Incontinência urinária feminina tem cura sim!

Porquê tratar incontinência urinária com exercícios?

Incontinência urinária feminina tem cura sim! Mesmo que muitas pessoas ainda tenham receio de tocar no assunto com seu médico, a incontinência urinária é um problema que pode ser tratado.

Incontinência Urinária Feminina tem Cura sim!

O uso de fraldas ou o planejamento do dia de acordo com o acesso a banheiros, por exemplo, é só uma medida paliativa, que pode ser eliminada com o tratamento adequado.

Conversamos com o médico ginecologista Dr. Carlos Del Roy CRM-SP 62.224 , que é especialista em incontinência urinária feminina, sobre as diversas abordagens terapêuticas para melhorar a qualidade de vida dessas pacientes. Continue a leitura e veja os principais detalhes da nossa conversa.

Quais são as causas da Incontinência Urinária?

Médico Ginecologista – A incontinência urinária não é uma doença propriamente dita. Seu aparecimento se dá, geralmente, por uma combinação de fatores, entre eles hábitos, medicamentos, diabetes avançada ou disfunções no sistema nervoso central, que levam a problemas de esvaziamento da bexiga, enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, mau funcionamento do músculo contrátil da bexiga ou alguma deficiência do esfíncter.

Porquê tratar incontinência urinária com exercícios?
Porquê tratar incontinência urinária com exercícios?

Então há medicamentos que podem causar o problema?

Especialista Médico Ginecologista – Sim. Existem medicamentos que podem interferir nos mecanismos de esvaziamento da bexiga. Até mesmo a queda nos níveis de estrogênio durante a menopausa pode ser um fator desencadeante. Nesses casos, precisamos alterar, como for possível, o esquema farmacoterápico dessa paciente, para minimizar o impacto sobre a bexiga.

Como é realizado o diagnóstico da incontinência urinária?

Relacionados

Médico Ginecologista  – Na maioria das vezes, o diagnóstico é clínico, com base no relato do paciente, um exame físico e um teste para infecção de urina. Pode ser necessário que o paciente faça um “diário da bexiga”, anotando informações como a frequência da micção, quantidade de urina e eventuais perdas involuntárias e o que as desencadearam.

Como é o tratamento da incontinência urinária?

Médico – Utilizamos diversas abordagens terapêuticas, de acordo com o que foi observado no diagnóstico. Para a maioria das pacientes, iniciamos com uma terapia de estilo de vida, em que eliminamos possíveis hábitos desencadeantes, e estabelecemos um melhor controle da ingestão de líquidos. Também é altamente recomendada a terapia comportamental, com a realização de exercícios para os músculos pélvicos e um treinamento da bexiga, em que a paciente incontinência urinária feminina aprende a treinar o sistema nervoso central para controlar os impulsos fortes.

Então é possível obter uma melhora sem abordagens invasivas?

mente sobre a bexiga

Dr. Carlos Del Roy – Com o treinamento adequado e uma boa orientação profissional normalmente passada pelo especialista médico Ginecologista, muitas pacientes podem desenvolver o controle da “mente sobre a bexiga”. Mais de 90% das mulheres que iniciam um tratamento para incontinência urinária alcançam resultados satisfatórios, sem a necessidade de cirurgia ou medicamentos.

Quando a Cirurgia é Indicada?

Dr. Carlos Del Roy – Incontinência urinária feminina – A cirurgia é considerada como último recurso, quando as terapias de estilo de vida e comportamental e a eliminação dos fatores desencadeantes não atingem os resultados esperados. Antes mesmo de Considerar a Cirurgia, podemos realizar técnicas menos invasivas, como a injeção de colágeno, esferas de carbono ou toxina botulínica.

O Doutor também enfatiza que existem casos em que a incontinência urinária é sintoma de um problema mais complexo, e a paciente não deve ter receio de conversar abertamente com o seu médico, pois atrasar o diagnóstico pode aumentar o risco de complicações.

Em seu site, o Dr. Carlos Del Roy possui diversos materiais informativos sobre as formas de tratamento para a incontinência urinária. Para saber mais sobre o assunto, acesse:

Trate a incontinência urinária feminina.

Mais Informações sobre a Incontinência Urinária na Internet
Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais