Doppler Transcraniano SP: Caro leitor, vamos abordar aqui um assunto que para o meio médico, principalmente para os Neurologistas é bem usual. Estamos claro, falando sobre o Exame de Doppler Transcraniano SP (DTC) é um exame realizado para identificar alterações no fluxo sanguíneo cerebral, não invasivo e indolor para o paciente.

Onde fazer o Doppler Transcraniano SP?

Onde fazer o Doppler Transcraniano SP?
Onde fazer o Doppler Transcraniano SP?

Este exame de Doppler Transcraniano SP é fundamental para realizar o diagnóstico e também para que o neurologista faça o acompanhamento de alguns quadros clínicos como, por exemplo:

O que é o Doppler Transcraniano SP?

Doppler transcraniano SP. O Exame neurológico de Doppler transcraniano SP é um tipo de exame médico diagnóstico ultra-sonografia. Avalia as velocidades de fluxo do sangue, nas principais artérias do cérebro.

O que é Ultra Transfontanela?

Ultrassom transfontanela é uma ecografia cerebral que permite diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais dos recém – nascidos, auxiliando no seguimento de alterações do desenvolvimento neurológico associados á estas lesões.

Doppler Transcraniano Quanto Custa?

Hoje na região da Capital Financeira de São Paulo/SP, bem no coração da região da Grande São Paulo, os valores do exame de Doppler transcraniano SP estão atualmente (dados atualizados: Fevereiro/2018) entre R$600,00 (seiscentos reais)  (valores pagos pelo SUS, em centrais de captação de órgãos) a R$ 2600,00 (dois mil e seiscentos reais), dependendo das condições, tipo de exame, localidade onde está sendo realizado, etc.

Doppler Transcraniano SP

​O Doppler transcraniano SP é um método baseado no sistema de Doppler de emissão pulsada de ondas de baixa freqüência, capazes de atravessar o crânio íntegro. Trata-se de um exame não invasivo e indolor ao paciente.

O principal objetivo quando este exame é solicitado, é utilizar do exame de Doppler Transcraniano SP para então poder realizar uma avaliação da circulação sanguínea dos principais vasos intracranianos.

Quando está Indicado? Quando meu Neurologista pede este Exame?

Os neurologistas sp, normalmente solicitam o exame nesses casos a seguir:

  • Situações de tontura,
  • Vertigem,
  • Síncope e
  • Doença Vascular Cerebral – famoso (AVC),
  • Na suspeita de estenose (estreitamento) das artérias basais do encéfalo,
  • Avaliação do padrão e efetividade das circulações colaterais intracranianas em doentes que apresentam estenoses ou oclusões extra ou intracranianas.
  • Avaliação e seguimento de pacientes com traumatismo craniencefálico da evolução de vasoconstricção, conhecida como vasoespasmo, das artérias intracranianas de qualquer etiologia, especialmente após ocorrência de hemorragia subaracnóidea.
  • Detecção de mecanismo de embolia encefálica paradoxal, conhecido como “shunt direito-esquerda”, na pesquisa de forame oval patente e fístula arteriovenosa pulmonar.
  • Na suspeita de hipertensão intracraniana e de morte encefálica.

Como é realizado o Exame de Doppler SP?

Com o paciente em posição deitada, o médico especialista encosta um dispositivo em determinadas regiões da cabeça do paciente com o objetivo de detectar sinais de fluxo sanguíneo nas artérias do cérebro.

Existe Alguma Contra-Indicação?

Não há contra-indicações para a realização do exame.

Qual o preparo necessário para a realização do exame?

Nenhum preparo especial é necessário para realização do exame

O que faço para tirar Dúvidas? e ficar mais tranquilo?

O Clínica Regenerati possui uma equipe composta por médicos neurologistas, médicos Neurocirurgiões, Médicos Neurologista Infantil, Médicos Neuropediatras e todos são altamente especializados na realização e interpretação deste exame. Inclusive, podemos sitar treinamentos corriqueiros no Exterior, principalmente nos Estados Unidos da América. Se ainda ainda, você tem alguma dúvida sobre o exame de doppler transcraniano sp, para mais informações, entre em contato com o Departamento de Neurofisiologia Clínica pelo telefone (11) 3256-2464.​

Entre em contato Conosco para Agendamentos o seu Exame de Doppler Transcraniano SP!

Morte Cerebral e Este Exame

O uso como diagnóstico de morte cerebral, na avaliação do estado de parada circulatória cerebral, tem sido bastante difundido, pela facilidade de realização deste método diagnóstico em ambiente de UTIs, à beira do leito.

A avaliação de pacientes com Anemia falciforme, na indicação de necessidade de transfusões sanguíneas, é outro exemplo de excelente indicação clínica deste exame.

Resultados Esperado com o Doppler

Entre os 1120 (um mil cento e vinte) exames analisados, 1008 (um mil e oito) pacientes realizaram apenas um exame, os demais realizaram entre (02) dois e (06) seis exames de seguimento. A média de idade dos pacientes foi 61,5 (sessenta e um virgula cinco) anos variando entre 1 e 93 anos, sendo 60% do sexo feminino.

Podemos observar um aumento progressivo do número de Exames no decorrer dos quatro anos:

  • em 2001 foram realizados apenas 30 (trinta) Exames (início em agosto daquele ano);
  • em 2002, foram realizados 298 (duzentos e noventa e oito) exames;
  • em 2003 foram realizados 387 (trezentos e oitenta e sete), e finalmente, de janeiro até setembro
  • de 2004 foram realizados 405 (quatrocentos e cinco) exames. A grande dificuldade de insonação através da janela temporal ocorreu em 118 (cento e dezoito) (11%) casos.
  • As especialidades que solicitaram com maior freqüência o exame foram a neurologia e neurocirurgia (o Médico Neurologista e o Neurocirurgião em ordem de solicitações), analisadas em conjunto devido à semelhança das indicações.
  • Em seguida vieram a otorrinolaringologia SP,
    • na estenose carotídea extracraniana,
    • trombose venosa cerebral,
    • migrânea,
    • vasoespasmo secundário,
    • pesquisa de embolia paradoxal e
    • meningite completaram

Do Número Total de Exames

Quando correlacionamos as indicações para o exame e seus resultados, observamos que em 35% dos exames foi possível corroborar o diagnóstico positivamente, embora a exclusão da hipótese diagnóstica também seja de importância clínica. Entre as três principais solicitações para auxílio diagnóstico observamos que houve corroboração positiva da hipótese em 21% dos pacientes com insuficiência vertebrobasilar, 62% dos pacientes com vasoespasmo e 34% com fenômeno embólico em atividade.

O diagnóstico de morte encefálica no nosso serviço é historicamente auxiliado pelo exame de eletrencefalograma; a solicitação de DTC ocorreu em condição específica, como
nos casos de envolvimento de medicamentos supressores da atividade elétrica cerebral.

Entre os 13 exames solicitados, 7 foram positivos.

O Neurologista do meu Convenio disse que não pode Confiar no Exame de Doppler

O Mercado hoje é muito mais capitalista do que antes (talvez). A ideia de se ter dinheiro sobrando é uma boa pedida para todos. Os convênios tem em sua maioria um lob interno (claro que isso é uma informação em OFF) pois o convenio, de forma alguma, irá dizer em publico isso. Mas eles preferem economizar, a realizar o que se existe de mais moderno hoje. Para manter essa informação em evidencia, os realizados do exame (do convenio) executam o procedimento fora do padrão internacional.

Resultado, o médico do convênio não vai solicitar outro e da o resulta como insatisfatório. Lembrando que esta é uma opinião minha, apenas para um informação. Não podendo ser utilizado para meios de direito ou de lei em vigor.

Recomendo, se necessário, procurar sim os seus direitos de Cidadão. Utilizar se preciso das regras do Reembolso do Plano de saúde. Pois, nesse ponto, o dinheiro pouto importa. Estamos falando da sua vida! Boa sorte.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here