motoras e seu padrão de recrutamento. Nas neuropatias, observa-se um aumento da amplitude e duração dos potenciais das unidades motoras em consequência do processo de reinervação, além do recrutamento de poucas unidades operando em alta frequência.

Eletroneuromiografia Sp 01

Nas miopatias, ocorre uma diminuição da amplitude e da duração dos potenciais devido à perda de fibras musculares. O recrutamento nessa situação é precoce e excessivo.

A Eletroneuromiografia SP está normalmente sendo indicada para a Avaliação:

  • de Lesões Nervosas Periféricas Focais
  • síndrome do túnel do carpo,
  • radiculopatias decorrentes de problemas na coluna,
  • paralisias faciais, e
  • outras – e
  • na investigação de doenças neuromusculares
    • Polineuropatias,
    • Miopatias,
    • Miastenia Gravis e
    • Esclerose lateral amiotrófica.

O Exame de Eletroneuromiografia SP pode Ajudar mais?

Eletroneuromiografia Sp

Neurologista Infantil e ou Neuropediatra veja aqui

Este exame pode sim ajudar mais, pois além de todo o resultado que este apresenta, podemos utilizar de suas propriedades para poder Auxiliar na Investigação:

  • de Distúrbios do Movimento,
  • Distúrbios autonômicos e
  • Incontinência Esfincteriana.

Trata-se de um exame Eletroneuromiografia SP composto por uma série de testes Neurofisiológicos que visam o estudo funcional do sistema nervoso periférico, da junção neuromuscular e dos músculos.

Assista no Youtube se prefeirar

A avaliação é habitualmente composta por duas etapas:

  1. o estudo da condução nervosa e da
  2. Eletromiografia.
Endereço do Exame Eletroneuromiografia SP

Endereço: Av. Ibirapuera, 2907 – 1618 – Moema, São Paulo – SP, 04029-200, Brasil
Telefone: +55 11 3522-9515

Eletroneuromiografia SP(ENSP) – Orientações aos pacientes

A Eletroneuromiografia SP é um método de diagnóstico neurofisiológico usado na avaliação diagnóstica e prognostica das doenças dos nervos periféricos, plexos, raízes, neurônios motores espinhais, além dos músculos e junções neuromuscular.

O Exame consta dos testes de neurocondução (condução nervosa sensitiva e motora, ondas F e reflexos Hde raízes cervicais ou lombares) e do exame eletromiográfico com agulha.

O Exame eletromiográfico é realizado com eletrodo de agulha descartáveis e de suo único que são inseridos através da pele até o músculo; podem ocorrer sangramentos puntiformes e formação de diminutos hematomas. Essa ocorrência é inerente ao exame e não traz nenhum risco à saúde.

Verifique se seu Pedido Médico informa a Região a ser Examinada (membro superior direito, membro superior esquerdo, membro superiores, membro inferior direito, e assim por diante) e traz a hipótese diagnóstica. A ausência dessa informação implicará na não realização do seu exame. Visando a uma maior sensibilidade diagnóstica é sempre recomendável comparar lados direito e esquerdo, assim por exemplo, na investigação de uma síndrome dolorosa no membro superior direito recomenda-se exame de ambos os membros superiores.

No dia do exame venha alimentado. Procure vestir roupas folgadas e fácil remoção e procure evitar o uso de calças jeans (as senhoras devem vir de saia ou vestido). Não use cremes hidratantes, óleo, ungüentos ou quaisquer cosméticos nas regiões que serão examinadas. O Sr.(a) deve chegar ao local de exame com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado; não podemos garantir o atendimento de pacientes que chegarem depois do horário agendado. Se não puder vir solicitamos a gentileza informar ao SAC.

Exame Eletroneuromiografia Não pode ser Realizado em

Não realizamos exame em crianças com idade inferior a 05 (cinco) anos e o exame não pode ser feito sob sedação, pois requer a colaboração consciente e voluntária do paciente. Pacientes entre 06 (seis) e 18 (dezoito) anos só serão examinados na presença de um dos pais ou responsáveis.

O Exame não pode ser realizado em pacientes com marca passo e com cateter intracardíaco (próteses valvares, stents, ou revascularização miocárdica não trazem qualquer limitação para o realização do exame). Também não pode ser realizado se o Sr. (a) estiver em uso de anticoagulante (AAS ou aspirina não trazem risco), ou se a região a ser examinada apresenta infecção da pele (erisipela ou abscesso), trombose ou flebite. O exame de agulha também não pode ser realizado nas pacientes que foram submetidas a mastectomia com esvaziamento axilar.

Está procurando por Exame de Doppler Transcraniano?

Doenças Pré Existentes

Caso os Sr.(a) seja portador dos vírus da hepatite B ou C ou HIV informe ao Médico que Realiza o Exame (somente a ele). Essa informação é importante para que o médico que realiza o exame tome providência de autoproteção mais adequadas.

Veja aqui onde pode realizar o Exame de Eletroneuromiografia em SP.