Sabemos que o ginecologista é o médico que cuida da saúde da mulher. Por este motivo, associamos a ele os procedimentos de rotina para prevenção do câncer de colo do útero, como o exame Papanicolau, que é feito anualmente.

Ginecologista: Como ele Cuida da Saúde da Mulher

Mas esta especialidade também pode integrar outras áreas médicas, como a obstetrícia, a urologia e a mastologia, para tratar a saúde feminina de forma global. Neste artigo, vamos conhecer melhor o papel do médico ginecologista no diagnóstico e tratamento de problemas como incontinência urinária, mioma uterino e câncer de mama.

Atuação do ginecologista em incontinência urinária

Trate da Incontinência Urinária

A perda de urina não é considerada uma doença, mas um sintoma que ocorre principalmente nas mulheres, devido às falhas naturais em sua estrutura corporal, que tornam a musculatura pélvica feminina mais frágil do que a masculina.

O diagnóstico inclui uma avaliação clínica para determinar a frequência e o volume da perda urinária, e sua correlação com outras atividades, uso de medicamentos e cirurgias prévias, além de eliminar causas como: infecção urinária, câncer de bexiga ou cálculo vesical.

Porém, a causa da incontinência urinária é claramente evidenciada através do estudo urodinâmico, um exame que realiza a avaliação funcional completa do trato urinário inferior, incluindo as fases de enchimento e esvaziamento da bexiga.

Ginecologista: Como ele Cuida da Saúde da Mulher

 

Quando o ginecologista se aprofundou no estudo do sistema urinário, ele é reconhecido como médico uroginecologista, e segue com o tratamento, que pode ser medicamentoso, com fisioterapia ou então cirúrgico, de acordo com a gravidade do problema.

Atuação do ginecologista em casos de mioma uterino

Trate de Mioma Uterino

Mioma é um tumor benigno que pode se desenvolver dentro, fora ou até mesmo entre as paredes do útero. Como este problema afeta diretamente o sistema reprodutivo da mulher, o médico ginecologista é o especialista que realiza o diagnóstico e o tratamento.

O ultrassom da região pélvica é o exame mais comum para diagnosticar miomas, e já faz parte dos exames de rotina, solicitados pelo ginecologista. Mas quando a mulher percebe alterações como: menstruação mais volumosa, cólicas menstruais muito fortes ou dores durante a relação sexual, é importante que ela procure o ginecologista para investigar a causa.

Para o tratamento, o ginecologista pode indicar medicamentosos com a função de inibir o crescimento do mioma, ou então propor a realização de cirurgia, dependendo dos transtornos que ele está causando à vida da paciente.

Atuação do ginecologista em casos de câncer de mama

Mais sobre Câncer de Mama

Câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células mamárias, em que o crescimento celular ocorre de forma desordenada, criando nódulos nesses tecidos.

O ginecologista realiza, durante os exames de rotina, o exame de palpação das mamas, para verificar a presença de nódulos. Também faz parte dos procedimentos de rotina para prevenção do câncer de mama, a realização da mamografia, em pacientes com mais de 35 anos, ou então o ultrassom das mamas, para pacientes com menos de 35 anos.

Se o exame físico ou a mamografia indicarem a presença de nódulos suspeitos, o ginecologista encaminha a paciente para o médico mastologista, que solicita uma biópsia, para verificar se o nódulo realmente é maligno. Quando o ginecologista possui especialização em mastologia, ele mesmo segue com os procedimentos de diagnóstico.

Como você pode ver, a ginecologia vem se aproximando, cada vez mais, do seu significado literal: “a ciência da mulher”, com médicos que buscam especialização em áreas médicas complementares à ginecologia para atuar promovendo a saúde feminina de forma integral.

Dr Carlos Del Roy – RQE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Fone: +55 (11) 3887 8701

Ginecologista: Como ele Cuida da Saúde da Mulher
Dr Carlos Del Roy – RQE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

 

Ginecologista: Como ele Cuida da Saúde da Mulher
5 100% 44 votes