Especialista em Coluna: Ortopedista, Neurologista ou Neurocirurgião?

Saiba quais os Principais Motivos de Dor nas Costas, assim você pode evitar

Especialista em Coluna: Ortopedista, Neurologista ou Neurocirurgião? Vou explicar aqui para que você saiba quais são os Principais Motivos de Dor nas Costas e como evita-los. Para cuidar de sua saúde. Esta matéria é super Completa, abordaremos aqui todos os principais motivos de Dor nas Costas e uma boa Resposta para a pergunta que mais atormenta a população.

Qual é o Especialista em Coluna Devo procurar?

Conheça aqui o Exame de Eletroneuromiografia em SP. Onde realizar o Exame de Eletroneuromiografia em Moema?

Especialista em Coluna: Ortopedista, Neurologista ou Neurocirurgião

Especialista em Coluna: Ortopedista, Neurologista ou Neurocirurgião
Especialista em Coluna: Ortopedista, Neurologista ou Neurocirurgião

Iniciarei o artigo sobre Especialista em Coluna: Ortopedista, Neurologista ou Neurocirurgião? O médico com especialidade em Coluna tem por hábito ajudar, todos os anos, isso já a décadas, dezenas de milhares de brasileiros (seja homem ou mulher) com a Terrível Dor nas Costas. A situação é tão assustadora por sua extensão que vários estudos baseados em estatísticas recentes tem comprovado que esta Dor nas Costas é uma das mais principais causas das queixas com relação à Dor, das pessoas com menos de 45 (quarenta e cinco) anos. Portanto jovens.

Diversos são os tipos de problemas que levam ou podem levar a afetar (01) uma pessoa ou um individuo com Dor nas Costas, escolhi a dedo opções que de fato irão auxilia-lo e ajudá-lo a identificar qual é o que está passando para ajudar a orientá-lo se a busca por um Especialista em Coluna quando e se este for necessário.

O artigo é totalmente informativo, o Médico deve ser Consultado

Quem o Médico Especialista em Coluna ou o ideal?

Ao fim desta publicação você terá a informação da minha opinião e de médicos. Se o Ortopedista, o Neurologista ou o Neurocirurgião.

Especialista em Coluna: Ortopedista, Neurologista ou Neurocirurgião
Especialista em Coluna: Ortopedista, Neurologista ou Neurocirurgião

Problemas Relacionados à Coluna Vertebral

Aqui é interessante, pois não será nem um pouco necessário passar por uma consulta a um Especialista em Coluna para Saber:

Dor nas Costas só acontece porque algo está fora do lugar. Neste padro, podemos nos focar no trivial. Pos o que é importante aqui é descobrir e isolar a causa, e esta é muito normalmente ela está na Coluna Vertebral. Vértebras, discos e nervos se encaixam e se movem e essa relação de contato e proximidade pode causar inúmeras condições.

“Sofro com ela há 29 anos. O problema começou com um escorregão em um jogo de futebol. No dia seguinte, não levantei da cama. Foi detectada uma hérnia de disco que estava pressionando o nervo ciático e acabei na mesa de cirurgia. A dor nunca passou por completo”

O Médico Especialista em Coluna irá verificar se você apresenta as condições:

  1. Hérnia de Disco:

Se o seu ortopedista especialista em coluna ou neurocirurgião menciona isso, o tecido mole central dos discos intervertebrais pode ter rompido o revestimento externo mais compacto de um ou mais discos. Geralmente a hérnia de disco é causada por desgaste e impacto das vértebras nos discos.

Discos herniados podem causar dor na parte inferior das costas, no quadril, ou até nas pernas, pois os nervos são pressionados com dor irradiada.

Dor Na Coluna 2

Problemas de Disco

Problemas de disco vertebral são causas comuns de lombalgia

2. Protusão de Disco:

A protusão de disco não chega a ser considerada uma hérnia de disco pois o núcleo pulposo macio do disco não rompeu o revestimento exterior fibroso rígido. Normalmente, você não terá qualquer sintomas com isso e só será afetado se essa protusão empurrar uma raiz dos nervos que perpassam os discos intervertebrais.

3. Doença Degenerativa do Disco:

Os discos podem sofrer degeneração e lesões, não fazendo da melhor forma o seu papel de amortecimento entre as vértebras. Isso faz com que elas entrem em contato uma com a outra e se desgastem. A doença degenerativa do disco acontece mais comumente em pessoas de mais idade.

Dor Na Coluna Abctudo 1

4. Inflamação e Desgaste da Articulação Sacroilíaca:

A articulação sacroilíaca encontra-se na junção entre a sua coluna vertebral e a pélvis. Ele não se move muito, mas é uma articulação importante pois move a carga da parte superior do corpo para a parte inferior. Inchaço e desgaste da cartilagem articular pode acontecer após uma lesão, por causa de artrite, infecção, ou até mesmo por causa de uma gravidez.

Neurologista no Youtube sobre Dor no Ciático Assista no Youtube se Preferir

5. Estenose Espinhal:

Se você tem isso, seu canal vertebral se tornou estreito. A estenose espinhal adiciona pressão sobre a coluna e os nervos. Como resultado, suas pernas e ombros provavelmente podem ficar dormentes. Isso acontece com muitas pessoas com mais de 60 anos que devem, sem tardar, procurar um especialista em coluna.

“Estava em casa e senti uma dor que, sem dúvida, foi a pior da minha vida. Fiquei imóvel e fui levado para o hospital pelo Corpo de Bombeiros. Permaneci sedado por dois dias. Depois de uma nova cirurgia e de uma fase de fisioterapia e reabilitação, consegui controlar a dor. Sempre fui muito ativo e me exercito para manter a musculatura forte”

Estenose espinhal

Imagem de um “Corte” na coluna vertebral mostra como vértebras desgastadas podem reduzir o canal da medula espinhal, comprimindo-a e gerando dor e até perda de sensibilidade nos membros inferiores ou superiores.

6. Radiculopatia Cervical:

Trata-se de um nervo comprimido da coluna cervical, ou seja, no pescoço. Geralmente é causada por um esporão ósseo ou uma hérnia de disco que poderá ser localizada por exames de imagem solicitados por um especialista em coluna.

A publicação ficou um pouco longa né? Pois o Especialista em Coluna é um tema realmente longo. Prometo fazer outros textos para melhorar a leitura.

Radiculopatia Cervical

A localização da dor na radiculopatia cervical indicada pela vértebra afetada.

Dor Na Coluna Abctudo 2
De Olho na sua postura para evitar Dor na Caluna

7. Espondilolistese:

Um osso na coluna vertebral desliza para frente saindo do lugar. Isso ocorre notadamente na coluna lombar. A forma degenerativa desta condição é a artrite reumatoide, que enfraquece as articulações e ligamentos que mantém a coluna alinhada.

Neste caso, esse enfraquecimento pode fazer com que um disco se mova para a frente sobre uma vértebra.

Dor Na Coluna Abctudo 3

Espondilolistese Coluna Vertebral Íntegra

Coluna vertebral íntegra, com espondilolise e espondilolistese, quando a pressão rompe a parte posterior de uma vértebra e ocorre deslizamento.
Acidentes e lesões
Acidentes de carro, quedas, distensões musculares e fraturas também são causas de dor nas costas, e muitas se manifestam posteriormente ao acontecimento ou até alguns anos depois.

8. Fraturas vertebrais:

Uma fratura de vértebra na coluna vertebral pode ser causada por um impacto forte nas costas, como uma queda, ou mais facilmente se você tiver osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos.

9. Entorses e distensões:

Lesões em ligamentos, músculos e tendões que suportam a coluna vertebral e suas articulações podem levar a dor nas costas. Isso geralmente acontece quando você levanta e torce suas costas em um único movimento. Também pode acontecer por causa de acidentes de carro e lesões desportivas.

10. Espasmos:

Você pode ter espasmos quando os músculos e tendões estão lesionados na parte baixa das costas. Geralmente os espasmos acontecem quando você está praticando levantamento de peso ou outros esportes.

O que pode Provocar Dor nas Costas?

ou

O que Provoca Dor nas Costas?

Seu especialista em coluna será capaz de diagnosticar a causa da dor nas costas e indicar o tratamento. Mas algo que ele também deixará claro é que são necessárias mudanças de hábito e atitudes para se melhorar a dor nas costas e permanecer bem.

Cirurgião de Coluna SP

Endereço: R. da Consolação, 222 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01302-901, Brasil
Telefone: +55 11 3256-6799
Site do Cirurgião de Coluna SP


A dor nas costas pode ser provocada por coisas que você faz – ou não faz – em sua vida cotidiana, como:

  • Má postura à mesa
  • Levantamento de objetos pesados
  • Sobrepeso
  • Falta de exercício
  • Fumar
  • Vestir saltos altos
  • Emoções: Não subestime o poder dos sentimentos para trazer dor nas costas. Estresse pode levar a tensão muscular nas costas, e depressão e ansiedade podem fazer a dor ser ainda mais forte.
  • Outras Causas de Dor nas Costas
  • Dor nas costas também pode ser causada por condições médicas como:

11. Artrite Reumatoide:

Esta é uma doença articular que provoca rigidez, inchaço e inflamação nas juntas, de forma bilateral simétrica (ambos os lado do corpo). Quer saber mais sobre artrite reumatoide?

12. Artrose (Osteoartrite):

Esta doença articular degenerativa acontece quando a cartilagem nas articulações se reduz e os ossos passam a atritar. Isso geralmente afeta pessoas de meia idade em diante. Quer saber mais sobre artrose?

André  2 meses atrás
Excelente conteúdo! A lombalgia pode causar muita dor e desconforto nas pessoas que sofrem com essa condição, e deve ser tratada sempre com auxílio médico.

13. Espondilite Anquilosante:

Este é um tipo de artrite que afeta suas articulações e ligamentos ao longo da coluna vertebral.

Espondilite Aquilosante

A espondilite anquilosante é uma artrite inflamatória que afeta a coluna vertebral e grandes articulações. Em casos avançados, como a figura indica, pode causar até mesmo a fusão de vértebras, que incapacita movimentos e enrijece a coluna vertebral.

14. Escoliose, a curvatura da coluna:

Escoliose é uma condição que geralmente vem de nascimento. Se houver dor, ela normalmente começa na vida adulta tardia. Casos de curvatura muito acentuada podem exigir até uma cirurgia chamada fusão espinhal.

15. Gravidez:

O peso que você ganha quando está grávida e a adaptação da coluna ao útero, principalmente nos últimos meses, pode pressionar suas costas, ressaltar alguma condição prévia (protusão ou hérnia de disco por exemplo) e causar dor.

16. Tumores:

Em casos raros pode-se encontrar um câncer ósseo de coluna. Eles geralmente são metástase de um câncer que começou em outro lugar do seu corpo. Se quiser saber mais sobre câncer ósseo.

As causas menos comuns de dor nas costas são:

  • Pedras nos rins e infecções
  • Endometriose (acúmulo de tecido uterino fora do útero)
  • Osteomielite ou discite cervical, infecções nos ossos e discos da coluna vertebral
  • Fibromialgia, uma condição que causa dor muscular generalizada
  • Tratamento Para a Dor nas Costas
  • Dependendo da causa de sua dor nas costas, seu especialista em coluna vai recomendar
  • mudanças de estilo de vida, medicação, fisioterapia e em último caso, possivelmente a cirurgia.
  • Fale com seu médico ou fisioterapeuta se suas costas não estão bem. Ele pode ajudá-lo a descobrir o que está causando a dor nas costas e pode ajudá-lo a se sentir melhor.

Especialista em Coluna Mostra algumas Opções

Soluções para Dor nas Costas

Remédios

Existem várias classes de medicamentos destinadas a apaziguar essas dores – e só especialistas podem escolher a ideal para o seu caso. Nas lombalgias comuns, a praxe é lançar mão de comprimidos de anti-inflamatórios e analgésicos. Vez ou outra são receitados relaxantes musculares. Agora, se a dor faz o paciente urrar, entram em jogo injeções de corticoides e outros fármacos da pesada. Nas dores crônicas ou resistentes a tratamentos mais leves, entram em cena os opioides – que devem ser utilizados com extrema cautela em função do risco de dependência. Em situações extremas, a saída é implantar, dentro do corpo, uma bomba que libera aos poucos morfina.

Toxina Botulínica

Por enquanto, é uma promessa para dores crônicas no pescoço e na lombar. Ao contrário da enxaqueca – em que já há comprovações sobre sua ação –, temos de aguardar estudos maiores para validar essa nova aplicação da substância.

Fitoterápicos

Várias plantas pleiteiam propriedades analgésicas, mas, em matéria de lombalgia, se destacam a garra-do-diabo e o salgueiro, cujos princípios ativos têm respaldo científico no alívio da chateação. Esses dois fitoterápicos, aliás, são fornecidos pelo SUS em postos de saúde. Como qualquer remédio, eles precisam de prescrição médica.

Cirurgia

A principal indicação é a hérnia de disco. O objetivo é remover o pedaço do disco intervertebral que extravasou e aflige um nervo. Nos quadros em que essa estrutura se desgastou demais, busca-se substituí-la por uma prótese.

Microcirurgia a laser

Recém-chegada ao Brasil, seu alvo são pequenas hérnias na lombar. Em 20 minutos e por meio de um endoscópio, o médico usa o laser para secar o disco. A técnica possui uma aplicação mais restrita que a convencional.

Fisioterapia

Um trabalho da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, comprovou que pessoas com lombalgia aguda encaminhadas ao fisioterapeuta nas primeiras quatro semanas têm maior chance de escapar de cirurgias e outros procedimentos invasivos. Métodos como RPG, que acertam a postura, ajudam a evitar novas crises.

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating / 5. Contagem de Votos:

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here