INSS: Direitos na Hora da Negociação com o seu Plano de Saúde: INSS: Veja seus direitos na hora de negociar com o Plano de Saúde. Pouco mais de um em cada cinco idosos (23%) tem plano de saúde privado
INSS: Direitos na Hora da Negociação com o seu Plano de Saúde
Você sabia que hoje os Falsos Coletivos são uma realidade? e vem dando muita dor de cabeça aos Brasileiros? Principalmente na hora da re-negociação com o Plano de Saúde ou com o Seguro saúde privado?
Conheça de uma vez por todas tudo! e veja seus direitos na hora de negociar com o Plano de Saúde. Pouco mais de um em cada cinco idosos (23%) tem plano de saúde privado no Brasil, apontam dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Para esse grupo da população, há regras específicas.
Estatuto do Idoso, os planos só Podem aplicar o Reajuste
“Desde 2004, com o Estatuto do Idoso, os planos só podem aplicar o reajuste de preço por idade até os 59 anos. A partir dos 60 anos, apenas podem incidir os reajustes inflacionários, como o ajuste anual”, explica Thiago Soares
o Cunha Ferraz Advogados. Isso vale tanto para os beneficiários de planos individuais quanto de coletivos.
“Os aumentos dos planos individuais são controlados e, relativamente, baixos. Neste ano, o Idec entrou com ação contra a ANS, que estabeleceu teto de 7,35%. Já os planos coletivos não têm reajuste máximo fixado pela agência”, diz Ana Carolina Navarrete, advogada e pesquisadora em saúde do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor).
Coletivos Respondem por Cerca de 60% do Total de Contratações
Os planos coletivos respondem por cerca de 60% do total de contratações de pessoas acima de 60 anos, segundo a ANS. A adesão é geralmente empresarial, via sindicato ou associação.
“A operadora é obrigada a comunicar à ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar os reajustes que aplica, mas a justificativa não é informada de forma clara aos consumidores. Aquele que quer saber como se chegou no valor do aumento precisa fazer uma solicitação por escrito. Aí, a operadora precisa fornecer os cálculos e as planilhas”, diz Navarrete.
O que é ANS e para que serve?
O que é ANS e para que serve? A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.
Aquele que se aposenta precisa ficar atento aos requisitos para manter o plano empresarial. Segundo a Lei do Plano de Saúde, para que isso seja possível, o empregado precisa ter contribuído com as mensalidades, que não podem ter sido integralmente pagas pelo empregador. Após se aposentar, ele vai passar a pagar o valor integral do convênio.
“A resolução 279/2011 da ANS define que o plano para o funcionário aposentado deve ter as mesmas condições de cobertura assistencial dos planos de funcionários ativos”, explica Felipe Bastos, sócio da área de seguros do Veirano Advogados. Isso inclui rede assistencial e padrão de acomodação, por exemplo.
Como fazer uma reclamação na ANS?
Como fazer uma reclamação na ANS? DISQUE ANS 0800 7019656.CANAIS DE ATENDIMENTO.Fale sobre a ANS.
O que a ANS regula?
O que a ANS regula? A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, que regula o mercado de planos privados de saúde por determinação da Lei n° 9.656 de 3 de junho de 1998.
Essa condição não garante, porém, o mesmo preço ou reajuste. “A ANS permite que os aposentados sejam agrupados junto com ex-empregados demitidos sem justa causa e formem um grupo à parte, graças ao qual é possível chegar a preços diferenciados, num regime de adesão coletiva.”
O que é guia TISS e TUSS?
O que é guia TISS e TUSS? Dados do Setor TISS/TUSS. TISS é um padrão eletrônico nacional, estabelecido pela ANS para a Troca de Informações na Saúde Suplementar que atua na rotina e na dinâmica de trabalho entre as operadoras de planos privados de assistência à saúde e os prestadores de serviços.
Qual o número do telefone da ANS?
Qual o número do telefone da ANS? Localizados em diferentes partes do Brasil, os núcleos orientam, fiscalizam e aplicam penalidades às empresas de planos de saúde. Atenção: Para ser atendido por telefone, ligue para Disque ANS 0800 701 9656, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, exceto feriados nacionais.
Onde fazer reclamação sobre Plano de Saúde?
Onde fazer reclamação sobre plano de saúde? Já as reclamações sobre seguradoras e operadoras de planos de saúde são feitas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e podem ser registradas: por meio do disque ANS (08007019656); por carta ou por formulário de atendimento eletrônico; ou ainda nos núcleos de atendimento presencial.
O que é o rol de procedimentos da ANS?Rol de cobertura: saiba quais são os procedimentos de cobertura obrigatória. O rol de procedimentos de cobertura obrigatória é uma listagem elaborada pela ANS na qual constam os procedimentos (exames, cirurgias etc) que obrigatoriamente deverão ser cobertos pelas operadoras de planos de saúde.
- Exames,
- Cirurgias,
- etc
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.