O que faz um Médico Hematologista
5 100% 14 votos

Antes de saber o que o faz um Médico Hematologista é importante que você entenda primeiramente a hematologia, ela é uma especialidade médica que tem a responsabilidade de tratar as doenças que se formam no sangue, por exemplo, hemofilia, linfoma, anemia e leucemia.

O médico hematologista tem a função de fazer o diagnostico e o tratamento dessas doenças. Para isso, ele faz o estudo por meio de exames de sangue que apresentam a possível doença no paciente, assim o médico pode iniciar o tratamento indicado para ela.

O Que Faz Um Médico Hematologista
O Que Faz Um Médico Hematologista

Aonde o Médico Hematologista pode Atuar

Para você entender melhor o que faz um médico hematologista, ele além de cuidar das doenças do sangue também pode atuar em outros locais como bancos de sangue, laboratórios, e clinicas.

Além disso, esses profissionais podem escolher outros tópicos dessa área, por exemplo, se especializar em órgãos linfáticos e medula óssea para fazer o diagnostico de irregularidades na contagem do sangue ou irregularidades nas plaquetárias.

Os médicos também podem atuar em cirurgias, além de ajudarem os outros especialistas a desenvolverem planos de tratamento individualizado para cada paciente.

O trabalho deste profissional é auxiliado  por técnicos de laboratório que examinam as amostras de sangue e tecido formador de sangue, para fornecer informações sobre qualquer anormalidade.

Os médicos que trabalham em laboratório são conhecidos como hematopatólogos. Eles trabalham com o objetivo de diagnosticar as doenças hematológicas, assim eles podem realizar o tratamento necessário.

Treinamento do Médico Hematologista

Os médicos que trabalham nesta área completaram o seu diploma, após um estágio de quatro anos, eles passam dois anos apenas para aprender a fazer o diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue.

Está experiência prática é realizada em um centro de treinamento onde os profissionais aprendem a:

  • A causa das alterações na formação do sangue e outras doenças.
  • A fazer o diagnóstico de vários distúrbios que estão relacionados ao sangue e câncer através de testes de laboratórios.
  • Como tratar os pacientes com doenças no sangue. 

Principais Doenças do Sangue

Os médicos hematologistas são responsáveis por tratar das principais doenças e distúrbios que se desenvolvem no sangue como:

  • Leucemia
  • Miolefibrose
  • Policitemia
  • Trombose das veias
  • Doenças malignas
  • Linfomas malignos
  • Sindromes mielodisplásicas

Quando buscar ajuda médica

A maioria dos pacientes que são indicados para o hematologista quando elas fazem uma consulta e o médico percebe alguma alteração no sangue. Na maioria dos casos os pacientes sãos encaminhados quando:

A contagem de glóbulos brancos está alta. Eles são responsáveis pela a forma que o sistema imunológico combate as doenças. Uma quantidade maior desses glóbulos pode indicar que algo está errado.

Além de apresentar alguns sintomas como manchas roxas na pele, fadiga e mal-estar e sangramentos.

Conclusão

Depois de saber todas essas informações sobre este profissional você agora sabe o que faz um médico hematologista, ele além de diagnosticar e tratar as doenças pode atuar em várias funções.