Neurologia Infantil – Você Sabe o que é?: A Neurologia Infantil, também conhecida como Neuropediatria, é uma especialidade médica que estuda e realiza tratamentos de doenças relacionadas ao Sistema Nervoso Central.

Neurologia Infantil – Você Sabe o que é?

(Cérebro, Cerebelo e Tronco encefálico) e o Sistema Nervoso Periférico (Músculos e Nervos) de crianças e adolescentes. Aqui nesta matéria iremos abordar diversos pontos, vamos conhecer de uma forma muito melhor este profissional e qual a sua contribuição para o bem-estar a Saúde dos Pequenos.

Assim, você poderia decidir se deve levar seu filho já ao Neuropediatra ou levar sua criança ao Neurologista Infantil.

Neurologia Infantil

O Neurologista Infantil

É a função do profissional Neurologista Infantil avaliar Crianças e Adolescentes, de um ponto de vista das aquisições Motoras, Cognitivas e de Linguagem, desde o nascimento até o final da adolescência. Este médico fez residência em pediatria ou em Neurologia e, em seguida, uma Especialização em Neurologia Infantil. Este treinamento diferenciado permite uma melhor relação entre médico e paciente, já que o tratamento tende a ser prolongado, por ser diretamente ligado às doenças crônicas.

Quando Procurar o Neurologista Infantil

É comum os pais de crianças irem ao Neurologista por meio do encaminhamento de profissionais de outras áreas. Os problemas neurológicos são, comumente, questões genéticas e hereditárias, traumas mecânicos e até mesmo problemas neurológicos severos.

O Neuropediatra tem como função essencial dar um diagnóstico e um prognóstico nestes pacientes infantis, além de fazer uma orientação terapêutica e manter um acompanhamento do caso.

O Hospital Infantil de Boston foi nomeado o hospital infantil número 1 da nação pelo Relatório de Notícias e Mundo dos EUA pelo quinto ano consecutivo! Trabalhamos muito a Neurologia Infantil e a Neuropediatria. É uma honra que não poderíamos ter alcançado sem você. Em nome de todos os membros da equipe de Boston, obrigado por nos inspirar a sermos mais ousados, sonharmos mais e tornarmos impossível para nossos pacientes e familiares.

Sandra L. Fenwick, CEO

Médico neuropediatra recebe corriqueiramente casos e demandas escolares, como as dificuldades dentro desse âmbito, atraso na fala e na caminhada, distúrbios do sono, dores de cabeça e qualquer outra situação relacionada ao sistema nervoso.

Sintomas que Indicam a Necessidade de Procurar um Neurologia Infantil

  • Alterações psíquicas: Distúrbios de comportamento, linguagem, pensamento, retardo no desenvolvimento psicomotor e da consciência;
  • Alterações da sensibilidade: Formigamentos e anestesias;
  • Alterações motoras: Paralisia em alguma parte do corpo, tremores, distúrbios no equilíbrio e na coordenação, alguns movimentos involuntários.

Patologias Comuns Atendidas Pelo Neurologia Infantil

  • Dificuldade escolar;
  • TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Autismo;
  • Epilepsia;
  • Doenças musculares.

Número Crescente de Substâncias Químicas Relacionadas a Distúrbios Cerebrais em Crianças

Produtos químicos tóxicos podem estar desencadeando os recentes aumentos nas deficiências do neurodesenvolvimento em crianças – como:

Neurologista Infantil SP Moema

Neurologista Infantil SP Moema A Neurologia Infantil em São Paulo, similarmente conhecida como neuropediatra podemos indicar outro ali perto Neurologista infantil no Campo Belo SP por exemplo.

Informações baseadas de acordo com um novo estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) e da Icahn School of Medicine no Monte Sinai. Os pesquisadores dizem que uma nova estratégia global de prevenção para controlar o uso dessas substâncias é urgentemente necessária.

O Relatório foi Publicado on-line em 15 de fevereiro de 2014 (PDF).

“A maior preocupação é o crescente número de crianças que já são e que ainda serão afetadas por Danos Tóxicos ao Desenvolvimento do Cérebro na Ausência de um Diagnóstico Formal.

Eles sofrem atenção Reduzida, atraso no Desenvolvimento e Baixo Desempenho Escolar. Produtos químicos industriais estão surgindo como causas prováveis ”, disse Philippe Grandjean, professor adjunto de saúde ambiental da HSPH.

Métodos Diagnósticos na Neurologia Infantil

Antes de solicitar exames neurológicos, se faz necessário uma entrevista conhecida como anamnese dentro do meio clínico. Em seguida, durante a própria consulta, o neuropediatra realiza exames físicos que possam ajudar no diagnóstico. A partir destas informações, é possível solicitar exames laboratoriais e/ou de imagem, para confirmar a suspeita diagnóstica.

Com o avanço da tecnologia científica, o trabalho da neurologia infantil se tornou mais fácil. Podemos diagnosticar precocemente e tratar de casos complicados, antes que se tornem mais graves. Exames de imagem, bioquímica e eletroencefalografia ajudam a dar um diagnóstico mais completo para decidirmos pelo melhor método de tratamento.

Tratamento dos Distúrbios Neurológicos nas Crianças

Infelizmente, nem todos os problemas neurológicos em crianças possuem cura. Contudo, o neuropediatra consegue melhorar o desenvolvimento da criança ou adolescente, por meio de um trabalho multidisciplinar. Além disso, o tratamento pode ser feito também com ajuda de medicamentos.

Nesse caso, é necessário que o profissional, além de identificar o medicamento mais adequado para o paciente, acompanhe continuamente a evolução do quadro. Dessa forma, a equipe multidisciplinar pode ser definida de acordo com o grau de comprometimento e também se ajustar ao esquema farmacoterápico, sabendo informações como: se ele é temporário ou permanente, efeitos adversos e outras.

Neurologia Infantil

O tratamento multidisciplinar para as patologias neurológicas infantis envolve vários profissionais, que devem ser especializados em reabilitação infantil. Entre eles, estão: psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, nutricionistas, fonoaudiólogas e fisioterapeutas. Esta equipe busca, em conjunto, desenvolver resultados eficientes e visíveis.

Agora que você já conhece o profissional Neuropediatra e como ele trata da saúde neurológica infantil, acesse o site: Neurologista Infantil, para conhecer melhor os temas relevantes sobre esta área da Medicina.

Fontes Internacionais de Neuropediatria

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating / 5. Contagem de Votos:

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

3 COMENTÁRIOS

  1. Antes de solicitar exames neurológicos, se faz necessário uma entrevista conhecida como anamnese dentro do meio clínico. Em seguida, durante a própria consulta, o neuropediatra realiza exames físicos que possam ajudar no diagnóstico. A partir destas informações, é possível solicitar exames laboratoriais e/ou de imagem, para confirmar a suspeita diagnóstica.

  2. “The greatest concern is the large numbers of

    who are affected by toxic damage to brain development in the absence of
    a formal diagnosis. They suffer reduced attention span, delayed
    development, and poor school performance. Industrial chemicals are now
    emerging as likely causes,” said
    adjunct professor of environmental health at HSPH.

  3. A Neurologia Infantil, também conhecida como Neuropediatria, é uma especialidade médica que estuda e realiza tratamentos de doenças relacionadas ao Sistema Nervoso Central (Cérebro, Cerebelo e Tronco encefálico) e o Sistema Nervoso Periférico (Músculos e Nervos) de crianças e adolescentes. Aqui nesta matéria iremos abordar diversos pontos, vamos conhecer de uma forma muito melhor este profissional e qual a sua contribuição para o bem

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here