Você não sabe qual a diferença entre hematologia e oncologia? Muitas pessoas pensam que elas não possuem diferenças, porém existem sim. As duas são duas especialidades da medicina e cada tem a sua função, mas se relacionam quando o paciente apresenta alguma doença, por exemplo, leucemia que é um câncer no sague.
Então qual a Diferença entre Hematologia e Oncologia?
Explicando primeiramente a Hematologia, é uma área da medicina que faz estudos sobre os componentes estão relacionados ao sangue, por exemplo, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Além dos estudos que ela faz a hematologia também fica responsável por investigar os órgãos onde o sangue humano é produzido com: gânglios linfáticos, medula óssea e o baço.
O médico hematologista fica responsável por fazer o diagnostico e o tratamento das doenças que existem no sangue. Este profissional pode trabalhar em ambulatórios, clinicas e hospitais. Além dessas funções, o médico também poderá participar de cirurgias de transplante de medula óssea, desde que tenha especialização para realizar este procedimento.
A Oncologia, é outra área médica que faz o estudo de tumores, sejam eles benignos ou malignos. A palavra que nomeia está área tem origem grega “Oykos”, que significa volume ou tumor.
Leia: Exame eletroneuromiografia detecta quais doenças
O médico oncologista é responsável por fazer o diagnostico da doença, tratamento e acompanhado do paciente. Porém, o tratamento é individualizado e pode ter várias abordagens diferentes. Os tratamentos utilizados no combate aos tumores são: a quimioterapia, radioterapia e homonioterápia.
Exames hematológicos
Para descobrir a doença no paciente o médico pode solicitar alguns exames como:
Hemograma
É um exame que faz avaliação das células sanguíneas do paciente, ele também faz a contagem das plaquetas reticulócitos e índices hematológicos. Este exame é solicitado pelo o medico para diagnosticar ou controlar a evolução da doença.
O hemograma realiza a contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb) e etc.
Mielograma
Este exame é fazer uma avaliação da medula óssea do paciente. Como ela fica localizada anatomicamente no interior os ossos, o exame mielograma só é realizado com uma punção óssea, seguida uma aspiração com anestesia no local.
Exames Oncológicos
O médico Oncologista faz o diagnostico da doença no paciente através dos exames:
Biopsia
Este exame se consiste na retirada do tecido de um tecido do paciente. Ele é pedido quando existe a suspeita de anormalidades, por exemplo, células cancerosas nos tecidos de algum órgão. Entre as anormalidades mais comuns estão, a do útero, da próstata, do fígado e dos rins.
Colonoscopia
Este exame é capaz de detectar câncer intestinal, além de outros problemas de saúde que podem afetam diretamente o intestino. Este exame é realizado de um tubo com uma câmera que inserido no órgão, como se fosse uma tomografia virtual computadorizada.
Conclusão
Agora você sabe qual a diferença entre Hematologia e Oncologia, como percebeu as doenças cuidam de doenças distintas e cada uma delas tem os seus próprios exames para diagnosticar as doenças.
ATENÇÃO
Conteúdo informativo, não substitui médico
Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.