Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioDestacadoIncontinência urinária feminina tem cura sim!

Incontinência urinária feminina tem cura sim!

Incontinência urinária feminina tem cura sim! Mesmo que muitas pessoas ainda tenham receio de tocar no assunto com seu médico, a incontinência urinária é um problema que pode ser tratado.

Incontinência Urinária Feminina tem Cura sim!

O uso de fraldas ou o planejamento do dia de acordo com o acesso a banheiros, por exemplo, é só uma medida paliativa, que pode ser eliminada com o tratamento adequado.

Conversamos com o médico ginecologista, que é especialista em incontinência urinária feminina, sobre as diversas abordagens terapêuticas para melhorar a qualidade de vida dessas pacientes. Continue a leitura e veja os principais detalhes da nossa conversa.

Quais são as causas da Incontinência Urinária?

Médico Ginecologista – A incontinência urinária não é uma doença propriamente dita. Seu aparecimento se dá, geralmente, por uma combinação de fatores, entre eles hábitos, medicamentos, diabetes avançada ou disfunções no sistema nervoso central, que levam a problemas de esvaziamento da bexiga, enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, mau funcionamento do músculo contrátil da bexiga ou alguma deficiência do esfíncter.

Então há medicamentos que podem causar o problema?

Especialista Médico Ginecologista – Sim. Existem medicamentos que podem interferir nos mecanismos de esvaziamento da bexiga. Até mesmo a queda nos níveis de estrogênio durante a menopausa pode ser um fator desencadeante. Nesses casos, precisamos alterar, como for possível, o esquema farmacoterápico dessa paciente, para minimizar o impacto sobre a bexiga.

Como é realizado o diagnóstico da incontinência urinária?

Médico Ginecologista  – Na maioria das vezes, o diagnóstico é clínico, com base no relato do paciente, um exame físico e um teste para infecção de urina. Pode ser necessário que o paciente faça um “diário da bexiga”, anotando informações como a frequência da micção, quantidade de urina e eventuais perdas involuntárias e o que as desencadearam.

Como é o tratamento da incontinência urinária?

Médico – Utilizamos diversas abordagens terapêuticas, de acordo com o que foi observado no diagnóstico. Para a maioria das pacientes, iniciamos com uma terapia de estilo de vida, em que eliminamos possíveis hábitos desencadeantes, e estabelecemos um melhor controle da ingestão de líquidos. Também é altamente recomendada a terapia comportamental, com a realização de exercícios para os músculos pélvicos e um treinamento da bexiga, em que a paciente incontinência urinária feminina aprende a treinar o sistema nervoso central para controlar os impulsos fortes.

Então é possível obter uma melhora sem abordagens invasivas?

mente sobre a bexiga

Com o treinamento adequado e uma boa orientação profissional normalmente passada pelo especialista médico Ginecologista, muitas pacientes podem desenvolver o controle da “mente sobre a bexiga”. Mais de 90% das mulheres que iniciam um tratamento para incontinência urinária alcançam resultados satisfatórios, sem a necessidade de cirurgia ou medicamentos.

Quando a Cirurgia é Indicada?

Dr. Carlos Del Roy – Incontinência urinária feminina – A cirurgia é considerada como último recurso, quando as terapias de estilo de vida e comportamental e a eliminação dos fatores desencadeantes não atingem os resultados esperados. Antes mesmo de Considerar a Cirurgia, podemos realizar técnicas menos invasivas, como a injeção de colágeno, esferas de carbono ou toxina botulínica.

O Doutor também enfatiza que existem casos em que a incontinência urinária é sintoma de um problema mais complexo, e a paciente não deve ter receio de conversar abertamente com o seu médico, pois atrasar o diagnóstico pode aumentar o risco de complicações.

Em seu site, o Dr. Carlos Del Roy possui diversos materiais informativos sobre as formas de tratamento para a incontinência urinária. Para saber mais sobre o assunto, acesse:

Trate a incontinência urinária feminina.

Mais Informações sobre a Incontinência Urinária na Internet

ATENÇÃO

Conteúdo informativo, não substitui médico

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui o diagnóstico feito em consulta médica.
Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas mencionados neste artigo procure um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso.
Lembre-se a automedicação pode ocasionar graves complicações.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Conheça as Melhores Viagens Saindo de São Paulo ou do AB

Para quem vive em São Paulo ou no ABC Paulista e deseja uma escapada rápida, existem opções incríveis para relaxar e se conectar com...

Leia também

Álcool e Sistema Vascular: Entenda os Efeitos no Corpo

Você sabia que o álcool pode impactar diretamente seu sistema vascular? Embora o consumo moderado possa oferecer alguns benefícios, o excesso pode causar sérios danos à saúde. Neste artigo, você vai entender como o álcool afeta artérias, veias e...

Domingo no Paço: Uma celebração da comunidade andreense que une gerações!

Em Santo André, uma tradição que floresceu em 2017 continua a encantar e unir a comunidade: o Domingo no Paço. Este evento semanal, que transforma a área do Paço Municipal em um vibrante espaço de lazer e cultura, é...

Dor no Útero, O Que Pode Ser?

Sintomas como dor no útero, corrimento amarelado, coceira ou dor durante a relação sexual podem indicar a presença de alterações no útero.Na maioria dos casos, estes sintomas podem indicar problemas leves como inflamações dos ovários, mas também podem ser...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato