Neurologista: O que é um Neurologista? A Neurologia é o Ramo da Medicina que tem a Preocupação com o estudo e o tratamento de Distúrbios do Sistema Nervoso. O Sistema Nervoso é um Sistema Complexo e Sofisticado que Regula e Coordena as Atividades Corporais.

Neurologista

Tem duas divisões principais:

  • Sistema Nervoso Central:
    • Cérebro e
    • Medula Espinhal
  • Sistema Nervoso Periférico:
    • Todos os Outros elementos Neurais, tais como:
      • Olhos,
      • Ouvidos,
      • Pele e
      • Outros “Receptores Sensoriais”

O Médico Especialista em Neurologia é chamado Neurologista.

O Médico Especialista em Neurologia Infantil é chamado de Neurologista Infantil ou Neuropediatra.

Neurologista: O que é um Neurologista?

O Neurologista trata Distúrbios que Afetam o

  • Cérebro,
  • Medula Espinhal e também os
  • Nervos, como:
    • Doença Cerebrovascular, como:
    • Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central, como:
      • Esclerose Múltipla
    • Distúrbios da Dor de Cabeça
    • Infecções do Cérebro e
    • Sistema Nervoso Periférico
    • Distúrbios do Movimento, como a:
    • Doença de Parkinson
    • Mal de Parkinson
  • Distúrbios Neurodegenerativos, como
    • Doença de Alzheimer,
    • Mal de Alzheimer,
    • Doença de Parkinson
    • Mal de Parkinson e
    • Esclerose Lateral Amiotrófica
      • Doença de Lou Gehrig
  • Distúrbios Convulsivos, como
    • Epilepsia
  • Distúrbios da Medula Espinhal
  • Distúrbios de Fala e Linguagem

Assista ao vídeo o que faz um Neurologista diretamente no Youtube se Preferir. o Dr Willian Rezende Explica tudo. Ponto a ponto. Muito bom o vídeo Recomendo.

Neurologistas não tem a função e não realizam cirurgia. Se um de seus pacientes precisar de fato de uma Cirurgia, eles o Encaminham então para outro profissional da Areá Médica para um Especialista chamado de Neurocirurgião.

1Estudos para se Tornar um Neurologista nos Estados Unidos

  • Quatro anos de educação pré-médica em uma faculdade ou universidade
  • Quatro anos de faculdade de medicina resultando em um M.D. ou D.O. grau (doutor em medicina ou doutor em osteopatia)
  • Estágio de um ano em medicina interna ou medicina / cirurgia
  • Pelo menos 3 anos de treinamento especializado em um programa de residência em neurologia credenciado
  • Muitos dos Especialista Neurologistas também têm treinamento ou interesse adicional em uma área da Neurologia, como

2O que acontece Durante um Exame Neurológico?

O que acontece durante um Exame Neurológico? Nos Exames Neurológicos, Médicos Especializados, conhecidos como Neurologistas, realizam exames para identificar condições médicas que afetam o sistema nervoso. Neurologista Infantil, Neurologista, Neurocirurgião ou Cirurgião de Coluna?

Existem várias condições Neurológicas (Sistema Nervoso) diferentes, incluindo Derrames, Doença de Parkinson, Mal de Parkinson, Enxaquecas Crônicas, Meningite, Epilepsia e Esclerose Múltipla. Ainda temos outras áreas Médicas como Neuropsicóloga

Eles podem causar uma ampla variedade de Sintomas, como Graus Variados de Paralisia em uma perna ou braço, tontura ou problemas de fala, fraqueza muscular, sensações incomuns ou confusão.

Portanto, os exames neurológicos consistem em toda uma gama de testes para analisar aspectos como força Muscular, Coordenação e Memória. Um Exame Oftalmológico também pode ser realizado.


O que o Médico Neurologista Trata? O Neurologista Dr Daniel Azevedo conta tudo no Youtube, veja.

Como Você pode se Preparar?

Como se preparar para uma consulta ao Neurologista? Não há necessidade de se preparar para um Exame Neurológico. O Médico, neste caso o Neurologista tentará alcançar o Diagnóstico correto testando movimentos e Reações normais. Às vezes, os Exames Neurológicos podem levar muito tempo para serem realizados, porque grande parte do corpo é controlada pelo Sistema Nervoso – Da respiração e movimentos musculares à digestão e à sensação de toque. Os exames geralmente não doem, mas às vezes podem ser um pouco desagradáveis.

O que Envolve os Exames Neurológicos?

O que está envolvido em um Exame Neurológico? Os Exames Neurológicos seguem uma estrutura clara. Eles sempre começam com uma Conversa (quase que um bate-papo) na qual o Médico Especialista Neurologista pergunta sobre Sintomas e Outras Condições Médicas que você Teve ou Teve no Passado (histórico médico). Então ele ou ela procurará sinais visíveis de uma Condição Médica. Isso pode incluir coisas como a maneira como você anda, sua postura, seu senso de equilíbrio ou qualquer dificuldade com certos movimentos. O médico fará um breve exame físico no qual eles ouvirão seus pulmões e coração e medirão seu pulso.

Eles farão vários testes. O procedimento exato e a quantidade de testes necessários dependerão dos seus sintomas e de quaisquer condições médicas suspeitas. Cada parte do corpo – do cérebro ao músculo da perna – pode ser afetada por uma condição neurológica; portanto, teoricamente, os testes podem ser realizados em qualquer uma dessas áreas. Se um paciente não é (totalmente) capaz de responder perguntas ou participar ativamente de testes por conta própria, familiares ou amigos podem ajudar. De um modo geral, os seguintes nervos e funções corporais são testados:

Nervos Cranianos

Todo mundo tem doze nervos cranianos (cérebro). Eles controlam coisas como os músculos dos olhos, músculos da mandíbula e língua. Outros nervos cranianos incluem o nervo olfativo (olfato), o nervo óptico (visão) e o nervo vestibulococlear (audição e equilíbrio). Se alguém tem um problema com a visão, audição, olfato, paladar ou fala, pode ter um distúrbio neurológico.

O sentido do olfato é testado usando certos aromas. O médico especialista Neurologista mantém tubos de teste com cheiro neutro, cheios de amostras de itens com odor comum (por exemplo, café, baunilha, canela ou sabão) sob cada narina. O paciente é solicitado a identificar o cheiro em comparação com um tubo de ensaio vazio. Enrugar o nariz e arreganhar os dentes também faz parte do exame, para testar se o nervo facial está bom.

A visão é testada pedindo ao paciente que identifique letras ou números em um quadro, assim como os exames oftalmológicos de um oftalmologista (oftalmologista). O médico também pode usar o “teste do dedo” para verificar se seu campo de visão é limitado. Aqui você é solicitado a cobrir um olho enquanto olha para a frente com o outro olho. O médico move um dos dedos do lado da cabeça para a área à sua frente que você pode ver (enquanto continua olhando para a frente) e pede que você avise quando poderá vê-lo.

3Sistema Motor e Coordenação

Testes para verificar sua mobilidade geral, habilidades motoras finas e coordenação são outra parte dos exames neurológicos. Por exemplo, quão bem você pode mover os braços e as pernas, desfazer botões ou escrever? Quantas etapas são necessárias para você girar uma vez? Com que facilidade você pode tocar o nariz com o dedo quando os olhos estão fechados, começando com o braço estendido? Ou com que facilidade você pode tocar seu joelho com o calcanhar do pé na outra perna enquanto está deitado, sem olhar?

Testar seus reflexos também faz parte dos exames neurológicos – por exemplo, com o conhecido teste de “empurrão no joelho” usando um martelo de reflexo. Esse teste envolve bater no tendão patelar, que estica um pouco o tendão e o músculo quadríceps da coxa, fazendo com que o quadríceps se contraia e a perna se levante bruscamente.

Sensação

O médico geralmente verifica sua capacidade de sentir dor e toque usando tecido macio e uma agulha. Para testar sua capacidade de sentir temperaturas diferentes, tubos de ensaio contendo água quente e fria podem ser mantidos contra a sua pele.

Habilidades cognitivas, memória e mente

Essa categoria inclui testes de idioma e matemática, além de perguntas e testes relacionados à retenção e orientação de memória, que podem envolver perguntas sobre a época do ano, a data, o seu emprego ou onde você está. Problemas de concentração ou fadiga prolongada e apatia podem ser sinais de problemas de saúde mental.

Sistema nervoso vegetativo

O sistema nervoso vegetativo (autônomo) controla as funções vitais subconscientes do seu corpo, como pulso, respiração e regulação da temperatura e digestão do corpo. Portanto, os exames neurológicos também incluem questões sobre movimentos intestinais e micção, além de medidas da pressão arterial.

4São Necessários Exames Adicionais?

Dependendo dos resultados dos testes individuais, outros exames podem ser realizados, possivelmente incluindo a medição da atividade Elétrica no Cérebro (eletroencefalografia, EEG), atividade muscular (Eletromiografia, EMG) ou condutividade nervosa (eletroneurografia, ENoG). Doppler Transcraniano (DTC), Também podem ser utilizadas técnicas de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).

Às vezes, é necessária uma punção lombar (punção lombar) para coletar uma amostra do seu líquido cefalorraquidiano (LCR).

Referências Utilizadas para a Produção do Artigo Neurologista

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating / 5. Contagem de Votos:

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here